A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise do Discurso: introdução Professora Sabine Mendes, Dn. Licenciatura em Letras Universidade Veiga de Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise do Discurso: introdução Professora Sabine Mendes, Dn. Licenciatura em Letras Universidade Veiga de Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Análise do Discurso: introdução Professora Sabine Mendes, Dn. Licenciatura em Letras Universidade Veiga de Almeida

2 O que é discurso? A linguagem não é mero código que se aprende e aplica, de modo mecânico e/ou automático. Não pode, portanto, ser considerada segundo uma visão mecanicista, que leva a uma produção discursiva acrítica e/ou limitada em suas possibilidades. A boa prática discursiva, ao contrário, implica compreender que a linguagem não pode ser estudada independentemente de seu contexto sócio-histórico, isto é porque traz em si os valores e a história social de diferentes grupos.

3 O que é discurso? A Análise do Discurso (AD) se aplica a qualquer tipo de texto. Não é exclusividade de estudantes e pesquisadores em Letras e não é mera técnica de comentário de texto. O profissional que compreende o funcionamento da linguagem da perspectiva ora proposta saberá adequá-la às suas diferentes áreas de atuação.

4

5

6 Patrícia Corado – questão de escola

7 Carmem Rosa Caldas -Coulthard

8

9 Algumas possibilidades/vertentes AD - disciplina recente, com uma ascendência complexa. - Escola Francesa: um conjunto de investigações emergente durante os anos 60 e 70, que teve como marco a publicação de M. Pêcheux Analyse automatique du discours. Pêcheux, por sua vez, foi particularmente influenciado pelo artigo de Z. S. Harris, americano, que usa pela primeira vez o termo discourse analysis (1952). Estrutural – exclusão do sujeito. - ACD (Análise Crítica do Discurso) a que foca as formas de exercício de poder que se estabelecem no discurso (Análise Crítica do Discurso, de T. van Dijk, holandês, com a principal bibliografia em inglês e espanhol e de Norman - Fairclough) - Sistêmico –Funcional, que se centra na relação entre as regularidades textuais e as finalidades comunicativas correspondentes ( Halliday, britânico) - Análise da Conversação(G. Jefferson, americana). - Análise de textos visuais (Semiótica – Greimas, Gramática Visual de Kress). - Entre outros...


Carregar ppt "Análise do Discurso: introdução Professora Sabine Mendes, Dn. Licenciatura em Letras Universidade Veiga de Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google