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Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias estratégias de suprimento Rafaela Batista – 10/04859 Alexandre Oliveira - 09/88677.

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1 Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias estratégias de suprimento Rafaela Batista – 10/04859 Alexandre Oliveira - 09/88677

2 Demanda por parcerias A relação deve ser simbiótica: pensa-se em CADEIA e LONGO-PRAZO O princípio? Redução de custos e aumento da competitividade Otimização das oportunidades, fechar os elos com clientes e fornecedores; Maior performance = menos limites e fragmentação

3 As empresas líderes tem envolvimento próximo com seus fornecedores

4 Nas parcerias com integração: Menos trabalho com compras Menos estoques Menor prazo de atendimentos de pedidos Maior qualidade Menos burocracia Maior controle de processos Objetivos em congruência e dependência Menos custos da cadeia logística Parceiros mais fortes e para todo o negócio Custa caro. Mais dinheiro mais tempo mais diposição emocional de dirigentes

5 Parceria é o relacionamento comercial sobre media, com base em confiança mútua, abertura, riscos e recompensas compartilhados, que proporciona vantagem competitiva estratégica, resultando de um desempenho melhor do que seria possível individualmente.

6 A parceria não é pertinente em todos os casos. Vantagens da parceria: eficiência operacional vantagens de integração vertical especialização do ramo reação a concorrência Critérios estratégicos da parceria: ambiente cultural, filosofia e estilos gerenciais, perspectiva de confiança mútua e semelhança entra as empresas

7 Estratégias de suprimento Objetivos-chave: 1.Integração com fornecedores 2.Efetividade organizacional 3.Benchmark das melhores práticas 4.Gerenciamento da cadeia de suprimentos 5.Fornecimento mundial, ou global sourcing

8 Macroetapas Avaliação: 1.Identificação dos grupos de suprimento em função de dois eixos: impacto sobre a empresa e complexidade do mercado. 2.Levantamento de informações sobre os grupos de suprimento

9 Análise: 1.Determinação das estratégias de suprimento Estratégia de consolidação: Alavancar o poder de barganha dos fornecedores, cotações devem ser adotadas impacto sobre empresa complexidade do mercado

10 Estratégia de redução de complexidade: a empresa deve explorar seu poder de compra, simplificar a complexidade administrativa e logística, além de diminuir custos. impacto para a empresa complexidade do mercado

11 Estratégia de integração: trabalhar na integração com os fornecedores, fazendo relacionamentos instáveis e duradouros. impacto sobre a empresa complexidade no mercado

12 Estratégia de reposição: criar e/ou obter vantagens que a tirem da posição enfraquecida com relação aos fornecedores, desenvolvimento produtos substitutos ou alternativos, padronizar ao máximo a utilização dos itens em seus produtos e assegurar fornecimento em período de alta demanda. impacto sobre a empresa complexidade do mercado

13 2.Identificação de táticas a serem utilizadas: criação de uma matriz que cruze as estratégias com as possíveis táticas 3.Identificação dos fornecedores potenciais: estabelecimento de um banco de dados de classe mundial.

14 Implantação 1.Estabelecimento das prioridades de implantação 2.Integração com os fornecedores: Análise das respostas recebidas Verificar as capacidades dos fornecedores quanto a: nível de qualidade, estado das intalações físicas, capacitação tecnológica etc Iniciar o processo de análise de cotações e de negociação Escolher os fornecedores e estabelecer contratos, acordos ou confirmação das cotações Fazer a transição para os novos fornecedores. 3. Avaliação contínua das estratégias

15 2.Integração com os fornecedores: Análise das respostas recebidas Verificar as capacidades dos fornecedores quanto a: nível de qualidade, estado das intalações físicas, capacitação tecnológica etc Iniciar o processo de análise de cotações e de negociação Escolher os fornecedores e estabelecer contratos, acordos ou confirmação das cotações Fazer a transição para os novos fornecedores. 3. Avaliação contínua das estratégias

16 Processo de global sourcing Obter alto valor agregado Desenvolver tecnologias mais rapidamente, a partir de cpacitação de fornecedores globais Integrar estratégias de negócio e suprimento Oferecer preços inferiores aos nacionais

17 1.Enviar pedidos de cotação a possíveis fornecedores globais potenciais 2.Cálculo das economias potenciais: preço total internacional – preço-base atual = economia potencial 3.Desenvolver e executar estratégia de negociação, para que os preços diminuam. 4.Escolha final dos fornecedores 5.Envio de pedidos 6.Manutenção do banco de dados.

18 Obrigado.


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