A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual do Oeste do Paraná ELABORAÇÃO DE ROTINA PARA TESTE DE CONSISTÊNCIA DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO ESTADO DO PARANÁ Jorge Augusto Wissmann.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual do Oeste do Paraná ELABORAÇÃO DE ROTINA PARA TESTE DE CONSISTÊNCIA DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO ESTADO DO PARANÁ Jorge Augusto Wissmann."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual do Oeste do Paraná ELABORAÇÃO DE ROTINA PARA TESTE DE CONSISTÊNCIA DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO ESTADO DO PARANÁ Jorge Augusto Wissmann BOLSISTA PIBIC/CNPq-UNIOESTE Curso de Engenharia Civil 5º Ano Orientador: Prof. Dr. Silvio César Sampaio Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

2 INTRODUÇÃO Na engenharia os dados de precipitação devem possuir confiabilidade suficiente, pois deles dependem: drenagem de rodovias, drenagem urbana, coleta de águas pluviais em edifícios, agricultura entre outros, caso contrário ocorrerá um sub- dimensionamento do elemento gerando gastos

3 OBJETIVO Desenvolver uma rotina no software MATLAB para analisar a consistência dos dados das séries diárias pluviométricas do Estado do Paraná, utilizando o método da Dupla-Massa.

4 MATERIAIS E MÉTODO

5

6 MÉTODO (sequência) DADOS PLUVIOMÉTRICOS (TXT - SIMPEPAR) ROTINA NO SOFTWARE (MATLAB 6) - DUPLA-MASSA GRÁFICOS DE ANÁLISE

7 MÉTODO (DUPLA-MASSA) Segundo Tucci, Carlos E. M. (1993, p. 186) O método consiste em selecionar os postos de uma região, acumular par cada um deles os valores mensais (se for o caso), e plotar num gráfico cartesiano os valores acumulados correspondentes ao posto a consistir (nas ordenadas) e de um outro posto confiável adotado como base de comparação (nas abscissas).

8 ANOJaneiroFevereiroMarço... 1 Precipitação Diária (mm) MATERIAIS E MÉTODO

9 MÉTODO (DUPLA-MASSA)

10

11 Rotina que repara falhas de coleta; E que testa consistência de dados pluviom é tricos pelo m é todo da Dupla- Massa, gerando gr á ficos para tomada de decisões. Exemplo a seguir... RESULTADOS OBTIDOS

12

13 CONCLUSÕES Esta rotina esta pronta para integrar o software maior. Sua estrutura esta bem comentada, servindo para auxiliar estudos posteriores Podem haver melhorias com aplica ç ões de novos m é todos. Ex: desenvolver uma metodologia que detecta tendências.


Carregar ppt "Universidade Estadual do Oeste do Paraná ELABORAÇÃO DE ROTINA PARA TESTE DE CONSISTÊNCIA DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO ESTADO DO PARANÁ Jorge Augusto Wissmann."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google