A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M ANUAL DO ALUNO 2013. A Faculdade São Geraldo elabora o presente Manual com a finalidade de facilitar a sua vida acadêmica, registrando informações referentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M ANUAL DO ALUNO 2013. A Faculdade São Geraldo elabora o presente Manual com a finalidade de facilitar a sua vida acadêmica, registrando informações referentes."— Transcrição da apresentação:

1 M ANUAL DO ALUNO 2013

2 A Faculdade São Geraldo elabora o presente Manual com a finalidade de facilitar a sua vida acadêmica, registrando informações referentes ao funcionamento e às regras da Faculdade. Este manual é para ser usado no dia a dia acadêmico e deve ser sempre consultado caso haja alguma dúvida. Setores e Horários de funcionamento: ∞ Biblioteca Profª Marcelina Fanti Lellis Atendimento de Segunda a Sexta-Feira das 14 h às 22 h. ∞ Centro de Atenção ao Estudante/Ouvidoria Atendimento de Segunda a Sexta-feira de 19h às 22 h. ∞ Laboratório de Informática A FSG possui dois laboratórios que atende a todos os cursos no horário das 17h às 22 horas. ∞ Secretaria Acadêmica Atendimento de Segunda a Quinta-feira de 14h às 22 h., e Sexta-feira de 14h às 21 hora s.

3 Informações importantes. Calendário Acadêmico Os prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico devem ser rigorosamente cumpridos. Se o aluno não puder comparecer à Secretaria Acadêmica, nos prazos indicados no Calendário, para a realização de quaisquer atos acadêmicos, deverá constituir procurador através de uma procuração, com reconhecimento de firma em Cartório. A documentação requerida somente será entregue mediante apresentação do protocolo de entrega.

4 Sobre Avaliação: Avaliação de Aprendizagem O aluno será avaliado, oficialmente, nas seguintes etapas: AV1. Primeira avaliação parcial que vale 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos AV2. Segunda avaliação parcial que vale de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos,e § 1º - Estará sujeito ao exame final o aluno que obtiver média abaixo de 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro) nas disciplinas, como resultado das duas avaliações do semestre letivo. § 2º - Submetido ao exame final o aluno será aprovado com média 6,0 (seis), sendo que a média final somada à nota do exame final, dividida por dois, deverá totalizar 6,0 (seis) pontos. § 3º - Caso o aluno não obtenha média 6,0 (seis) é considerado reprovado na disciplina

5 Segunda chamada e revisão de prova: De acordo com o Regimento Interno da Faculdade Art A segunda chamada só será concedida para uma das avaliações perdidas (AV1 ou AV2), desde que haja motivo justo que comprove a falta à primeira chamada e mediante pagamento da taxa ao setor financeiro. Parágrafo único – A solicitação deve ser apresentada dentro do prazo estabelecido, sob pena de precluir desse direito. A prova será realizada ao final do período letivo, com o conteúdo de todo o semestre, conforme calendário acadêmico. Revisão de prova: A revisão da prova poderá ser solicitada na Secretaria pelo aluno, dentro do semestre letivo em curso, conforme previsto no Calendário Acadêmico mediante pagamento da taxa. Em nenhum caso será efetuada a revisão geral da Prova Final, mas, sim, apenas dos pontos cujas correções sejam consideradas imperfeitas pelo aluno.

6 Regulamento Financeiro A semestralidade escolar correspondente à prestação de serviços educacionais oferecidos a alunos regularmente rematriculados. As mensalidades não quitadas até a data de vencimento serão cobradas com os devidos acréscimos legais. Todas as normas estão contidas no contrato de prestação de serviços educacionais.

7 Informações Acadêmicas Rematricula Para efetuar rematricula, deverá estar sem débitos anteriores. Os débitos existentes terão que ser pagos integralmente no ato da matrícula/rematrícula, devidamente corrigidos com os acréscimos legais, ou negociados no setor financeiro. Os valores pagos em cheque só terão validade após a sua compensação. Deverá estar em dia também com a documentação oficial. Ao assinar o requerimento de matrícula/rematricula, o aluno estará aceitando o contrato de prestação de serviços educacionais/adendo. Trancamento de Matrícula Deverá ser solicitado na secretaria dentro do prazo previsto em calendário. Trancamento de matrícula não isenta o aluno do pagamento da mensalidade subsequente à data do requerimento. O trancamento não poderá ultrapassar dois anos. Transferência de IES Deverá ser solicitado na secretaria dentro do prazo previsto em calendário. A transferência externa não isenta o aluno do pagamento da mensalidade subsequente à data do requerimento, caso esteja devidamente rematriculado.

8 Informações Acadêmicas Frequência Não há abono de faltas. A frequência às aulas é obrigatória. A Legislação Federal estabelece: De acordo com o Decreto Lei – 1044, de 21/10/69 “serão merecedores de tratamento excepcional os alunos portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo, incapacidade física de locomoção e síndromes hemorrágicas, devidamente comprovados por atestado médico” De acordo com a Lei 6.202, de 17/4/75 a estudante em estado de gravidez também poderá ter tratamento excepcional. De acordo com o Decreto – Lei 715/69 os estudantes sujeitos a serviço militar, devidamente justificado pela autoridade competente terão tratamento excepcional. De acordo com a Resolução CFE nº 4 de 16/09/1986 em seu art.2º diz: “considerar-se-á reprovado o aluno que não cumprir a frequência mínima de 75% às aulas e demais atividades acadêmicas de cada disciplina, sendo-lhe, consequentemente vedada a prestação de exames finais e de 2ª época”. Os atestados médicos deverão ser apresentados aos docentes para assinatura, e posteriormente entregues à secretaria para arquivo. A secretaria não se responsabilidade para encaminhar os atestados aos docentes, ficando a cargo do próprio aluno.

9 Normas Gerais Mantenha o telefone celular desligado durante as aulas, de forma a não perturbar o andamento das mesmas. Evite permanecer nos corredores produzindo ruído. A FSG procura sempre oferecer uma área de convivência que melhor atenda aos anseios dos estudantes. Evite entradas e saídas constantes durante as aulas, em respeito aos professores e colegas. É proibido fumar no interior das salas de aula, laboratórios e dependências da FSG. É proibido o uso de bebidas alcoólicas nas dependências da FSG. É proibido o uso de aparelhos celulares, máquinas fotográficas ou gravadoras de áudio e/ou vídeo no interior das salas de aula ou em atividades acadêmicas nas dependências da Faculdade São Geraldo. O uso desses ou a divulgação de imagens ou informações referentes à instituição, ou a qualquer membro da comunidade acadêmica somente serão permitidos mediante autorização do professor responsável pela aula ou atividade, no caso de sala de aula, ou pelo Coordenador de Curso ou Diretor Acadêmico nos casos de atividades coletivas, abertas à comunidade. O não cumprimento desta norma implicará em sansões previstas neste Regimento. Não estando livres os infratores, das medidas legais cabíveis na justiça competente.

10 Normas da Biblioteca A carteirinha de estudante é de uso obrigatório, individual e intransferível para acesso à catraca e empréstimo de livros. O aluno terá direito a 03 livros de títulos diferentes por um prazo de 07 dias úteis, podendo ser renovado se não houver Reserva.

11 Normas do Laboratório de Informática Não é Permitido execução ou instalação de qualquer programa sem a autorização do administrador do Laboratório de Informática. Não é Permitido uso da internet para fins não relacionados a atividades de pesquisa, trabalhos. Não é Permitido o consumo de qualquer tipo de alimento ou bebida no Laboratório de Informática. Não é permitido comportamento inadequado, tais como: Conversas em voz alta, discussões, colocar os pés sobre bancadas, etc. No caso de dano a algum bem patrimonial da instituição, alocado ao Laboratório de Informática, o responsável responderá financeiramente pelo ressarcimento dos danos causados. O não cumprimento desta NORMA DE UTILIZAÇÃO implicará ao aluno penalidade verbal e/ou escrita. O aluno deverá salvar seus documentos, arquivos em pen drive, cdrw, cd, dvdrw, dvd ou uma outra mídia removível, também pode ser salvo no servidor e logo em seguida pode ser enviado para o do aluno.

12 Dicas Trate com respeito e cordialidade todos os membros da comunidade acadêmica independente da função que exerça ou da hierarquia a que pertença na instituição, não submetendo nenhum desses a situação constrangedora ou de exposição de sua dignidade ou valores sociais, étnicos, sexuais, culturais e/ou religiosos; Mantenha seu endereço domiciliar/telefones, sempre atualizados na Secretaria para facilitar o processo de comunicação resguardando seu próprio interesse. Os assuntos de caráter acadêmico deverão ser conduzidos de acordo com a seguinte hierarquia: 1 a Instância - Coordenador do Curso 2ª Instância – Diretor 3ª Instancia – Secretaria Acadêmica

13 Dicas Os assuntos de natureza acadêmica deverão ser tratados com a Secretaria Acadêmica, os de natureza financeira com a Tesouraria, podendo ter a interveniência da Direção, se for necessário. Os assuntos de natureza psicopedagógica e de assistência ao estudante deverão ser tratados no Centro de Atenção ao Estudante/ Ouvidoria As circulares e outras comunicações oficiais são divulgadas ambiente acadêmico do aluno. Recomenda-se ao aluno verificar com assiduidade as informações e avisos neles existentes. É proibida pela Lei 9.610/98 (Direitos Autorais) a reprodução de livros em todo o país


Carregar ppt "M ANUAL DO ALUNO 2013. A Faculdade São Geraldo elabora o presente Manual com a finalidade de facilitar a sua vida acadêmica, registrando informações referentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google