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LINGUAGEM, LÍNGUA E LINGUÍSTICA
Professora Sabine Mendes
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Breve histórico (revisão in Petter, 2002)
IV A. C. – estudo por razões religiosas – Hinduísmo (garantir a integridade dos Vedas – conjunto de hinos sagrados escrito em sâncrito). Gregos – “preocuparam-se em definir as relações entre o conceito e a palavra que o designa”: seriam essas relações naturais (necessárias) ou convencionais (arbitrárias)? Os fenômenos linguísticos se caracterizam pela sua regularidade (analogistas) ou irregularidade (anomalistas)? (Pimenta-Bueno, 2004).
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Pietroforte & Lopes (2003) (conceito) Conceptus (coisa) Res (palavra)
Vox Pietroforte & Lopes (2003)
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Modistas Idade média (do século IV/V d. C ao século XV).
Estrutura gramatical una e universal (proposta da Escolástica – reducionismo de teorias). Clássica discussão sobre a adequação das palavras – realistas (palavras como reflexo natural das ideias) e nominalistas (relação arbitrária entre as palavras e o que elas representam). Gramáticas medievais especulativas (speculum – espelho) viam a análise da linguagem como uma forma de analisar a realidade. Espelho da realidade extralinguística (influência grega). De Modis Significandi ( sobre os modos de significar).
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Século XVI – Reforma Protestante de Lutero
Tradução de livros sagrados em numerosas línguas. Prestígio do Latim como língua internacional. Viajantes falando de línguas desconhecidas. Dicionário de Ambrosio Calepino (poliglota). Propósito pragmático (utilitarista).
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Gramática de Port-Royal
Grammaire Générale et Raisonnée de Port Royal de Lancelot e Arnaud. Modelo para as demais. Princípios de análise que não se prendem a uma língua em particular – preocupações universalistas (Pimenta- Bueno, 2004) – precurssora da visão de Chomsky. Filosofia de base racional.
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Linguística Histórico-Comparativa
XVI a XIX – período de transição da sociedade agrária à industrial. Grandes descobertas europeias. Migrações. Redistribuição das riquezas e dos recursos humanos. Descoberta do sâncrito. Língua afim do antigo persa, falada por invasores indo-europeus e foi língua dos sacerdotes Brâmanes, responsáveis pela transmissão oral dos Vedas. Franz Bopp – tese sobre o sistema de conjugação do sânscrito (1816). Parentesco. Indo-europeu – teria sido a língua falada cerca de 3000 a. C por um povo que habitava a Ásia e se dispersou pela Índia, pelo Oriente Próximo e pela Europa. Correlação mudanças na língua escrita e em línguas “filhas” (Português, Espanhol, Italiano...) a partir das mudanças na língua falada. (Exemplos do Tessier)
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Estudo científico Ferdinand de Saussure (Universidade de Genebra). Mémoire sur le système primitif des voyelles dans les langues indo-européenes (1878). Curso de Linguística Geral (1916) Estudo sempre dicotômico (sempre em pares de conceitos). Método científico – observação dos fatos anterior à formação de uma hipótese. Sistemática. Qual é a relação entre a forma de estudo e o objeto?
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Língua e Linguagem Saussure – linguagem fora do escopo de estudo. “Não se deixa classificar em nenhuma categoria de fatos humanos, pois não se sabe como inferir sua unidade (1969)” Língua – é um sistema de signos, a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo: não pode ser modificada pelo falante e obedece às leis do contrato social estabelecido.
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Língua e Fala Língua Regionalismos Norma Culta Níveis de Formalidade
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Língua e Fala Língua = social – “produto social depositado no cérebro de cada um”. Fala= individual (expressada a partir de mecanismos psicofísicos). Estruturalismo.
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Noam Chomsky Syntactic Structures (1957). Visão de linguagem que abrange muito mais do que as línguas naturais. Papel do linguística = determinar se as sentenças são possíveis ou não em uma língua. Nível alto de abstração – LAD (Language Acquisition Device). Competência versus Desempenho Linguístico
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Linguagem animal Karl Von Frisch – abelha obreira – dança como meio de transmitir informação sobre o mel. Não há aparelho vocal. Não provoca resposta, só conduta. Não constrói mensagem a partir de mensagem (não substitui a experiência, só representa a experiência). Conteúdo único versus conteúdo ilimitado da linguagem humana. Não pode ser decomposta em elementos menores (não é articulada).
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Gramática Ponto de vista normativo (dizer como deve ser a língua)
Ponto de vista descritivo (dizer como é a língua). Falsas noções: a língua escrita não serve como base para a língua falada. Todas as línguas naturais são eficientes (se não há riqueza em determinado ponto é porque seus falantes não precisam de tal expressão). Não há evidências para línguas primitivas versus evoluídas. Teoria da Gramática: que frases podem ser consideradas “gramaticais (possíveis) em uma língua.
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Maingueneau (1997) Linguística geral, descritiva ou contrastiva.
Crítica aos gramáticos europeus – existem línguas exóticas? Watashi wa Sally desu. Linguística como disciplina de encruzilhada ( sua autonomia, dificuldade de gerar dados, o que considerar como dados, influência da escrita na análise). Eu estou aqui e não euestouaqui (privilégio do eu como “ente” separado).
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Corpus linguístico British National Corpus www.natcorp.ox.ac.uk
Corpus Referencial do Português Contemporâneo. Corpus Informatizado do Português Medieval. Eu pretendo ser uma secretária no sentido amplo da palavra... A criançada gostou de ter a palavra... No projeto não tem a palavra homossexual... É maravilhoso ter podido converter tanta gente à Palavra de Cristo...
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Gramatical e agramatical
Chegar vou fazer, antes parada uma de. Antes de chegar, vou fazer uma parada.
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Correção O julgamento de correção faz intervir a norma: Ele estava lá.
Ele tava lá. Tu tava lá. A gente tava lá. Agenti tava.
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Interpretabilidade A sombra bebe o aquecedor de água.
Agramatical, mas interpretável. Um contexto apropriado pode tornar interpretável qualquer frase.
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Aceitabilidade A quem dizes tu que Paulo quis que o projeto ao qual João pensa por vezes à noite estar ligado seja vendido. Análise que exige muito esforço. Também depende do contexto de enunciação (em certas obras, maior esforço de interpretação é aceito).
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Pertinência Paulo está aí? Chove muito. (não há pertinência textual).
Estava passando pela rua quando começou a chover... Bom dia! (não há pertinência em relação ao gênero conversa). Gostou da comida? Nem um pouco. Obrigada. (não há pertinência com as normas de cortesia ocidentais).
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