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Introdução à Programação Exercício F13 - Minigame - Interação - Imagens 1º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.

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1 Introdução à Programação Exercício F13 - Minigame - Interação - Imagens 1º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula

2 Objetivo do exercício Introduzir o tópico de interação via mouse e teclado; Demonstrar como podemos trabalhar com imagens no Processing; Propor um exercício que ilustre os tópicos anteriores e que gere um porfolio real ao grupo através da criação de um jogo; 2 13/1/2014

3 O que é um jogo digital? (minha definição) Experiência digital que : Seja interativa ; Seja simulada; De alguma maneira, consiga criar um sentimento de diversão E/OU desafio ao jogador; Seja repetível e que haja motivação para repetí-la; Dê um retorno ao jogador segundo suas ações, seguindo um conjunto de regras. 3 13/1/2014

4 Funcionamento básico de um jogo Game loop: Fluxo principal do jogo; Pode ter diversas variantes; Enquanto (jogo está rodando) Verificar a entrada de dados do usuário Executar a inteligência artificial; Mover os inimigos; Resolver colisões; Mostrar os gráficos; Tocar os sons. 4 13/1/2014

5 Fonte:

6 Interação via teclado no Processing Variável keyPressedkeyPressed Variável que indica se uma tecla está pressionada; O teste é feito a cada draw; Exemplo: 6 13/1/2014 void draw() { if(keyPressed==true) { fill(0); } else { fill(255); } rect(25, 25, 50, 50); }

7 Interação via teclado no Processing Função keyPressedkeyPressed Função que é chamada quando uma tecla é pressionada; A execução se dá uma vez só; Não desenhe nada dentro dela! Exemplo: 7 13/1/2014 void keyPressed() { println(Tecla pressionada!); }

8 Outras funções e variáveis Veja a referência (eng / pt);eng pt key, keyCode, keyReleased, keyTyped; E, para o mouse: mouseButton, mouseClicked, mouseDragged, mouseMoved, mousePressed, mouseReleased, mouseX, mouseY, pmouseX, pmouseY 8 13/1/2014

9 9 Exibição de imagens loadImage: carrega uma imagem a partir de uma url ou arquivo em disco; loadImage image: exibe uma imagem na posição escolhida; image

10 10 Seleção de imagem Por exemplo, a imagem do endereço:

11 11 Seleção de imagem Salvar a imagem em qualquer pasta com o Firefox ou IE;

12 12 Seleção de imagem Selecionar o menu Sketch > Add File e selecionar a imagem desejada;

13 13 Exibição de imagens // Variável de imagem PImage img; //aviao.png está na pasta do Projeto img = loadImage("aviao.png"); // cor de fundo igual à cor da imagem background(0,67,171); // exibe a imagem na posição escolhida image(img,0,0);

14 Exercício F13 Jogo de um botão Seu objetivo neste exercício será criar um mini-jogo controlado apenas com um botão; Este gênero de jogos (one button, one switch, etc) é bastante utilizado tanto em: Jogos para Web e Móveis; Jogos acessíveis; Jogos para eventos; 14 13/1/2014

15 Exercício F13 Jogo de um botão No fim deste exercício, criaremos um único jogo no qual todos os minigames serão executados seqüencialmente ao jogador; Exemplo: MWVsc MWVsc Mais uma restrição: seu jogo deverá ter uma duração máxima de 10 segundos; Esta duração deverá ser indicada na tela /1/2014

16 Exercício F13 Jogo de um botão Entrega no dia 24/03/2010; Defesa no mesmo dia; Pode ser feito em duplas; Hoje você deve criar uma explicação sobre o que é seu jogo e como ele funciona; Envie até próxima terça (9/3) esta explicação no formulário indicado; Você irá desenvolver seu jogo durante as próximas semanas; 16 13/1/2014


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