A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representação em épura Uniban – Universidade Bandeirante de São Paulo Engenharia Mecatrônica e Engenharia Elétrica – 1º Ano Campus – Osasco e Morumbi II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representação em épura Uniban – Universidade Bandeirante de São Paulo Engenharia Mecatrônica e Engenharia Elétrica – 1º Ano Campus – Osasco e Morumbi II."— Transcrição da apresentação:

1 Representação em épura Uniban – Universidade Bandeirante de São Paulo Engenharia Mecatrônica e Engenharia Elétrica – 1º Ano Campus – Osasco e Morumbi II – 25/05/2007

2 Seja o sistema Mongeano de planos dado como a intersecção entre dois planos: - PV – Plano Vertical - PH – Plano Horizontal A intersecção entre o PV e o PH é chamado linha de terra.

3 A representação ortográfica de um sólido nos planos vertical, horizontal e num terceiro plano auxiliar será feita através das projecções chamadas: - Planta; - Elevação; e - Vista lateral.

4 Mas, o que significa Épura? Épura significa a planificação de um dos planos do sistema Mongeano. O objetivo é indicar a Cota e o Afastamento de um ponto, reta, ou superfície em relação ao PV e ao PH.

5 Entendendo inicialmente quais são os DIEDROS do sistema Mongeano, tem-se: 1° DIEDRO PH - observador, objeto, plano de projeção. PV - observador, objeto, plano de projeção.

6 2° DIEDRO PH - observador, objeto, plano de projeção PV - observador, plano de projeção, objeto

7 3° DIEDRO PH - observador, plano de projeção, objeto PV - observador, plano de projeção, objeto

8 4° DIEDRO PH - observador, plano de projeção, objeto PV - observador, objeto, plano de projeção

9 Iniciando a análise dos pontos do paralelepipedo no 1º diedro, tem-se:

10 Que em forma de épura será representado como sendo:

11 Mas como realizar o procedimento para construir a épura? Deve-se realizar o rebatimento do plano horizontal (PH), sobre o plano vertical (PV), rotacionando o PH em sentido horário.

12 Como é que é ?

13

14

15

16 Para sabermos em qual diedro está situado o ponto utilizamos os sinais positivo e negativo. 1º 2º 4º 3º

17 As coordenadas de um ponto são escritas da seguinte forma: P (afastamento; cota)

18 AfastamentoCotaQual é o diedro? ++1º +-4º -+2º --3º

19 Exercícios em sala de aula: Traçar a épura de cada um dos pontos e localizar o diedro? A (50;40); B (20;-20); C (-10; -10); D (0; 50); E (50;0); F (-25;45); G (-15;-45); H (18;36);

20 Para próxima aula: Representação em épura de uma reta e de uma figura plana a partir das coordenadas de seus vértices. Obrigado e boa semana a todos!


Carregar ppt "Representação em épura Uniban – Universidade Bandeirante de São Paulo Engenharia Mecatrônica e Engenharia Elétrica – 1º Ano Campus – Osasco e Morumbi II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google