A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercícios de Revisão Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercícios de Revisão Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercícios de Revisão Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula

2 Revisão Estrutura de Seleção Simples 2 if(condição) { Primeira instrução a ser executada; Segunda instrução a ser executada;... } Se a condição for verdadeira, as instruções do fluxo principal são executadas;

3 Revisão Condição 3 Condição pode ser verdadeira ou falsa; Exemplo: int peso = 100; if(peso>100) { println("Você está com 3 dígitos, Cuidado!"); } // No exemplo acima, só se o peso for maior que 100 a mensagem é exibida.

4 Revisão Estrutura de Seleção Composta 4 if(condição) { Fluxo principal; Primeira instrução a ser executada; Segunda instrução a ser executada; } else { Fluxo alternativo; Primeira instrução a ser executada; Segunda instrução a ser executada; } Se a condição for verdadeira, as instruções do fluxo principal são executadas, caso contrário, o fluxo alternativo é executado.

5 Exercício 1 5 Cada um dos fragmentos de código a seguir apresenta uma estrutura de seleção; Identifique: Quais são as condições sendo testadas; Qual é o bloco principal; Qual é o bloco alternativo (se houver); Qual dos dois (principal, alternativo ou nenhum) blocos é executado.

6 Exercício 1, letra a 6 String nome = "Admin"; if(nome=="admin") { println("Olá, Administrador!"); } Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

7 Exercício 1, letra b 7 String nome = "admin"; String senha = "1234"; if(nome=="admin" && senha=="1234") { println("Olá, Administrador!"); } else { println("Acesso negado!"); } Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

8 Exercício 1, letra c 8 bool portaAberta = true; bool janelaAberta = false; if(portaAberta || janelaAberta) { println("O alarme está tocando!"); } Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

9 Exercício 2 9 O código a seguir exibe um objeto diferente conforme o valor inicial dos parâmetros da função criarFace; Indique qual é o objeto gerado a partir dos valores iniciais das variáveis;

10 Exercício 2, letra a 10 void criarFace(int rosto, int nariz) { if(rosto==0) { rect(10,10,80,80); if(nariz==0) { rect(40,40,20,20); } else { ellipse(50,50,10,5); } } else { ellipse(50,50,90,90); } void setup () { criarFace(0,0); }

11 Exercício 2, letra b 11 void criarFace(int rosto, int nariz) { if(rosto==0) { rect(10,10,80,80); if(nariz==0) { rect(40,40,20,20); } else { ellipse(50,50,10,5); } } else { ellipse(50,50,90,90); } void setup () { criarFace(0,1); }

12 Exercício 2, letra c 12 void criarFace(int rosto, int nariz) { if(rosto==0) { rect(10,10,80,80); if(nariz==0) { rect(40,40,20,20); } else { ellipse(50,50,10,5); } } else { ellipse(50,50,90,90); } void setup () { criarFace(1,0); }

13 Exercício 2, letra d 13 void criarFace(int rosto, int nariz) { if(rosto==0) { rect(10,10,80,80); if(nariz==0) { rect(40,40,20,20); } else { ellipse(50,50,10,5); } } else { ellipse(50,50,90,90); } void setup () { criarFace(1,1); }

14 Exercício 2, letra e 14 void criarFace(int rosto, int nariz) { if(rosto==0) { rect(10,10,80,80); if(nariz==0) { rect(40,40,20,20); } else { ellipse(50,50,10,5); } } else { ellipse(50,50,90,90); } void setup () { criarFace(2,2); }

15 Exercício 3 15 Baseado no código fornecido no exercício anterior, crie uma função que recebe como parâmetros: Rosto; Olhos; Óculos; Nariz; Boca; Bigode; Dependendo dos parâmetros passados, uma face diferente é construída.

16 Exercício 4 16 Crie a seguinte simulação: Um personagem anda da esquerda para a direita; Ao chegar no fim da tela, ele volta para o início; Uma porta, no centro da tela, se abre e se fecha de 5 em 5 segundos; Se a porta estiver fechada, o personagem não passa. Se estiver aberta, ele passa.


Carregar ppt "Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercícios de Revisão Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google