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Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.

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Apresentação em tema: "Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade

2 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes  Criado pela lei /2004  Objetivos específicos Avaliar instituições, cursos e o desempenho dos estudantes

3 Avaliação - Regulação Auto-avaliação Enade Avaliação dos Cursos de Graduação Censo da Educação Superior Meta-avaliação Relatório conclusivo Conaes Relatório de auto-avaliação Avaliação externa Relatórios da Capes Processo regulatório Re-credenciamento de IES Autorização Reconhecimento Renovação de Reconhecimento

4 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade  Regulamentado pela portaria 2.051/2004 e outras  Tem por objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação  Conteúdos programáticos  Habilidades  Competências

5 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade  Aplicação por amostragem: final do primeiro e do último ano do curso  Repetida a cada três (3) anos  Conceitos em cinco níveis com padrão mínimo  Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação (condição prévia ao registro no histórico escolar da situação regular junto ao Enade)

6 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade  Ingressante:  Concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso  Concluído entre 7% e 25% cursos com CH até 2000 (CST)  Concluinte:  Concluído pelo menos 80% (75 %) da carga horária do curso ou aluno que se encontre na condição de possível formando do semestre

7 Parte I (10 questões)  Conhecimento tácito – Base “oculta” que subsidia a ação inteligente Parte II (30 questões)  Busca verificar o domínio da área, aferindo o potencial de aprendizagem dos ingressantes e as competências que os concluintes desenvolveram ao longo da trajetória na IES. O que se busca aferir através do ENADE?

8 Enade - Instrumentos  Questionário do estudante  Prova  Formação Geral  Componente Específico  Questões de avaliação de percepção da prova  Questionário dos coordenadores

9 Enade - Responsabilidade da IES  Identificar, relacionar e inscrever todos os possíveis estudantes habilitados  Divulgar amplamente a lista dos estudantes habilitados  Orientar os estudantes sobre o ônus do descumprimento do componente curricular obrigatório Enade  Efetuar o registro de regularidade da situação do estudante em relação ao Exame no histórico escolar

10 Enade Estudantes  Responder ao questionário do estudante (internet)  Comparecer a prova e responder  Prova de Conhecimentos gerais  Prova de Conhecimentos específicos  Questionário de percepção da prova  Acessar o seu resultado pessoal

11 Enade – Questionário do Estudante  54 questões (2009)  Respondido antes da realização da prova  Pela internet 

12 Enade – Questionário do Estudante  Perfil socioeconômico  Financiamento dos estudos e trabalho  Leitura, atualização e estudos  Condições oferecidas pela IES  Uso do computador e acesso a Internet  Biblioteca: uso e condições  Planos de ensino e coerência do PPC

13 Enade – Questionário do Estudante  Atividades (extra)curriculares  Domínio e língua estrangeira  Disponibilidade de atendimento pelos professores  Nível de exigência do curso  Contribuições  Cultura geral  Formação teórica  Exercício profissional

14 Enade – Prova  Duração de 4 horas  Formação Geral (10 questões)  Comum aos cursos de todas as áreas  Múltipla escolha + discursivas  Componente Específico (30 questões)  Varia de área para área  Múltipla escolha + discursivas

15 Enade – Questionário de impressão dos alunos sobre a prova  Composto de 9 questões de múltipla escolha  Respondido pelos estudantes no dia da prova  Resultados podem fornecer dados que enriquecem a análise da prova

16 Enade – Questionário de impressão dos alunos sobre a prova  Grau de dificuldade  Tempo para responder  Clareza no enunciado das questões  Instruções fornecidas para a resolução  Dificuldades ao responder  Conteúdos estudados x prova  Tempo usado na resolução

17 Enade – Questionário dos coordenadores  Tem como objetivo reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso  Disponível após a prova  Responder pelo endereço

18 Enade - Conceitos  ENADE Conceito:  Leva em consideração as dos alunos de todo o país  Média ponderada [0..100]: Nota padronizada dos concluintes no FG Nota padronizada dos concluintes no CE  Pesos: Formação geral: 25% Componente específico: 75%

19 Enade - Conceitos  ENADE Conceito:  Cinco categorias (1 a 5) sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível  SC (Sem Conceito): Quando não tem ingressante ou concluinte (mínimo 2) que participou efetivamente do ENADE através da realização da prova

20 Enade - Conceitos ConceitoNotas 10,0 a 0,9 21,0 a 1,9 32,0 a 2,9 43,0 a 3,9 54,0 a 5 Sem Conceito

21 Enade – Conceitos indiretos IDD  IDD índice:  Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado  Comparativo do desempenho dos concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes  O IDD Índice varia, de modo geral, entre -3 e +3, sendo o desvio padrão sua unidade de medida da escala do IDD

22  IDD Conceito:  É uma transformação do IDD Índice, de forma que ele seja apresentado em cinco categorias (1 a 5)  SC: Menos de 10 ingressantes ou concluintes Enade – Conceitos indiretos IDD

23  Conceito preliminar do curso  Proporciona uma informação preliminar do conceito do curso  Usa dados  Enade  Censo da Educação Superior Enade – Conceitos indiretos CPC

24 ComponentePeso Doutores20% Mestres5% Regime de trabalho: integral ou parcial5% Infra-estrutura5% Organização didático-Pedagógica5% Nota concluintes Enade15% Nota ingressantes Enade15% IDD30%

25 Enade – Conceitos indiretos  Índice geral de cursos  Cômputo dos CPCs ponderados pelo número de alunos de cada curso  Agrega dados da pós-graduação  CAPES  Mais liberdade na oferta de cursos, modalidades e campus novos

26 IGC UPF x Universidades no Brasil

27 Resultados  Relatório síntese da área  Relatório da IES  Relatório do curso  Boletim de desempenho do estudante

28 Relatório do curso  Ilustra a avaliação do curso, a partir dos resultados dos alunos  Comparações com ingressantes e concluintes na FG e no CE  UPF versus: Brasil, Universidades, RS,...  Posicionamento do IDD  Resultados das impressões sobre a prova e questionário do estudante  Comparativo das respostas da prova

29 Implicações do Enade  Imagem na mídia do curso  Aluno: Para toda a vida  Curso: pelo menos 3 anos  Mecanismo avaliação externa  Descredenciamento/redução de quotas de programas como FIES e PROUNI

30 Implicações do Enade  Mecanismo avaliação externa  Cursos com desempenho insatisfatório não obtém renovação de reconhecimento automático  Passam por processo de avaliação externa Formulários Visita Reuniões Documentos

31 Enade Site: Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Ramal:


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