A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II Oficina de II Oficina de Educação Educação Corporativa Corporativa “DA EDUCAÇÃO A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II Oficina de II Oficina de Educação Educação Corporativa Corporativa “DA EDUCAÇÃO A."— Transcrição da apresentação:

1 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II Oficina de II Oficina de Educação Educação Corporativa Corporativa “DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA À EDUCAÇÃO CORPORATIVA” Participação de Marcos FormigaCNI/UnB Brasília, Maio - 2004 Panorama da Educação Corporativa no Contexto Internacional

2 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga ROTEIRO I)Globalização Econômica; II)Educação Globalizada; III)Educação Aberta e a Distância; IV)Aprendizagem ao Longo da Vida; V)Educação Corporativa; VI)Correlações e Tendências Internacionais.

3 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga I ) - Globalização Econômica  Algumas características: * Abertura comercial e desregulamentação; * Abertura comercial e desregulamentação; * Flexibilidade comercial e racionalidade dos método de administração; * Flexibilidade comercial e racionalidade dos método de administração; * Progresso tecnológico e avanço nas telecomunicações; * Progresso tecnológico e avanço nas telecomunicações; * Sociedade em rede. * Sociedade em rede.  Valorização do capital humano: * Capital intelectual da empresa (atitudes, habilidades e competência). * Capital intelectual da empresa (atitudes, habilidades e competência).  Economia do Conhecimento: * Ativo mais importante da empresa; * Ativo mais importante da empresa; * Gestor do conhecimento (Chief Knowledge Officer); * Gestor do conhecimento (Chief Knowledge Officer); * Não há férias para o conhecimento. * Não há férias para o conhecimento.

4 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II ) - Educação Globalizada: * Processo de integração entre a tecnologia da informação e conteúdos * Processo de integração entre a tecnologia da informação e conteúdos universais e locais multiplicando o acesso ao conhecimento. universais e locais multiplicando o acesso ao conhecimento. * Revolução na forma de aprender a partir dos novos paradigmas * Revolução na forma de aprender a partir dos novos paradigmas (estudante como centro da aprendizagem, forte participação da (estudante como centro da aprendizagem, forte participação da comunidade e conteúdos flexíveis). a) Razões econômicas, sócio-políticas e tecnológicas da EG: * diversidade de participantes; * diversidade de participantes; * garantia da produção de conteúdos de qualidade; * garantia da produção de conteúdos de qualidade; * compartilhamento de competências em rede intelectual; * compartilhamento de competências em rede intelectual; * potencializa a capacidade de aprender obrigando os provedores a se aproximar das necessidades dos alunos: * potencializa a capacidade de aprender obrigando os provedores a se aproximar das necessidades dos alunos:  flexibilidade;  adaptabilidade;  portabilidade;  Interatividade.

5 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga b)Reações a educação globalizada:  Aspectos cognitivos:  Aspectos cognitivos:  Aspectos educacionais:  Aspectos sociais:  Aspectos culturais: mecanismos eletrônicos podem conduzir a fragmentação e a superficialidade dos conteúdos. criticas aos conteúdos empacotados e o forma agressiva de marketing. conceito de comunidade educacional está preso a tradicional experiência de sala de aula. ligados aos conceitos de imperialismo e ideologias dominantes.

6 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga c)Características da Educação Globalizada: Uma instituição provedora de educação global deve satisfazer a um conjunto de critérios, tais como:  Estudantes em mais de dois continentes capazes de se comunicar entre si e com o professor;  Objetivo declarado da instituição e dos professores de atrair e aumentar cada vez mais a participação internacional;  Conteúdos dos cursos voltados especialmente para participantes transnacionais;  Operar em escala com vários programas em diversas áreas do conhecimento voltados para um número significativo de alunos.

7 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga d)Mudanças nas demandas dos estudantes:  Estudantes buscam programas e cursos com múltiplas entrada e diferentes pontos de saída;  Colocam igual ênfase no enriquecimento pessoal e desenvolvimento profissional;  Combatem as idéias tradicionais de áreas e disciplinas, tais como: * acesso seletivo; * conteúdos seqüenciais cuidadosamente integrados; * legislação educacional rígida;  Ao contrário os currículos serão literalmente desmontados, em seu lugar surgirão demandas customizadas. O que hoje se constitui um curso será crescentemente negociado entre a instituição provedora e o grupo de estudantes-clientes.

8 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga e) Tendências Atuais:  Educação globalizada ainda está na sua primeira infância, há poucos estudos e pesquisas avaliativas;  Por enquanto é possível extrapolar resultados de pesquisas sobre o valor e utilidade da EAD e se fazer observações e recomendações aplicáveis aos aprendizes globais;  Neste início de século XXI são visíveis os avanços e recuos da educação global;  Ela não é uma comodidade acessível. Sua produção é cara e ainda muito caro o seu acesso;  No atual estágio da EG nos países líderes em conhecimento e tecnologia já é possível realizar uma avaliação consistente;  As indicações internacionais mostram uma expansão equilibrada e desde já se apresenta como um fenômeno de indiscutível mérito.

9 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga f) Desdobramentos:  Mega Universidade * surge na década de 80; * Educação Superior; * Educação Aberta e a Distância; * Número mínimo de 100.000 alunos.  Universidade Virtual: * Surge nos anos 90; * Avanço da Mega Universidade; * Centrada em EAD por computador/Internet.  Universidade Corporativa * Corporações tornam-se provedoras de educação; * A empresa como local de trabalho e aprendizagem; * Redução da vida útil do conhecimento; * Necessidade de renovar o conhecimento a cada dois anos e adquirir novas habilidades. novas habilidades.

10 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga III ) - Educação Aberta e a Distância a) Evolução dos modelos de EAD e de tecnologias de entrega 1ª Geração – Correspondência: * Impresso. * Impresso. 2ª Geração – Multimídia: * impresso, áudio, vídeo, computador; * vídeo interativo (disquete e fita). 3ª Geração – Teleducação: * áudioconferencia; * vídeoconferência; * rádio e tv em rede (Broadcast). 4ª Geração – Aprendizagem flexível: * multimídia interativa on-line; * www com acesso por Internet; * comunicação mediada pelo computador. 5ª Geração – Aprendizagem flexível inteligente * multimídia interativa, www e Internet; * comunicação mediada pelo computador utilizando sistemas de respostas automáticas; * portal de acesso ao Campus (USQ-Austrália). James Taylor

11 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga b) EAD: Na Virada do Século  Mega Universidades  Universidades Virtuais  Portais Educacionais  Universidades Corporativas  Aprendizagem Flexível  Convergência de Mídia (TV digital +INTERNET III)  Sistema Dual (simultaneidade da educação presencial e a distância)  e-learning EAD de educação “step” para educação dos grandes contingentes

12 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga c) Multilingüismo na Internet 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Inglês Alemão Japonês Francês Espanhol Sueco Italiano Português Holandês Norueguês Finlandês Tcheco Dinamarquês Russo Malaio 84,0 % 4,5 % 3,1 % 1,8 % 1,2 % 1,1 % 1,0 % 0,7 % 0,6 % 0,6 % 0,4 % 0,3 % 0,3 % 0,3 % 0,1 % PosiçãoLíngua Porcentagem Fonte:http://babel.alis.com

13 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga IV ) - Aprendizagem ao Longo da Vida “ Assim como o mundo é uma escola para todo o gênero humano, do início ao final dos tempos, também a existência de uma pessoa é uma escola para cada um de nós, do berço ao túmulo. Além da afirmação de Seneca de que nunca é tarde demais para começar a aprender, nós podemos afirmar que qualquer época ou idade é destinada à aprendizagem, e a ninguém é dado outro objetivo maior do que aprender com sua própria vida”. Jan Comenius, 1609 Comenius Seneca – 65 a.C

14 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga a) Escala da Informação (Segundo Norman Longworth): Dados Informações Conhecimento Compreensão (Domínio)1 Introspecção (Pensamento Autônomo) Sabedoria O aprendiz

15 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga V ) - Educação Corporativa: a) Estágios da Universidade a) Estágios da Universidade  Primeira onda: Igreja  Primeira onda: Igreja Idade Média (Século XI); Idade Média (Século XI);  Segunda onda: Estado  Segunda onda: Estado Pós Revolução Francesa (Século XIX); Pós Revolução Francesa (Século XIX);  Terceira onda: Empresas  Terceira onda: Empresas Sociedade da Informação e do Conhecimento (Século XX e XXI). Sociedade da Informação e do Conhecimento (Século XX e XXI).

16 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga b) Conceitos correlacionados:  Educação continuada (pós educação básica): formal ou informal;  Formação Profissional: desenvolvimento da prática profissional pós formação básica; pós formação básica;  Educação de adultos ou Andragogia;  Em síntese a educação corporativa é baseada em competências e vincula a aprendizagem às necessidades estratégicas da empresa. Portanto é um processo gradativo de acumulação de conhecimento utilizando EAD, LLL e dispensando a necessidade de instalações e espaço físico.

17 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga Áustria Reino Unido Bélgica Finlândia Suécia 0 7525 O índice de prontidão mede o acesso da população por faixa etária apta a utilizar telecomunicações, tecnologias e Internet. Dinamarca Irlanda 100 Alemanha França Luxemburgo 50 Países Baixos Fonte: AT Kearney, Global Leader of Tomorrow. c) Índice de Prontidão para o Futuro

18 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga VI ) - Correlações e Tendências Internacionais a) Cúpula mundial da Sociedade da Informação (dez/2003)  Compromisso de reduzir o abismo digital e superar a “armadilha da globalização”;  plano prevê conectar todos os hospitais e universidades até 2005 e todas as escolas secundárias até 2015. b) OCDE – Relatório sobre as TICs e sugestões de políticas públicas (fev/2004):  Aumentar a competição de bens e serviços portadores de TICs;  Fomentar o ambiente para adoção de TICs nos negócios empresariais, educacionais e governamentais;  Reforçar a segurança e credibilidades de TICs;  Administrar o potencial de difusão tecnológica com o aumento da eficiência da P&D e intensificação do fluxo entre ciência e indústria.

19 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga VI ) - Correlações e Tendências Internacionais (Continuação) c) Conhecimento coletivo e compartilhado:  Além das antigas mobilidades de alunos e professores agora também dos cursos (Fórum Mundial da Unesco sobre as Dimensões Internacionais de Segurança e Qualidade, Certificação e Reconhecimento de Diplomas Superiores;  Educação além das fronteiras nacionais, nos paises em desenvolvimento, ora é considerado um atentado a soberania nacional, ora uma forma de atender as necessidades internas.  Free Software Foundation (www.gnu.org) Ex: Linux, Open Office, sites de busca com traduções automáticas e ITI (Comitê de Implantação de Software Livre produzido pelo governo brasileiro em direção a uma sociedade da informação inclusiva);  Creative Commons (www.creativecommons.org)- Entidade sem fins lucrativo que permite a utilização de trabalhos intelectuais, reconhecendo-se a autoria, sendo possível agregar novos conhecimentos;  Material didático dos cursos MIT disponibilizados gratuitamente desde abr/2001;

20 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga VI ) - Correlações e Tendências Internacionais (Continuação) d) IBV (Institute for Business Value) identifica quatro forças impossíveis de serem detidas e que obrigam as empresas a reverem seus modelos de negócios (importância da educação corporativa): d) IBV (Institute for Business Value) identifica quatro forças impossíveis de serem detidas e que obrigam as empresas a reverem seus modelos de negócios (importância da educação corporativa): 1º Darwinismo competitivo – Luta pela sobrevivência em ambiente cada vez mais globalizado; 2º Pressões permanentes por resultados cobrados dentro e fora da empresa pelo gerentes, acionistas e analistas financeiros; 3º Rupturas provocadas pela inovação tecnológicas e pela velocidade exigidas para a sua adoção; 4º Estabilidade geopolíticas e perigos virtuais.

21 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga Correlações e Tendências Internacionais – Conclusão e) Pekke Himanen, afirma que o capitalismo atual se fundamenta na exploração do comunismo científico. Uma forma elegante de exprimir a tensão sempre presente na vida universitária: o saber como bem comum e o saber como propriedade privada.  Na medida que os conteúdos dos cursos cheguem as telas dos computadores, os professores como mediadores do processo terão mais tempo livre para aprender com os alunos e fazer uma melhor avaliação da aprendizagem.  Segundo John Daniel em vez de ameaça rumo a uma comercialização estamos em direção a uma estratégia de desenvolvimento humano durável ou sustentável que reconhece à educação o status de bem comum global.  Este bem comum global ajudará a educação, em especial nos países em desenvolvimento, a melhorar a qualidade de seu aprendizado, aumentando o acesso ao conhecimento e diminuindo os custos. ”É uma fórmula revolucionária mas uma fórmula possível”

22 MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga “Enquanto a indústria, o governo e a academia não se entenderem, a indústria será cada vez mais dependente de inovação importada, até um ponto em que estaremos completamente globalizados, no pior sentido do termo”. Silvio Meira OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Marcos Formiga mmformiga@cni.org.brformiga@unb.br


Carregar ppt "MDIC / MEC / MTE II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Marcos Formiga II Oficina de II Oficina de Educação Educação Corporativa Corporativa “DA EDUCAÇÃO A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google