A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação de Informação a Curtas Distâncias COMUNICAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação de Informação a Curtas Distâncias COMUNICAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação de Informação a Curtas Distâncias COMUNICAÇÕES

2 Sinais

3 Onda Periódica

4 v=s/  t V= /T V= f

5 Onda Harmónica

6 Som Puro – Onda Sinusoidal, frequência fundamental Sons Harmónicos – Ondas Sinusoidais (sons puros) cuja frequência é um múltiplo inteiro do som fundamental

7 Timbre Som Complexo – Combinação de vários harmónicos. Harmónicos diferentes originam sons complexos diferentes. O Timbres permite distinguir fontes diferentes.

8 Microfone e Altifalante Campo Magnético

9

10

11 Campo magnético criado por um fio retilíneo longo atravessado por uma corrente elétrica

12 Campo magnético criado por uma espira circular atravessada por uma corrente elétrica

13 Campo Elétrico Campo Elétrico – Conceito semelhante ao campo magnético, mas criados por uma carga elétrica. A carga que gera o campo elétrico é chamada de fonte ou carga geradora. Outra carga sofrerá a ação desse campo.

14

15 Força Elétrica

16 Fluxo de Campo Magnético Depende de: Intensidade do Campo B Área da Espira Orientação da Espira

17 Interpretação Física do Fluxo Magnético Depende de: B Da orientação da Espira e da Área da Espira

18 Mas também depende do número de espiras n Fluxo de uma Bobine de n Espiras.

19 Fluxo de Campo Magnético

20 Indução Eletromagnética (Correntes Induzidas) A Indução Eletromagnética ocorre se fizermos existir variação do Fluxo de Campo Magnético.

21 Força Eletromotriz Induzida - E i A força eletromotriz induzida é a tensão associada ao aparecimento da corrente induzida (U=RI  E i =RI i ). A Potência disponibilizada é tanto maior quanto maior for a força eletromotriz (P=UI). A força eletromotriz é maior quanto maior for a variação do fluxo magnético por unidade de tampo – Lei de Faraday.

22 Lei de Faraday

23 Produção Industrial de Eletricidade Um circuito roda numa região onde existe um campo magnético (gerado por um íman). A rotação do circuito faz variar o Fluxo de Campo Magnético. A espira roda com velocidade angular constante, o ângulo entre a normal da espira e o campo está sempre a variar –varia o Fluxo magnético. A força eletromotriz induzida numa central elétrica é traduzida por uma função sinusoidal I é também sinusoidal: Corrente Alternada. A frequência de rotação das turbinas fixa a frequência da tensão (Portugal 50 Hz). E i = constante x sin(  t)

24 Microfone e Altifalante Os Microfones e os Altifalantes são Transdutores. Transdutores são instrumentos transformam uma forma de energia/sinal noutra. Os microfones transformam sinais sonoros em sinais elétricos. Os altifalantes fazem o contrário, transformam sinais elétricos em sinais sonoros. O seu sistema de funcionamento é muito semelhante, mas atuam no sentido contrário um do outro.

25 Microfone e Altifalante


Carregar ppt "Comunicação de Informação a Curtas Distâncias COMUNICAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google