A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA DMMDC Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento Um Desafio à Educação Hilton Japiassu GRUPO II Capítulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA DMMDC Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento Um Desafio à Educação Hilton Japiassu GRUPO II Capítulo."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA DMMDC Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento Um Desafio à Educação Hilton Japiassu GRUPO II Capítulo II - Aberturas

2 2. 3 A GENEOLOGIA DA TECNOCIÊNCIA - REFLEXÃO SOBRE A TECNOCIÊNCIA COMO REFLEXÃOSOBRE ELA MESMA; SOCIEDADE TECNOCIENTÍFICA: TERMO USADO PARA ENFATIZAR A INDISSOCIABILIDADE DO SABER CIENTÍFICO E DE SEUS EFEITOS MATERIAIS OU SOCIAIS; SOCIEDADE TECNOBUROCRÁTICA: QUANDO A POLÍTICA CEDE O LUGAR À ADMINISTRAÇÃO, CONVERTENDO-SE NUM NEGÓCIO DE COMPETÊNICA TECNOCIENTÍFICA.

3 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TECNOCIÊNCIA GRÉCIA ANTIGA: SABER POÉTICO (FAZER) X SABER TEÓRICO (CONHECIMENTO NÃO IMPLICANDO TRANSFORMAÇÕES DOS OBJETOS), E TAMBÉM (OPOSIÇÃO) AO SABER PRÁTICO; CONSTITUI-SE ENTÃO COMO INTERVENÇÃO ORGANIZADA DO HOMEM NA NATUREZA.

4 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TECNOCIÊNCIA GRÉCIA ANTIGA: ESTA INTERVENÇÃO ENVOLVE UM MODO RACIONAL E SISTEMÁTICO DO HOMEM PÔR EM AÇÃO DETERMINADOS MATERIAIS AFIM DE ALCANÇAR OBJETIVOS TAMBÉM MATERIAIS; ASSIM SENDO, É UM SABER INFERIOR (RELAÇÕES DO HOMEM COM SEU AMBIENTE NATURAL PONTO ALTO DO SABER: COMTEMPLAÇÃO DAS IDÉIAS OU NA REFLEXÃO ÉTICO-POLÍTICA.

5 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TECNOCIÊNCIA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA MODERNA (SEC. XVII) A CIÊNCIA ADQUIRE OUTRA SITUAÇÃO E PASSA A TER OUTRO ESTATUTO; SABER QUE TEM POR OBJETIVO CONVERTER O HOMEM EM MESTRE E POSSUIDOR DA NATUREZA (DOMINADOR); CIÊNCIA E TÉCNICA COMEÇAM A FORMAR UM PAR INDISSOCIÁVEL (inseparável, indissolúvel).

6 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TECNOCIÊNCIA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA MODERNA (SEC. XVII) CONSTITUIEM-SE DOIS ASPECTOS, TEÓRICO E PRÁTICO, DA MESMA REALIDADE; ATÉCNICA SE CONVERTE EM MERA APLICAÇÃO DA CIÊNCIA; Desaparece a Techné antiga e começa a surgir a Tecnologia Moderna

7 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TECNOCIÊNCIA SOCIEDADE INDUSTRIAL (SEC. XVIII ) Concepção de Homem como ser para a técnica; Todas as formas simbólicas de culturas passam a ser vistas como filhas da técnica; A questão do otium e do nec-otium.

8 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TECNOCIÊNCIA Contemporaneamente ª Constatação: técnica não mais como exclusividade dos objetos materias...estende ao mundo dos indivíduos, da sociedade....técnicas tendo o por objeto o homem.... 2ª Constatação: Técnica não mais vista apenas como mera aplicação de um saber teórico

9 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TECNOCIÊNCIA Contemporaneamente..... previo....e como UMA PRÁTICA.....POSSUINDO LÓGICA PRÓPRIA.... 3ª Constatação:Tecnologia não constitui mais uma forma de cultural isolável das outras manifestações culturais....Possui sua autonomia.....


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA DMMDC Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento Um Desafio à Educação Hilton Japiassu GRUPO II Capítulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google