A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II Oficina de II Oficina de Educação Educação Corporativa Corporativa “DA EDUCAÇÃO A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II Oficina de II Oficina de Educação Educação Corporativa Corporativa “DA EDUCAÇÃO A."— Transcrição da apresentação:

1 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II Oficina de II Oficina de Educação Educação Corporativa Corporativa “DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA À EDUCAÇÃO CORPORATIVA” Participação de Marcos FormigaCNI/UnB Brasília, Maio Panorama da Educação Corporativa no Contexto Internacional

2 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga ROTEIRO I)Globalização Econômica; II)Educação Globalizada; III)Educação Aberta e a Distância; IV)Aprendizagem ao Longo da Vida; V)Educação Corporativa; VI)Correlações e Tendências Internacionais.

3 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga I ) - Globalização Econômica  Algumas características: * Abertura comercial e desregulamentação; * Abertura comercial e desregulamentação; * Flexibilidade comercial e racionalidade dos método de administração; * Flexibilidade comercial e racionalidade dos método de administração; * Progresso tecnológico e avanço nas telecomunicações; * Progresso tecnológico e avanço nas telecomunicações; * Sociedade em rede. * Sociedade em rede.  Valorização do capital humano: * Capital intelectual da empresa (atitudes, habilidades e competência). * Capital intelectual da empresa (atitudes, habilidades e competência).  Economia do Conhecimento: * Ativo mais importante da empresa; * Ativo mais importante da empresa; * Gestor do conhecimento (Chief Knowledge Officer); * Gestor do conhecimento (Chief Knowledge Officer); * Não há férias para o conhecimento. * Não há férias para o conhecimento.

4 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II ) - Educação Globalizada: * Processo de integração entre a tecnologia da informação e conteúdos * Processo de integração entre a tecnologia da informação e conteúdos universais e locais multiplicando o acesso ao conhecimento. universais e locais multiplicando o acesso ao conhecimento. * Revolução na forma de aprender a partir dos novos paradigmas * Revolução na forma de aprender a partir dos novos paradigmas (estudante como centro da aprendizagem, forte participação da (estudante como centro da aprendizagem, forte participação da comunidade e conteúdos flexíveis). a) Razões econômicas, sócio-políticas e tecnológicas da EG: * diversidade de participantes; * diversidade de participantes; * garantia da produção de conteúdos de qualidade; * garantia da produção de conteúdos de qualidade; * compartilhamento de competências em rede intelectual; * compartilhamento de competências em rede intelectual; * potencializa a capacidade de aprender obrigando os provedores a se aproximar das necessidades dos alunos: * potencializa a capacidade de aprender obrigando os provedores a se aproximar das necessidades dos alunos:  flexibilidade;  adaptabilidade;  portabilidade;  Interatividade.

5 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga b)Reações a educação globalizada:  Aspectos cognitivos:  Aspectos cognitivos:  Aspectos educacionais:  Aspectos sociais:  Aspectos culturais: mecanismos eletrônicos podem conduzir a fragmentação e a superficialidade dos conteúdos. criticas aos conteúdos empacotados e o forma agressiva de marketing. conceito de comunidade educacional está preso a tradicional experiência de sala de aula. ligados aos conceitos de imperialismo e ideologias dominantes.

6 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga c)Características da Educação Globalizada: Uma instituição provedora de educação global deve satisfazer a um conjunto de critérios, tais como:  Estudantes em mais de dois continentes capazes de se comunicar entre si e com o professor;  Objetivo declarado da instituição e dos professores de atrair e aumentar cada vez mais a participação internacional;  Conteúdos dos cursos voltados especialmente para participantes transnacionais;  Operar em escala com vários programas em diversas áreas do conhecimento voltados para um número significativo de alunos.

7 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga d)Mudanças nas demandas dos estudantes:  Estudantes buscam programas e cursos com múltiplas entrada e diferentes pontos de saída;  Colocam igual ênfase no enriquecimento pessoal e desenvolvimento profissional;  Combatem as idéias tradicionais de áreas e disciplinas, tais como: * acesso seletivo; * conteúdos seqüenciais cuidadosamente integrados; * legislação educacional rígida;  Ao contrário os currículos serão literalmente desmontados, em seu lugar surgirão demandas customizadas. O que hoje se constitui um curso será crescentemente negociado entre a instituição provedora e o grupo de estudantes-clientes.

8 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga e) Tendências Atuais:  Educação globalizada ainda está na sua primeira infância, há poucos estudos e pesquisas avaliativas;  Por enquanto é possível extrapolar resultados de pesquisas sobre o valor e utilidade da EAD e se fazer observações e recomendações aplicáveis aos aprendizes globais;  Neste início de século XXI são visíveis os avanços e recuos da educação global;  Ela não é uma comodidade acessível. Sua produção é cara e ainda muito caro o seu acesso;  No atual estágio da EG nos países líderes em conhecimento e tecnologia já é possível realizar uma avaliação consistente;  As indicações internacionais mostram uma expansão equilibrada e desde já se apresenta como um fenômeno de indiscutível mérito.

9 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga f) Desdobramentos:  Mega Universidade * surge na década de 80; * Educação Superior; * Educação Aberta e a Distância; * Número mínimo de alunos.  Universidade Virtual: * Surge nos anos 90; * Avanço da Mega Universidade; * Centrada em EAD por computador/Internet.  Universidade Corporativa * Corporações tornam-se provedoras de educação; * A empresa como local de trabalho e aprendizagem; * Redução da vida útil do conhecimento; * Necessidade de renovar o conhecimento a cada dois anos e adquirir novas habilidades. novas habilidades.

10 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga III ) - Educação Aberta e a Distância a) Evolução dos modelos de EAD e de tecnologias de entrega 1ª Geração – Correspondência: * Impresso. * Impresso. 2ª Geração – Multimídia: * impresso, áudio, vídeo, computador; * vídeo interativo (disquete e fita). 3ª Geração – Teleducação: * áudioconferencia; * vídeoconferência; * rádio e tv em rede (Broadcast). 4ª Geração – Aprendizagem flexível: * multimídia interativa on-line; * www com acesso por Internet; * comunicação mediada pelo computador. 5ª Geração – Aprendizagem flexível inteligente * multimídia interativa, www e Internet; * comunicação mediada pelo computador utilizando sistemas de respostas automáticas; * portal de acesso ao Campus (USQ-Austrália). James Taylor

11 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga b) EAD: Na Virada do Século  Mega Universidades  Universidades Virtuais  Portais Educacionais  Universidades Corporativas  Aprendizagem Flexível  Convergência de Mídia (TV digital +INTERNET III)  Sistema Dual (simultaneidade da educação presencial e a distância)  e-learning EAD de educação “step” para educação dos grandes contingentes

12 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga c) Multilingüismo na Internet Inglês Alemão Japonês Francês Espanhol Sueco Italiano Português Holandês Norueguês Finlandês Tcheco Dinamarquês Russo Malaio 84,0 % 4,5 % 3,1 % 1,8 % 1,2 % 1,1 % 1,0 % 0,7 % 0,6 % 0,6 % 0,4 % 0,3 % 0,3 % 0,3 % 0,1 % PosiçãoLíngua Porcentagem Fonte:http://babel.alis.com

13 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga IV ) - Aprendizagem ao Longo da Vida “ Assim como o mundo é uma escola para todo o gênero humano, do início ao final dos tempos, também a existência de uma pessoa é uma escola para cada um de nós, do berço ao túmulo. Além da afirmação de Seneca de que nunca é tarde demais para começar a aprender, nós podemos afirmar que qualquer época ou idade é destinada à aprendizagem, e a ninguém é dado outro objetivo maior do que aprender com sua própria vida”. Jan Comenius, 1609 Comenius Seneca – 65 a.C

14 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga a) Escala da Informação (Segundo Norman Longworth): Dados Informações Conhecimento Compreensão (Domínio)1 Introspecção (Pensamento Autônomo) Sabedoria O aprendiz

15 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga V ) - Educação Corporativa: a) Estágios da Universidade a) Estágios da Universidade  Primeira onda: Igreja  Primeira onda: Igreja Idade Média (Século XI); Idade Média (Século XI);  Segunda onda: Estado  Segunda onda: Estado Pós Revolução Francesa (Século XIX); Pós Revolução Francesa (Século XIX);  Terceira onda: Empresas  Terceira onda: Empresas Sociedade da Informação e do Conhecimento (Século XX e XXI). Sociedade da Informação e do Conhecimento (Século XX e XXI).

16 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga b) Conceitos correlacionados:  Educação continuada (pós educação básica): formal ou informal;  Formação Profissional: desenvolvimento da prática profissional pós formação básica; pós formação básica;  Educação de adultos ou Andragogia;  Em síntese a educação corporativa é baseada em competências e vincula a aprendizagem às necessidades estratégicas da empresa. Portanto é um processo gradativo de acumulação de conhecimento utilizando EAD, LLL e dispensando a necessidade de instalações e espaço físico.

17 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga Áustria Reino Unido Bélgica Finlândia Suécia O índice de prontidão mede o acesso da população por faixa etária apta a utilizar telecomunicações, tecnologias e Internet. Dinamarca Irlanda 100 Alemanha França Luxemburgo 50 Países Baixos Fonte: AT Kearney, Global Leader of Tomorrow. c) Índice de Prontidão para o Futuro

18 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga VI ) - Correlações e Tendências Internacionais a) Cúpula mundial da Sociedade da Informação (dez/2003)  Compromisso de reduzir o abismo digital e superar a “armadilha da globalização”;  plano prevê conectar todos os hospitais e universidades até 2005 e todas as escolas secundárias até b) OCDE – Relatório sobre as TICs e sugestões de políticas públicas (fev/2004):  Aumentar a competição de bens e serviços portadores de TICs;  Fomentar o ambiente para adoção de TICs nos negócios empresariais, educacionais e governamentais;  Reforçar a segurança e credibilidades de TICs;  Administrar o potencial de difusão tecnológica com o aumento da eficiência da P&D e intensificação do fluxo entre ciência e indústria.

19 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga VI ) - Correlações e Tendências Internacionais (Continuação) c) Conhecimento coletivo e compartilhado:  Além das antigas mobilidades de alunos e professores agora também dos cursos (Fórum Mundial da Unesco sobre as Dimensões Internacionais de Segurança e Qualidade, Certificação e Reconhecimento de Diplomas Superiores;  Educação além das fronteiras nacionais, nos paises em desenvolvimento, ora é considerado um atentado a soberania nacional, ora uma forma de atender as necessidades internas.  Free Software Foundation (www.gnu.org) Ex: Linux, Open Office, sites de busca com traduções automáticas e ITI (Comitê de Implantação de Software Livre produzido pelo governo brasileiro em direção a uma sociedade da informação inclusiva);  Creative Commons (www.creativecommons.org)- Entidade sem fins lucrativo que permite a utilização de trabalhos intelectuais, reconhecendo-se a autoria, sendo possível agregar novos conhecimentos;  Material didático dos cursos MIT disponibilizados gratuitamente desde abr/2001;

20 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga VI ) - Correlações e Tendências Internacionais (Continuação) d) IBV (Institute for Business Value) identifica quatro forças impossíveis de serem detidas e que obrigam as empresas a reverem seus modelos de negócios (importância da educação corporativa): d) IBV (Institute for Business Value) identifica quatro forças impossíveis de serem detidas e que obrigam as empresas a reverem seus modelos de negócios (importância da educação corporativa): 1º Darwinismo competitivo – Luta pela sobrevivência em ambiente cada vez mais globalizado; 2º Pressões permanentes por resultados cobrados dentro e fora da empresa pelo gerentes, acionistas e analistas financeiros; 3º Rupturas provocadas pela inovação tecnológicas e pela velocidade exigidas para a sua adoção; 4º Estabilidade geopolíticas e perigos virtuais.

21 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga Correlações e Tendências Internacionais – Conclusão e) Pekke Himanen, afirma que o capitalismo atual se fundamenta na exploração do comunismo científico. Uma forma elegante de exprimir a tensão sempre presente na vida universitária: o saber como bem comum e o saber como propriedade privada.  Na medida que os conteúdos dos cursos cheguem as telas dos computadores, os professores como mediadores do processo terão mais tempo livre para aprender com os alunos e fazer uma melhor avaliação da aprendizagem.  Segundo John Daniel em vez de ameaça rumo a uma comercialização estamos em direção a uma estratégia de desenvolvimento humano durável ou sustentável que reconhece à educação o status de bem comum global.  Este bem comum global ajudará a educação, em especial nos países em desenvolvimento, a melhorar a qualidade de seu aprendizado, aumentando o acesso ao conhecimento e diminuindo os custos. ”É uma fórmula revolucionária mas uma fórmula possível”

22 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga “Enquanto a indústria, o governo e a academia não se entenderem, a indústria será cada vez mais dependente de inovação importada, até um ponto em que estaremos completamente globalizados, no pior sentido do termo”. Silvio Meira OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Marcos Formiga


Carregar ppt "MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II Oficina de II Oficina de Educação Educação Corporativa Corporativa “DA EDUCAÇÃO A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google