Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDanilo Ector Alterado mais de 9 anos atrás
1
Em março completou 40 anos de profissão de PROFESSOR
PER CHRISTIAN BRAATHEN Professor aposentado (2003) da UFV, após 25 anos como professor do Departamento de Química Atualmente Diretor Acadêmico da União de Ensino Superior de Viçosa - UNIVIÇOSA s: e Em março completou 40 anos de profissão de PROFESSOR
2
APRENDIZAGEM PROCESSO ENSINO PROFESSOR ALUNO FEEDBACK AVALIAÇÃO
3
Marva Collins ALUNOS COMUNS, PROFESSORES EXTRAOPRDINÁRIOS
ORDINARY CHILDREN – EXTRAORDINARY TEACHERS
4
Sem tesão não há salvação (P.Freire)
Sem tesão não há salvação (P.Freire)
6
PROFESSORES TEM TRABALHADO MUITO DURO PARA CONSEGUIREM
O QUE É AO MESMO TEMPO IMPRATICÁVEL E CANSATIVO, E PORTANTO ONEROSO. TEMOS ESPERADO DELES QUE CAUSEM APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES QUANDO, OBVIAMENTE, APRENDIZAGEM TEM QUE SER CAUSADA PELO ESTUDANTE. (NOVAK & GOWIN NO LIVRO LEARNING HOW TO LEARN)
9
TEORIA CONSTRUTIVISTA DE APRENDIZAGEM
AS PESSOAS CONSTROÉM E RECONSTRÓEM O SEU CONHECIMENTO AO LONGO DA VIDA CONSTRUTIVISTAS IMPORTANTES: PIAGET GAGNÉ BRUNER PAULO FREIRE ETC E DAVID AUSUBEL
10
VOCÊ PODE ATÉ APRESENTAR A MATÉRIA, MAS NÃO PODE ME FORÇAR A ME INTERESSAR.
11
DAVID AUSUBEL Verifique isto e ensine de acordo 1918 -
Se eu pudesse reduzir toda psicologia educacional a uma só frase eu diria isto:O fator mais importante influenciando a aprendizagem é o que o estudante já sabe. Verifique isto e ensine de acordo DAVID AUSUBEL 1918 -
12
(B) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
SEGUNDO DAVID AUSUBEL EXISTEM DOIS TIPOS DE APRENDIZAGEM: (A) APRENDIZAGEM MECÂNICA (OU “DECOREBA”) (B) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
13
SE NÃO SOUBER EXPLICAR PARA A SUA TIA VOCÊ NÃO SABE !!!
SE VOCÊ FOSSE EXPLICAR PARA A SUA TIA, COMO FUNCIONA O TRANSPORTE DE OXIGÊNIO PELA HEMOGLOBINA, O QUE VOCÊ DIRIA?
14
QUAL É A DERIVADA DE 4x3 + 2 R: 12x2
15
POSTURA CONHECIMENTO PRÉVIO
AUSUBEL IMPÕE DUAS CONDIÇÕES PARA QUE POSSA OCORRER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 1. QUE O ESTUDANTE MANIFESTE UMA PREDISPOSIÇÃO (POSTURA) PARA APRENDER SIGNIFICATIVAMENTE, ISTO É, UMA DISPOSIÇÃO DE RELACIONAR MATERIAL NOVO DE MANEIRA SUBSTANTIVA (NÃO LITERAL) , E NÃO ARBITRÁRIA, NA SUA ESTRUTURA COGNITIVA. POSTURA 2. QUE O MATERIAL NOVO A SER APRENDIDO SEJA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA ELE OU ELA, OU SEJA, QUE POSSA SER RELACIONADO À ESTRUTURA DE CONHECIMENTOS DO ESTUDANTE NUMA BASE SUBSTANTIVA (NÃO LITERAL) E NÃO ARBITRÁRIA. CONHECIMENTO PRÉVIO
19
QUAL É A GEOMETRIA DA MOLÉCULA DA AMÔNIA ?
NH3 TRIGONAL PIRAMIDAL
20
O FATOR MAIS IMPORTANTE INFLUENCIANDO A APRENDIZAGEM É O QUE O ESTUDANTE JÁ SABE
(VERIFIQUE ISTO E ENSINE DE ACORDO)(Ausubel) Pois determina O QUE VAI APRENDER E COMO VAI APRENDER e assim... QUANTIDADE E QUALIDADE DO CONHECIMENTO + SIGNIFICATIVO - SIGNIFICATIVO
21
QUANTO MAIS CHEIO MENOS CABE
O CÉREBRO É MUITO DIFERENTE DE UM BALDE X QUANTO MAIS CHEIO MENOS CABE QUANTO MAIS CHEIO MAIS CABE
22
PV=nRT AUSUBEL MARTON ... APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
ABORDAGEM PROFUNDA PARA APRENDER POSTURA DE A.SIG CONHECIMENTO PRÉVIO PV=nRT ABORDAGEM SUPERFICIAL PARA APRENDER APRENDIZAGEM MECÂNICA
23
CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO
SUBSUNÇOR O QUE O PROFESSOR DESEJA ENSINAR PONTE A B I S M O
24
TUTORIA MONITORIA MENTORIA GRUPOS DE ESTUDO
32
E LANÇAMENTO – 19 DE JUNHO NA SEDE DO CRQ-MG, BH
LOGO A SEGUIR NA LIVRARIA NOBEL EM VIÇOSA, EM DATA A SER DIVULGADA.
33
TODAS AS COISAS SÃO DIFÍCEIS
ATÉ FICAREM FÁCEIS Thomas Fuller ( )
34
1) "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
2) "A imaginação é muito mais importante que o conhecimento."(Albert Einstein) 3) "Um raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser." (Albert. Einstein)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.