A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)"— Transcrição da apresentação:

1 Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)

2 Sumário Apresentação do conceito de MFV Etapas de aplicação do MFV
O MFV na prática

3 Mapeamento de fluxo de valor
Pensamento Lean: “Eliminar o desperdício e gerar riqueza.” O Mapeamento de fluxo de valor (MFV) é um ferramenta para combater o desperdício e reduzir o lead time. Baseia-se nos mapeamentos dos fluxos de valor e informação ao longo da cadeia produtiva.

4 Mapeamento de fluxo de valor
Valor: O cliente define o valor, caso o contrário existe o risco de produzir algo que não é desejável. É a partir do cliente que se inicia a solicitação das atividades (produção puxada). Fluxo de valor: Consiste em todas as atividades (que agregam valor ou não) envolvidas desde a matéria- prima até o produto final.

5 Mapeamento de Fluxo de Valor
Os tipos de desperdício: Produtos que não atendem às necessidades dos clientes; Etapas de processamento que na verdade não são necessárias; Erros que exigem retificação; Pessoas esperando porque uma atividade anterior não foi realizada no prazo; Produção de itens que ninguém deseja; Acúmulo de mercadorias nos estoques; Movimentação de pessoas e produtos de um lugar para o outro sem propósito.

6 Mapeamento de Fluxo de Valor
Metas do pensamento Lean: Zero defeitos; Tempo de preparação zero; estoque zero; movimentação zero; quebra zero; lead time zero; lote unitário.

7 Mapeamento de Fluxo de Valor
Antes...

8 Mapeamento de Fluxo de Valor
Depois

9 Mapeamento de Fluxo de Valor
Como aplicar o MFV? Definição da família de produtos Quais produtos devem ser observados? Mapa da situação atual Identificação de pontos de informação: Fluxo de informações Logística Lead time Tempo de estoque

10 Mapeamento de Fluxo de Valor
Itens para mapeamento

11 Mapeamento de Fluxo de Valor
Exemplo de Mapeamento Conjunto de dados 1 – Estamparia Prensa de 200T com bobina (alimentação automática) Tempo de ciclo: 1 segundo (60 peças por minuto) Tempo de troca: 1 hora (de peça boa a peça boa) Disponibilidade: 85% Estoque observado: 5 dias de bobinas antes da estampagem 4.600 peças estampadas do tipo “E” 2.400 peças estampadas do tipo “D” 2 - Solda Ponto I Dedicada a esta família de produtos) Processo manual com 1 operador Tempo de ciclo: 39 segundos. Tempo de troca: 10 minutos (troca do acessório) Disponibilidade: 100% Estoque observado: 1.100 peças do tipo “E”. 600 peças do tipo “D

12 Mapeamento de Fluxo de Valor
Mapa Estado Atual

13 Mapeamento de Fluxo de Valor
Empresa fabricante de auto-peças Situada no interior de SP com 700 funcionários. Redutores e moto-redutores de coroa e rosca sem fim. A empresa possui um takt time de 1,2 minuto.

14 Mapeamento de Fluxo de Valor
Mapa Estado Atual

15 Mapeamento de Fluxo de Valor
Tipo de Produção

16 Mapeamento de Fluxo de Valor
Características da linha de produção A mesma linha era utilizada para fabricação de diferentes produtos. Independentemente do número de pedidos a quantidade de peças diárias fabricadas eram as mesmas. O processo de produção é “empurrado”. Estoques intermediários entre os processos.

17 Mapeamento de Fluxo de Valor
Problemas identificados Superprodução que ocorre na linha de usinagem Tempo ocioso entre as operações Desperdício de transporte Excesso de estoque Desperdícios por defeitos

18 Mapeamento de Fluxo de Valor
Melhorias propostas Produção orientada de acordo com o tipo de produtos e seu fluxo específico Levar em consideração a necessidade do cliente, para balancear a taxa de produção Produção “puxada”

19 Mapeamento de Fluxo de Valor
Após implementação das melhorias Redução de 40% do lead time, 5-3 dias; Redução de 10% e 30% em idle e fornecedores de materiais para fundição, respectivamente; Redução do tamanho dos lotes de produção em 73,42%; Aumento da produtividade de 56,7%.

20 Mapeamento de Fluxo de Valor
Conclusão Aplicação de todos os conceitos Lean, padronização e outras ferramentas de melhoria. Fundamental para competitividade e manutenção no mercado.

21 Mapeamento de Fluxo de Valor
Bibliografia


Carregar ppt "Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google