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Dáskalos Agente de inteligência artificial voltado à educação Integrantes Rafael Pelosi Adorno22.204.011-5 Caio Felix de Araujo22.204.025-5 Fabio Yano.

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Apresentação em tema: "Dáskalos Agente de inteligência artificial voltado à educação Integrantes Rafael Pelosi Adorno22.204.011-5 Caio Felix de Araujo22.204.025-5 Fabio Yano."— Transcrição da apresentação:

1 Dáskalos Agente de inteligência artificial voltado à educação Integrantes Rafael Pelosi Adorno Caio Felix de Araujo Fabio Yano Hirayama Wellington Costa dos Santos Orientador M.Sc. Rodrigo Filev Maia

2 Objetivo: Desenvolvimento do sistema Dáskalos, representado por um chatterbot, o qual apoiará o aluno auxiliando-o na solução de suas dúvidas, através de técnicas de inteligência artificial.

3 Metas: Responder ao questionamento do estudante. Propor tópicos relacionados. Enviar ao responsável. Atualizar as propostas do sistema através da satisfação do estudante. Exemplo: Estudante: O que é limite? Dáskalos: Limite é uma operação matemática cujo objetivo inicial é encontrar o valor de uma função ou grandeza descrevendo... Os limites são usados no calculo diferencial, em derivadas. Dáskalos: Esta resposta foi satisfatória? Estudante: Não. Dáskalos: Você gostaria de saber sobre integral que é um assunto relacionado a sua dúvida? Estudante: Sim. Dáskalos: A integral de uma função foi criada originalmente... todas elas visando a resolver alguns problemas conceituais relacionados a limites, continuidade e existência de certos processos utilizados na definição...

4 Estrutura: 1.Estruturação da base de conhecimento Estruturar e organizar as informações contidas na base de dados, através do processo de radicalização de palavras, possibilitando a geração de relacionamentos entre assuntos. Gerar um grafo a partir destes relacionamentos a ser utilizado pela consulta do estudante 2.Consulta a base de conhecimento Consultar o grafo para apresentação de resposta ou proposta ao estudante. 3.Satisfação Verificar e armazenar a satisfação do estudante frente à resposta apresentada.

5 Estruturação da base de conhecimento Radicaliza Conhecimento Satisfação Gera Relacionamentos Geração do Grafo Conhecimento não radicalizado Metodologia: Algoritmo RSLP

6 Metodologia (Exemplo): Algoritmo RSLP Estruturação da base de conhecimento

7 Arquivo do grafo: Metodologia (Exemplo):

8 Consulta a base de conhecimento Acessa base de Conhecimento Consulta Grafo Tratamento De Entrada Tratamento De Saída Pergunta Armazenar satisfação Propor assunto relacionado Metodologia: Enviar

9 Metodologia (Exemplo): Consulta a base de conhecimento Consulta Base Conhecimento LIMITE LIMITE Apresenta resposta O que é Limite? Armazenar satisfação LIMITE Esta resposta foi satisfatória? sim não Você gostaria de saber sobre Integral que é um assunto relacionado a sua dúvida? sim

10 Conclusões: Responder ao questionamento do estudante. Objetivo alcançado Propor tópicos relacionados. Objetivo alcançado Enviar ao responsável. Objetivo alcançado

11 Trabalhos Futuros: ›Melhoria no algoritmo de radicalização ›Otimização do algoritmo de radicalização ›Comunicação com o chatterbot ›Processo de aprendizagem ›Usabilidade ›Integração a um LMS ›Algoritmo de Busca ›Aprimorar base de conhecimentos ›Sugestão de links

12 Considerações Finais: Este trabalho apresenta uma contribuição como ferramenta de auxilio a educação, pois dentre os chatterbots já desenvolvidos para este meio, nenhum apresentava opções de sugestão, quando a resposta original não satisfizesse o estudante

13 Demonstração:


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