A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo e Rotinas Financeiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo e Rotinas Financeiras"— Transcrição da apresentação:

1 Processo e Rotinas Financeiras
FLUXO DE CAIXA Professor: Alessandro Claudio Quaiatto BIANCA FALCÃO CARDOSO CAMILE DE OLIVEIRA MICHELI CAROLINA CORONETTI TAINÁ BROGNI

2 INTRODUÇÃO Neste trabalho queremos explicar o que é um Fluxo de Caixa, qual os itens para montá-lo, sua estrutura, como resolvê-lo e a sua importância para a empresa. Provisionando as entradas e as saídas, teremos um saldo que mostrará se a empresa está progredindo ou decaindo.

3 Conceito: Fluxo de caixa é uma ferramenta que controla as entradas e saídas de recursos financeiros, ou seja, a movimentação financeira de uma empresa. É inserido na empresa com a finalidade de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo (a diferença entre os recebimentos e os pagamentos) disponível naquele momento. RENTABILIDADE – Retorno do Capital investido. LUCRATIVIDADE – Indicadores calculados na Demonstração do Resultado do Exercício que mostram, por exemplo, quantos centavos ganham com cada Real vendido. Normalmente, a base de cálculo são as vendas, custos, etc. PRODUTIVIDADE – Melhor aproveitamento dos meios patrimoniais de produção. Mede a relação entre os insumos (físicos e custos) realmente empregados e a produção realmente alcançada; quanto menores os insumos para dado conjunto de unidades de produção, ou maiores as unidades de produção para dado conjunto de insumos, maior o nível de produtividade.

4 Existem dois tipos de fluxo de caixa: O Fluxo de caixa descontado, é usado para estimar uma oportunidade de investimento. Fluxo de caixa livre, representa o dinheiro que uma empresa é capaz de gerar, após separar o capital necessário para expandir ou manter seus ativos. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO - Demonstração financeira que contém um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período normalmente 12 meses. É apresentado de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo). BALANÇO PATRIMONIAL – Demonstração Contábil fundamental constituída de duas partes: a coluna do lado direito denominada Passivo e Patrimônio Líquido; a coluna do lado esquerdo, denominada Ativo. Conforme a Lei 6.404/76, no balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo que facilite o conhecimento e a análise da situação da empresa. Antigamente, era conhecido como Balanço Geral. DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA - demonstração financeira que indica a origem de todo dinheiro que entrou no caixa (caixa + bancos + aplicações de curtíssimo prazo), bem como a aplicação de todo dinheiro que saiu do Caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro. Também conhecida como Demonstração do Fluxo Disponível. EFICÁCIA – 1 – Diz respeito a resultados, a produtos decorrentes de uma atividade qualquer. Trata-se da escolha da solução certa para determinado problema ou necessidade. A eficácia é definida pela relação entre os resultados pretendidos/resultados obtidos. 2 – Relativo às saídas do sistema. 3 – Desempenho das atividades correta dos gestores. Medidas podem focalizar atividades que adicionam valor versus atividades que não adicionem valor.

5 Importância: Segundo Zdanowicz, o principal objetivo do fluxo de caixa é: “dar uma visão das atividades desenvolvidas bem como operações financeiras que são realizadas, no grupo do ativo circulante, dentro das disponibilidades, e que representam o grau de liquidez da empresa”. 5.500 LUCRO BRUTO – Receita de Vendas menos Custos das Vendas. 3.100 1.700

6 Itens: Ingressos ou entradas; Desembolsos ou saídas; Diferença do período; Saldo inicial de caixa; Disponibilidade acumulada; Nível desejado de caixa; Empréstimos ou aplicações de recursos financeiros; Amortizações ou resgates das aplicações; Saldo final de caixa. LUCRO LÍQUIDO – Sobra líquida à disposição do sócio ou acionista, apurada na D.R.E.

7 Estrutura: Para elaborar um fluxo de caixa, primeiramente deve-se separar as entradas das saídas. As saídas dividem-se em três categorias: Fornecedores; Despesas; Outras saídas. Já as entradas são os recebimentos em vendas. Diminuindo o valor das entradas do das saídas diariamente, e somando esse resultado com o saldo inicial, o empresário tem acesso ao saldo final do dia. PAYBACK – tempo de recuperação do investimento.

8 CONCLUSÃO   Concluímos que o fluxo de caixa é de extrema importância para o funcionamento da empresa. Pois ele demonstra os resultados obtidos durante o período atual, e ajuda a prever os resultados futuros, orientando a empresa à conseguir bons resultados ou se prevenir para uma crise.


Carregar ppt "Processo e Rotinas Financeiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google