A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Veiga de Almeida O ORKUT COMO UM GÊNERO TEXTUAL COM ÊNFASE NO ENSINO POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Veiga de Almeida O ORKUT COMO UM GÊNERO TEXTUAL COM ÊNFASE NO ENSINO POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Veiga de Almeida O ORKUT COMO UM GÊNERO TEXTUAL COM ÊNFASE NO ENSINO POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011

2 OBJETIVOS Modificar esse pensamento preconceituoso em relação à linguagem utilizada na internet, especificamente, no Orkut e comprovar que tal uso torna a escola preparada para atender a todas as novidades provenientes da era tecnológica

3 RELEVÂNCIA O Orkut como um gênero textual, utilizado de forma coerente e proveitosa, torna-se um aliado para um ensino eficaz e atraente, pois a comunicação dos jovens se dá, na maioria das vezes, por meio do uso da internet.

4 ESCOLHA DO TEMA Meu interesse é voltado para a área da Linguística. Logo, meu projeto inicial era sobre os gêneros textuais. Após algumas pesquisas, me interessei sobre os gêneros virtuais. Resolvi abordar o Orkut, pois é uma rede social, que está presente na comunicação dos jovens e de toda a sociedade. Além de ser uma experiência válida para o âmbito educacional, porque estimula a receptividade e interesse dos estudantes.

5 EMBASAMENTO TÉORICO Para que se possam definir os gêneros textuais e virtuais e esclarecer a importante contribuição do Orkut no ensino, é preciso entender a importância deles para a comunicação. Para tanto, o trabalho monográfico se fundamenta nos pressupostos teóricos de Marcuschi (2003); Bakhtin (1987); Swales (1938); Bazerman (2005), dentre outros. Utilizam-se também artigos retirados da internet, provenientes de Universidades públicas em todo o âmbito teórico

6 METODOLOGIA O projeto foi realizado com 10 estudantes de uma escola de ensino fundamental da rede municipal,no período dos meses de abril e maio de 2011, baseado nos conceitos de comunicação síncrona/assíncrona e comunicação grupal e bilateral (MARCUSCHI, 2004) e nativos e imigrantes digitais (PRENSKY, apud COUTINHO & FARBIARZ e BRAZ, 2010).

7 ANÁLISE Esta análise preliminar, conforme os conceitos de nativo e imigrante digital, mostra uma visão contraditória desses estudantes, pois eles são imigrantes digitais devido a dificuldade de acesso à Internet ser protagonizada pela grande maioria dos alunos, em decorrência da situação socioeconômica. Nesse caso, os professores são os nativos digitais, pois são cercados pelas tecnologias.

8 ANÁLISE Após três tentativas de análise do fórum, apresentam-se os resultados: O fórum pode ser assíncrono (atividade realizada no mês de Abril); O fórum pode ser síncrono (atividade realizada no mês de Maio); O fórum pode ser síncrono (atividade realizada no mês de Maio e pode ser comparada a um debate).

9 RESULTADO Esse relato de experiência representou uma característica inovadora ao Orkut, pois houve a transformação de uma rede de relacionamentos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

10 CURIOSIDADES A ideia da análise é proveniente de um projeto (Bairro Educador) da Secretaria Municipal de Educação; A observação da contradição: os alunos são imigrantes digitais e os professores são nativos digitais; O interesse e a receptividade provocada pelo projeto do Bairro Educador e a comunidade do Orkut.

11 DIFICULDADES A inserção dos estudantes no âmbito tecnológico; Acesso a internet fora da escola; Acesso a internet na própria escola; Os computadores são bloqueados para redes sociais; A internet da unidade escolar funciona em rede e, consequentemente, é lenta.

12 EXPECTATIVAS PARA O FUTURO Melhorar o ensino; Ajudar na melhoria das competências de leitura e escrita; Tornar o trabalho monográfico um tipo de referência de pesquisa e apoio para todos os professores que desejam implantar as redes sociais no ensino; A inserção das redes sociais no ensino e nas unidades escolares;

13 OBRIGADA!!


Carregar ppt "Universidade Veiga de Almeida O ORKUT COMO UM GÊNERO TEXTUAL COM ÊNFASE NO ENSINO POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google