A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia Civil HAC A02 - Elementos Acadêmicos e Profissionais em C&T

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia Civil HAC A02 - Elementos Acadêmicos e Profissionais em C&T"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia Civil HAC A02 - Elementos Acadêmicos e Profissionais em C&T
Turma 02 Thiago Silva Santos Vitor da Paixão Muniz

2 Engenharia Civil Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época* em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia, sendo elas Civil e Militar.Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todos as áreas foi se dividindo e hoje conhecemos cerca de 98 divisões, dentre as quais a Eng.Civil é considerada a “base” (mãe) de todas elas. *Mundo: Século XVIII Brasil: Século XIX

3 O que um Engenheiro Civil faz?
O profissional desta área estuda, projeta, executa, fiscaliza e supervisiona trabalhos relacionados a edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da hidráulica marítima, assim como da engenharia sanitária.

4 O que um Eng. Civil deve analisar na obra?
Características dos materiais; Solo; Incidência do vento; Destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto,dimensionando e especificando as estruturas, bem como os materiais a serem utilizados.

5 Quais as ferramentas utilizados por um Eng. Civil?
Computação; Matemática; Física; Química; Conjunto de Técnicas. Trata-se de ciência aplicada.

6 Quais atividades um Eng. Civil pode exercer?
Área técnica: Como na elaboração de projetos; Área gerencial: Como execução de obra, gestão de empresas ou departamentos de grandes empresas voltadas à construção civil, ou não; Área financeira: Como gestão de carteiras de clientes corporativos (empresas) em bancos ou instituições financeiras.

7 Áreas de Engenharia civil
Estruturas: Peso próprio; Sobrecargas; Ação do vento; Ação dos sismos; Sobrecargas de acidente; Intempéries.

8 Vias de comunicação: Desenho urbano; Estradas; Auto-Estradas;
Estradas de ferro; Aeroportos e Aeródromos; Portos.

9 Mercado de trabalho O mercado para o engenheiro está em alta nas áreas de transporte, geotecnia, hidráulica e saneamento, construção civil, projetos e estruturas. A previsão é que a demanda continue a crescer nos próximos anos.

10 Salário médio inicial A partir de R$ 3.952,50.

11 Como é o curso? Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório. Duração média do curso: 5 anos

12 Engenharia Civil

13 Desafios na formação do Engenheiro

14 Engenheiro Brasileiro

15 Perfil do Engenheiro

16 Anexos

17

18

19

20

21

22

23 Fim


Carregar ppt "Engenharia Civil HAC A02 - Elementos Acadêmicos e Profissionais em C&T"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google