A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual do Oeste do Paraná"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual do Oeste do Paraná
ELABORAÇÃO DE ROTINA PARA TESTE DE CONSISTÊNCIA DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO ESTADO DO PARANÁ Jorge Augusto Wissmann  BOLSISTA PIBIC/CNPq-UNIOESTE Curso de Engenharia Civil 5º Ano  Orientador: Prof. Dr. Silvio César Sampaio  Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Mudar autores!!!!!!!!!

2 INTRODUÇÃO Na engenharia os dados de precipitação devem possuir confiabilidade suficiente, pois deles dependem: drenagem de rodovias, drenagem urbana, coleta de águas pluviais em edifícios, agricultura entre outros, caso contrário ocorrerá um sub-dimensionamento do elemento gerando gastos

3 OBJETIVO Desenvolver uma rotina no software MATLAB para analisar a consistência dos dados das séries diárias pluviométricas do Estado do Paraná, utilizando o método da Dupla-Massa.

4 MATERIAIS E MÉTODO

5 MATERIAIS E MÉTODO

6 DADOS PLUVIOMÉTRICOS (TXT -SIMPEPAR)
MÉTODO (sequência) DADOS PLUVIOMÉTRICOS (TXT -SIMPEPAR) ROTINA NO SOFTWARE (MATLAB 6) - DUPLA-MASSA GRÁFICOS DE ANÁLISE Afogadas=abaixo do nível das bancadas. Dados coletados com sistema estabilizado e homogeneizado!!!!!!

7 MÉTODO (DUPLA-MASSA) Segundo Tucci, Carlos E. M. (1993, p. 186) “O método consiste em selecionar os postos de uma região, acumular par cada um deles os valores mensais (se for o caso), e plotar num gráfico cartesiano os valores acumulados correspondentes ao posto a consistir (nas ordenadas) e de um outro posto confiável adotado como base de comparação (nas abscissas)”. Afogadas=abaixo do nível das bancadas. Dados coletados com sistema estabilizado e homogeneizado!!!!!!

8 Precipitação Diária (mm)
MATERIAIS E MÉTODO ANO Janeiro Fevereiro Março ... 1 Precipitação Diária (mm) 2 3 4 5 6

9 MÉTODO (DUPLA-MASSA) Afogadas=abaixo do nível das bancadas. Dados coletados com sistema estabilizado e homogeneizado!!!!!!

10

11 Rotina que repara falhas de coleta;
RESULTADOS OBTIDOS Rotina que repara falhas de coleta; E que testa consistência de dados pluviométricos pelo método da Dupla-Massa, gerando gráficos para tomada de decisões. Exemplo a seguir... Registro de esfera para poder retirar o piezômetro! Tinha suspiro no piezômetro!

12

13 CONCLUSÕES Esta rotina esta pronta para integrar o software maior. Sua estrutura esta bem comentada, servindo para auxiliar estudos posteriores Podem haver melhorias com aplicações de novos métodos. Ex: desenvolver uma metodologia que detecta tendências.


Carregar ppt "Universidade Estadual do Oeste do Paraná"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google