A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise do Discurso: introdução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise do Discurso: introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Análise do Discurso: introdução
Professora Sabine Mendes, Dn. Licenciatura em Letras Universidade Veiga de Almeida

2 A linguagem não é mero código que se aprende e aplica, de modo mecânico e/ou automático. Não pode, portanto, ser considerada segundo uma visão mecanicista, que leva a uma produção discursiva acrítica e/ou limitada em suas possibilidades. A boa prática discursiva, ao contrário, implica compreender que a linguagem não pode ser estudada independentemente de seu contexto sócio-histórico, isto é porque traz em si os valores e a história social de diferentes grupos. O que é discurso?

3 A Análise do Discurso (AD) se aplica a qualquer tipo de texto
A Análise do Discurso (AD) se aplica a qualquer tipo de texto. Não é exclusividade de estudantes e pesquisadores em Letras e não é mera técnica de comentário de texto. O profissional que compreende o funcionamento da linguagem da perspectiva ora proposta saberá adequá-la às suas diferentes áreas de atuação. O que é discurso?

4

5

6 Patrícia Corado – questão de escola

7 Carmem Rosa Caldas -Coulthard

8

9 Algumas possibilidades/vertentes
AD - disciplina recente, com uma ascendência complexa. Escola Francesa: um conjunto de investigações emergente durante os anos 60 e 70, que teve como marco a publicação de M. Pêcheux Analyse automatique du discours. Pêcheux, por sua vez, foi particularmente influenciado pelo artigo de Z. S. Harris, americano, que usa pela primeira vez o termo discourse analysis (1952). Estrutural – exclusão do sujeito. ACD (Análise Crítica do Discurso) a que foca as formas de exercício de poder que se estabelecem no discurso (Análise Crítica do Discurso, de T. van Dijk , holandês, com a principal bibliografia em inglês e espanhol e de Norman Fairclough) Sistêmico –Funcional , que se centra na relação entre as regularidades textuais e as finalidades comunicativas correspondentes ( Halliday , britânico) Análise da Conversação(G. Jefferson , americana). Análise de textos visuais (Semiótica – Greimas, Gramática Visual de Kress). Entre outros... Algumas possibilidades/vertentes


Carregar ppt "Análise do Discurso: introdução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google