A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA. QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA. QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA

2 QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia um almoço grátis num hotel, numa região nobre da cidade. Ligou imediatamente para o número indicado, em busca da “saudável e saborosa refeição gratuita”. A pessoa do outro lado da linha lhe disse para comparecer ao local às 10h30, pois seria necessário, antes do almoço, assistir a uma apresentação de um programa de 90 minutos sobre o aluguel de condomínios de férias em Florianópolis.  Pode-se concluir que esse almoço é realmente grátis?  Em economia sempre têm o outro lado da moeda. (não existe ganha, ganha...)  Custo de oportunidade.

3 QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  Argumentos econômicos quando se pretende explicar e prever os fatos econômicos de uma sociedade. Existem dois tipos:  Argumentos positivos: são argumentos suscetíveis de uma verificação na prática. Ex.: o Estado de São Paulo tem a maior produção industrial do Brasil.  Argumentos normativos: são argumentos do que deveria ser. Assumem um juízo de valor. Ex.: o salário mínimo no Brasil deveria ser R$ 963,01 (proposição do Dieese, em setembro de 2000).

4 QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA "Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro!" (Flor de poemas, Cecília Meireles)

5 O CONCEITO DE ECONOMIA A ciência que estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens, ou na prestação de serviços. Nali de Jesus de Souza

6 PROBLEMA FUNDAMENTAL DE ECONOMIA  Um problema de ESCASSEZ  Questão Central do estudo da Economia:  Recursos limitados x Necessidades humanas ilimitadas.  Alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas necessidades da população.

7 PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DE ECONOMIA  Quaisquer decisões de negócio estão relacionadas com Economia.  O que produzir?  Como produzir?  Onde e para quem produzir?

8 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO

9  É praxe a literatura dividir a história da evolução do pensamento econômico em etapas:  A fase pré-científica da economia vai desde a Antiguidade até por volta de 1750;  A fase científica da ciência econômica vai desde 1750 até os dias atuais.

10 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO  A fase pré-científica da Economia vai desde a Antiguidade até por volta 1750;  Na Idade Média, o pensamento econômico estava subordinado à moral cristã.

11 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO  A partir do mercantilismo, o pensamento econômico deixa a subordinação religiosa e adquire uma feição mais empírica e metalista (acúmulo de ouro e prata) em que o governo usava o conceito de administração pública para aumentar a riqueza da nação;  Cobrança de juros nos empréstimos, a busca do lucro e o sucesso nos negócios;  Proporcionar vantagens para as exportações, e criar controles e barreiras para as importações.

12 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO  A terra é a única que gera valor. Uma ordem natural e providencial, desejada por Deus para o bem da humanidade; FISIOCRATA 1694 / 1774  A Fisiocracia constituiu a primeira escola econômica de caráter científico, liderado pelo médico francês François Quesnay;  Segundo a doutrina fisiocrática, a sociedade é formada por classe produtiva (agricultores), proprietários de terras e pela classe estéril (comercio, industria e serviços);

13 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO  A fase científica da ciência econômica estende-se desde 1750 até os dias atuais;  Preocupado em descobrir os motivos pelos quais existem países pobres e ricos, e o que podem as nações pobres fazer para se tornarem ricas:  Divisão racional do trabalho;  Mão invisível;  Liberdade de mercado.

14 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO  Mostrou a necessidade econômica de os países controlarem o crescimento de sua população;  Constatou que, enquanto os recursos produtivos crescem em progressão aritmética, a população cresce em progressão geométrica;

15 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO  Teoria do comércio internacional: O princípio da vantagem comparativa;  Os princípios da lei dos rendimentos decrescentes e a fertilidade diferenciada das terras agricultáveis;  Um país ter condições de produzir uma mercadoria com o custo de oportunidade menor do que outro.

16 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO  Deu atenção especial ao comportamento do empresário e ao tratamento do lucro, tornando-se popular sua concepção de que a oferta de um bem cria sua própria demanda.

17 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO  Marx encerra com suas obras uma fase importante do pensamento econômico, conhecida como a escola clássica;  Sua obra é considerada a crítica mais bem elaborada ao sistema capitalista;  Fundador da doutrina socialista; Outros conceitos:  Mais-valia;  Luta de classe;  Crises capitalistas.

18 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO OS NEOCLÁSSICOS MARGINALISTAS  A idéia fundamental do trabalho de Marshall está no poder da DEMANDA e da OFERTA em determinarem os preços de equilíbrio nos mercados;  O conceito de utilidade marginal para estudar a determinação dos preços dos bens e serviços.

19 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO  Fase atual – desde 1929 até hoje  Keynes considera que a política de intervenção estatal ponderada e oportuna poderia ter um efeito estabilizador e benéfico para a Economia.

20 FLUXO CIRCULAR DA RENDA FLUXO CIRCULAR DA RENDA mercado onde são comercializados os produtos oriundos do processo produtivo direcionados a atender às necessidades dos consumidores FUNCIONAMENTO DO FLUXO 1.O Fluxo se inicia quando os indivíduos dirigem-se ao mercado de fatores para oferecerem seus fatores de produção. 2.As firmas compram o uso desses fatores, acionando o fluxo da renda. 3.De posse desses fatores as empresa produzem e oferecem seus produtos no mercado de bens e serviços. 4.Os indivíduos, já remunerados, vão adquiri-los para satisfazer suas múltiplas necessidades, completando o fluxo. Setor Público

21 SISTEMAS ECONÔMICOS

22 SISTEMA ECONÔMICO  É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade;

23 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS  SISTEMA CAPITALISTA ou Economia de Mercado;  SISTEMA SOCIALISTA ou Economia Centralizada; O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência.

24 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS SISTEMA CAPITALISTA ou Economia de Mercado:  É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.

25 ESTRUTURA DE MERCADO CONCORRÊNCIA PURA MONOPÓLIOOLIGOPOLIO Muitos Vendedores Muitos Compradores Único Vendedor Peq qtdade Grandes Empresas ESTRUTURA PRODUTO Homogeneo Não tem similar Iguais PREÇO Mercado Demanda x Oferta Vendedor Concorrência ACESSO Livre acessoDifícil

26 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS SISTEMA SOCIALISTA ou Economia Centralizada:  As questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central planejado.

27 SISTEMAS ECONÔMICOS ECONOMIA MISTA  A partir de 1930, passaram a predominar os sistemas de ECONOMIA MISTA, no qual ainda prevalecem as forças de mercado, mas com a atuação do Estado.

28 FLUXO CIRCULAR DA RENDA FLUXO CIRCULAR DA RENDA mercado onde são comercializados os produtos oriundos do processo produtivo direcionados a atender às necessidades dos consumidores FUNCIONAMENTO DO FLUXO 1.O Fluxo se inicia quando os indivíduos dirigem-se ao mercado de fatores para oferecerem seus fatores de produção. 2.As firmas compram o uso desses fatores, acionando o fluxo da renda. 3.De posse desses fatores as empresa produzem e oferecem seus produtos no mercado de bens e serviços. 4.Os indivíduos, já remunerados, vão adquiri-los para satisfazer suas múltiplas necessidades, completando o fluxo. Setor Público


Carregar ppt "ECONOMIA. QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google