A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMETO Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental Disciplinas: Ecologia da Restauração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMETO Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental Disciplinas: Ecologia da Restauração."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMETO Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental Disciplinas: Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Equipe 1: Amélia Cerqueira, Augusto Lisboa, Denilson Oliveira, Dora Campos, Eduardo Saar, Erik G. Petric, Edilene de Jesus, Floriano Soto, Jorge Costa, e Simone Campos Instituto de Biologia – UFBA Disciplinas: Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Equipe 1: Amélia Cerqueira, Augusto Lisboa, Denilson Oliveira, Dora Campos, Eduardo Saar, Erik G. Petric, Edilene de Jesus, Floriano Soto, Jorge Costa, e Simone Campos Instituto de Biologia – UFBA PROBLEMA 2 : PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO CAMPUS DE ONDINA

2 Equipe 1: Instituto de Biologia – UFBA DIAGNÓSTICO DA ÁREA Áreas verdes no Campus de Ondina De acordo com Badiru et al (2005), as áreas verdes do Campus Ondina podem ser classificadas como vegetação de uso institucional, e estes espaços sejam eles fragmentos florestais ou mesmo áreas arborizadas com fins paisagísticos e/ou de lazer, comportam diversos processos ecológicos, sendo também responsáveis pela provisão de diversos serviços ecossistêmicos à população.

3 Equipe 1: Instituto de Biologia – UFBA O Campus de Ondina – UFBA encontra-se em processo de expansão que visa melhoria do seu espaço, o que demanda a ocupação de determinadas áreas verdes; daí a necessidade de uma compensação ambiental que não pode simplesmente consistir no plantio de árvores sem levar em consideração os aspectos biológicos. O Plano Diretor da UFBA (UFBA, 2003) traz a relação da flora e fauna existentes nos Campi; entretanto, não cita informações acerca das interações existentes entre estas espécies. É através dessa dinâmica que podemos perceber os processos ecológicos desempenhados e os serviços ambientais prestados ao ecossistema, que na maioria das vezes reverte-se em benefícios para o homem.

4 Equipe 1: Instituto de Biologia – UFBA Aspectos a serem observados no diagnóstico da área: O diagnóstico conduzirá à adequação ambiental, que corresponde basicamente no estabelecimento de ações que resultem na conservação, manejo e restauração ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais (Rodrigues et al,2009). Reconhecimento das potencialidades de auto-recuperação da área; Análise Geo-espacial da área; Levantamento florístico; Análise das condições do solo da área; Avaliação da ocupação e uso da área; Presença de espécies exóticas invasoras; Estado de desenvolvimento da regeneração natural; (Rodrigues et al,2009).

5 Equipe 1: Instituto de Biologia – UFBA Figura 1: Foto aerofotogamétrica de 1959 editada. Fonte: Companhia Cruzeiro do Sul

6 Equipe 1: Instituto de Biologia – UFBA Análise espacial da paisagem Figura 2 – Área de estudo (Soto et al, 2001).

7 Equipe 1: Instituto de Biologia – UFBA Análise espacial da paisagem Figura 3 – Área de estudo (Soto et al, 2001).


Carregar ppt "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMETO Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental Disciplinas: Ecologia da Restauração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google