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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais.

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1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais Ideb e Fluxo Escolar: Cuidados necessários para que os indicadores sejam fidedignos Carlos Moreno MEC-Inep Fevereiro de 2010 III Encontro Estadual do Censo Escolar – Mato Grosso

2 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Esta chegando o momento da terceira edição do Ideb, indicador que se tornou um importante referencial sobre qualidade da educação no Brasil e é usado como um instrumento de accountability, já que seus resultados são divulgados por escola e redes de ensino para o monitoramento de metas estabelecidas no horizonte do Plano Nacional de Educação. Além disso, importantes ações supletivas, de apoio técnico e financeiro do MEC, dos estados e dos municípios são orientadas a partir da avaliação desse indicador.

3 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Daí a fundamental (e imprescindível) precisão no cálculo do indicador que utiliza em sua concepção matemática, duas dimensões: 1 Rendimento escolar dos alunos, sob o ponto de vista das avaliações realizadas durante o ano letivo pela própria escola e que é traduzida pela taxa de aprovação. As informações sobre a condição de rendimento dos alunos são prestadas pelas escolas por meio do Censo Escolar.

4 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Resultado do desempenho dos estudantes na Prova Brasil, que é uma avaliação externa em larga escala aplicada pelo Inep. Diferentemente das provas que o professor aplica em sala de aula, a metodologia adotada na construção e aplicação dos testes da Prova Brasil é adequada para avaliar redes ou sistemas de ensino, e não alunos individualmente. Os resultados são produzidos a partir da aferição das habilidades e competências propostas nos currículos que devem ser desenvolvidas pelos alunos em determinada etapa da escolarização. 2

5 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ano letivo t Matrículas Início Fim Admitidos Transferidos Falecimentos Saldo de matrículas Aprovados Reprovados Abandonos Concepção teórica para o cálculo das taxas de rendimento Unidade de agregação u

6 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira O que encontramos no banco de dados do Censo Escolar 2008 Teoria Versus Prática Exemplos

7 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Teoria Versus Prática Vitória Cristina M. de Carvalho ID: AFEDCBG Transferida para: Aprovada Reprovada

8 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Teoria Versus Prática

9 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Simulação de Ideb considerando a taxa de aprovação de 2008 e a manutenção do resultado da prova Brasil – Rede Estadual - Anos Finais

10 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ano t Ano t + 1 Série s S S + 1 S S - 1 Evadidos Promovidos Repetentes Concepção teórica para o cálculo das taxas de Fluxo Escolar Unidade de agregação u

11 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira O que encontramos no banco de dados do Censo Escolar (Teoria Versus Prática)

12 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Teoria Versus Prática) Exemplo de aluno matriculado em etapas diferentes: Anderson S. Oliveira 7ª série - 7:00 às 11:30 hs Joaima (MG)Abandonou A 1ª série do EM - 7:00 às 12:20 hs Borá (SP)Aprovado B Anderson S. Oliveira 1ª série do EM - 18:50 às 22:20 hs Jurema (PE) Aprovado C 2ª série do EM das 7:00 às 12:20 hs Borá (SP)Aprovado B Repetente Promovido

13 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Educacenso 2007 Jecson R. da Silva Etapa 26 ID Educacenso 2008 Jecson R. da Silva Etapa 26 ID X Aluno Evadido Aluno Repetente X Aluno Novo

14 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

15 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Considerações Finais O Censo Escolar contribui para o desenho e o monitoramento das principais políticas educacionais do País; A mudança na unidade de coleta a partir de 2007 imprimiu maior precisão nos dados coletados; Os resultados de 2008 foram melhores do que os de 2007; Os problemas precisam ser identificados e monitorados; O plano de consistência deve incorporar o aprendizado ao longo do processo.

16 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Muito Obrigado! Carlos Eduardo Moreno Sampaio (61)


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