A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fluxos de produção de periódicos Francine Curivil SciELO Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fluxos de produção de periódicos Francine Curivil SciELO Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Fluxos de produção de periódicos Francine Curivil SciELO Brasil

2 Atualmente o SciELO trabalha com dois fluxos de produção de periódicos

3 Modelo 1 de fluxo de produção  Fluxo clássico de edição e publicação de periódicos:  submissão – peer-review – edição – formatação – publicação – indexação - interoperabilidade Periódico: Processos: Marcação DTD 4.0 Publicação online Indexação Bibliometria Interoperabilidade

4 Modelo 2 de fluxo de produção (em desenvolvimento)  Periódico e o SciELO co-publicam o periódico:  Opção 1: o periódico se responsabiliza pela produção dos arquivos marcados de acordo com o SciELO Publishing Schema e envia os arquivos prontos para o SciELO.  Opção 2: o SciELO se responsabiliza por todo o fluxo de produção em contato com o periódico.

5 Fluxo de produção de periódicos de acordo com a DTD 4.0

6 Fluxo de trabalho

7 Recebimento dos arquivos

8  Periódico envia para o SciELO os arquivos digitais finalizados em diferentes formatos (PDF,.doc.,.indd,.vp, etc.)  Equipe SciELO verifica os arquivos recebidos.

9 Conversão para HTML

10  Os arquivos abertos enviados pelo periódico são convertidos para o formato HTML (HiperText Markup Language).

11 Marcação dos elementos bibliográficos

12 ARTIGO FRONT BODY BACK  O processo de marcação estrutura o artigo em três partes:

13 Converter

14  Processa o texto marcado e identifica erros existentes na marcação para que sejam feitas as correções necessárias;  Mescla dados dos arquivos marcados com os campos da base de dados, gerando uma base com todos os artigos do fascículo.

15 Processamento e site local

16  Os arquivos são carregados e apresentados em um site local onde é realizado o controle de qualidade antes da disponibilização dos periódicos no site público. Controle de qualidade:  O sumário gerado está de acordo com o sumário do periódico?  Todos os documentos estão na ordem correta?  Todas as seções estão corretas?  Título, subtítulo e autores estão identificados corretamente?  Resumos e palavras-chave estão completos e marcados corretamente?  Texto está completo? As imagem e os PDF estão aparecendo corretamente?  Links estão funcionando corretamente?

17 Site SciELO

18 Interoperabilidade de dados

19  Os metadados dos artigos são coletados ou exportados para índices e bancos de dados bibliográficos nacionais e internacionais de modo que os artigos tornam-se amplamente disponíveis na internet.  Crossref (todos os artigos)  Google Scholar (todos os artigos)  SciELO Citation Index (revistas que atendam os com critérios)  WoS (artigos das revistas indexadas nesta BD)  Scopus (artigos das revistas indexadas nesta BD)  DOAJ (todas as revistas e artigos)

20 Fluxo de produção de periódicos de acordo com o SciELO Publishing Schema

21 Modelo 2 de fluxo de produção (em desenvolvimento)  Periódico e o SciELO co-publicam o periódico:  Produção do arquivo marcado passa a fazer parte do fluxo do periódico;  Marcação feita com base no SciELO Publishing Schema.

22 Modelo 2 de fluxo de produção (em desenvolvimento)  O processo de marcação estrutura o artigo da seguinte forma:

23 Modelo 2 de fluxo de produção (em desenvolvimento)  A adoção dos textos completos em XML:  Possibilita fácil intercambio entre bases dados;  Acrescenta maior flexibilidade e capacidade à operação do SciELO;  Possibilita a apresentação em diversos layout e formatos ajustando-se melhor às telas de diferentes dispositivos.

24 Obrigada! Dúvidas? Francine Curivil SciELO Brasil


Carregar ppt "Fluxos de produção de periódicos Francine Curivil SciELO Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google