A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR (MFV). Sumário 1. Apresentação do conceito de MFV 2. Etapas de aplicação do MFV 3. O MFV na prática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR (MFV). Sumário 1. Apresentação do conceito de MFV 2. Etapas de aplicação do MFV 3. O MFV na prática."— Transcrição da apresentação:

1 MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR (MFV)

2 Sumário 1. Apresentação do conceito de MFV 2. Etapas de aplicação do MFV 3. O MFV na prática

3 Mapeamento de fluxo de valor  Pensamento Lean: “Eliminar o desperdício e gerar riqueza.”  O Mapeamento de fluxo de valor (MFV) é um ferramenta para combater o desperdício e reduzir o lead time.  Baseia-se nos mapeamentos dos fluxos de valor e informação ao longo da cadeia produtiva.

4 Mapeamento de fluxo de valor  Valor: O cliente define o valor, caso o contrário existe o risco de produzir algo que não é desejável. É a partir do cliente que se inicia a solicitação das atividades (produção puxada).  Fluxo de valor: Consiste em todas as atividades (que agregam valor ou não) envolvidas desde a matéria- prima até o produto final.

5 Mapeamento de Fluxo de Valor  Os tipos de desperdício: 1. Produtos que não atendem às necessidades dos clientes; 2. Etapas de processamento que na verdade não são necessárias; 3. Erros que exigem retificação; 4. Pessoas esperando porque uma atividade anterior não foi realizada no prazo; 5. Produção de itens que ninguém deseja; 6. Acúmulo de mercadorias nos estoques; 7. Movimentação de pessoas e produtos de um lugar para o outro sem propósito.

6 Mapeamento de Fluxo de Valor  Metas do pensamento Lean: 1. Zero defeitos; 2. Tempo de preparação zero; 3. estoque zero; 4. movimentação zero; 5. quebra zero; 6. lead time zero; 7. lote unitário.

7 Mapeamento de Fluxo de Valor Antes...

8 Mapeamento de Fluxo de Valor Depois

9 Mapeamento de Fluxo de Valor Como aplicar o MFV?  Definição da família de produtos  Quais produtos devem ser observados?  Mapa da situação atual  Identificação de pontos de informação:  Fluxo de informações  Logística  Lead time  Tempo de estoque

10 Mapeamento de Fluxo de Valor Itens para mapeamento

11 Mapeamento de Fluxo de Valor Exemplo de Mapeamento Conjunto de dados 2 - Solda Ponto I Dedicada a esta família de produtos) Processo manual com 1 operador Tempo de ciclo: 39 segundos. Tempo de troca: 10 minutos (troca do acessório) Disponibilidade: 100% Estoque observado: peças do tipo “E”. 600 peças do tipo “D 1 – Estamparia Prensa de 200T com bobina (alimentação automática) Tempo de ciclo: 1 segundo (60 peças por minuto) Tempo de troca: 1 hora (de peça boa a peça boa) Disponibilidade: 85% Estoque observado: 5 dias de bobinas antes da estampagem peças estampadas do tipo “E” peças estampadas do tipo “D”

12 Mapeamento de Fluxo de Valor Mapa Estado Atual

13 Mapeamento de Fluxo de Valor Empresa fabricante de auto-peças Situada no interior de SP com 700 funcionários. Redutores e moto-redutores de coroa e rosca sem fim. A empresa possui um takt time de 1,2 minuto.

14 Mapeamento de Fluxo de Valor Mapa Estado Atual

15 Mapeamento de Fluxo de Valor Tipo de Produção

16 Mapeamento de Fluxo de Valor Características da linha de produção  A mesma linha era utilizada para fabricação de diferentes produtos.  Independentemente do número de pedidos a quantidade de peças diárias fabricadas eram as mesmas.  O processo de produção é “empurrado”.  Estoques intermediários entre os processos.

17 Mapeamento de Fluxo de Valor Problemas identificados  Superprodução que ocorre na linha de usinagem  Tempo ocioso entre as operações  Desperdício de transporte  Excesso de estoque  Desperdícios por defeitos

18 Mapeamento de Fluxo de Valor Melhorias propostas  Produção orientada de acordo com o tipo de produtos e seu fluxo específico  Levar em consideração a necessidade do cliente, para balancear a taxa de produção  Produção “puxada”

19 Mapeamento de Fluxo de Valor Após implementação das melhorias  Redução de 40% do lead time, 5-3 dias;  Redução de 10% e 30% em idle e fornecedores de materiais para fundição, respectivamente;  Redução do tamanho dos lotes de produção em 73,42%;  Aumento da produtividade de 56,7%.

20 Mapeamento de Fluxo de Valor Conclusão  Aplicação de todos os conceitos Lean, padronização e outras ferramentas de melhoria.  Fundamental para competitividade e manutenção no mercado.

21 Mapeamento de Fluxo de Valor Bibliografia  fluxo_de_valor.pdf 


Carregar ppt "MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR (MFV). Sumário 1. Apresentação do conceito de MFV 2. Etapas de aplicação do MFV 3. O MFV na prática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google