A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PER CHRISTIAN BRAATHEN s: e Professor aposentado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PER CHRISTIAN BRAATHEN s: e Professor aposentado."— Transcrição da apresentação:

1 PER CHRISTIAN BRAATHEN s: e Professor aposentado (2003) da UFV, após 25 anos como professor do Departamento de Química Atualmente Diretor Acadêmico da União de Ensino Superior de Viçosa - UNIVIÇOSA Em março completou 40 anos de profissão de PROFESSOR

2 APRENDIZAGEM PROCESSO ENSINO PROFESSORALUNO FEEDBACK AVALIAÇÃO

3 ALUNOS COMUNS, PROFESSORES EXTRAOPRDINÁRIOS ORDINARY CHILDREN – EXTRAORDINARY TEACHERS

4

5

6 PROFESSORES TEM TRABALHADO MUITO DURO PARA CONSEGUIREM O QUE É AO MESMO TEMPO IMPRATICÁVEL E CANSATIVO, E PORTANTO ONEROSO. TEMOS ESPERADO DELES QUE CAUSEM APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES QUANDO, OBVIAMENTE, APRENDIZAGEM TEM QUE SER CAUSADA PELO ESTUDANTE. (NOVAK & GOWIN NO LIVRO LEARNING HOW TO LEARN)

7

8

9 TEORIA CONSTRUTIVISTA DE APRENDIZAGEM AS PESSOAS CONSTROÉM E RECONSTRÓEM O SEU CONHECIMENTO AO LONGO DA VIDA CONSTRUTIVISTAS IMPORTANTES: PIAGET GAGNÉ BRUNER PAULO FREIRE ETC E. DAVID AUSUBEL

10 VOCÊ PODE ATÉ APRESENTAR A MATÉRIA, MAS NÃO PODE ME FORÇAR A ME INTERESSAR.

11 DAVID AUSUBEL Se eu pudesse reduzir toda psicologia educacional a uma só frase eu diria isto:O fator mais importante influenciando a aprendizagem é o que o estudante já sabe. Verifique isto e ensine de acordo

12 SEGUNDO DAVID AUSUBEL EXISTEM DOIS TIPOS DE APRENDIZAGEM: (A) APRENDIZAGEM MECÂNICA (OU “DECOREBA”) (B) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

13 SE NÃO SOUBER EXPLICAR PARA A SUA TIA VOCÊ NÃO SABE !!! SE VOCÊ FOSSE EXPLICAR PARA A SUA TIA, COMO FUNCIONA O TRANSPORTE DE OXIGÊNIO PELA HEMOGLOBINA, O QUE VOCÊ DIRIA?

14 QUAL É A DERIVADA DE 4x R : 12x 2

15 AUSUBEL IMPÕE DUAS CONDIÇÕES PARA QUE POSSA OCORRER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 1. QUE O ESTUDANTE MANIFESTE UMA PREDISPOSIÇÃO (POSTURA) PARA APRENDER SIGNIFICATIVAMENTE, ISTO É, UMA DISPOSIÇÃO DE RELACIONAR MATERIAL NOVO DE MANEIRA SUBSTANTIVA (NÃO LITERAL), E NÃO ARBITRÁRIA, NA SUA ESTRUTURA COGNITIVA. 2. QUE O MATERIAL NOVO A SER APRENDIDO SEJA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA ELE OU ELA, OU SEJA, QUE POSSA SER RELACIONADO À ESTRUTURA DE CONHECIMENTOS DO ESTUDANTE NUMA BASE SUBSTANTIVA (NÃO LITERAL) E NÃO ARBITRÁRIA.

16

17

18

19 QUAL É A GEOMETRIA DA MOLÉCULA DA AMÔNIA ? NH 3 TRIGONAL PIRAMIDAL

20 O FATOR MAIS IMPORTANTE INFLUENCIANDO A APRENDIZAGEM É O QUE O ESTUDANTE JÁ SABE (VERIFIQUE ISTO E ENSINE DE ACORDO)(Ausubel) E COMO VAI APRENDER O QUE VAI APRENDERQUANTIDADE E QUALIDADE DO CONHECIMENTO + SIGNIFICATIVO- SIGNIFICATIVO

21 O CÉREBRO É MUITO DIFERENTE DE UM BALDE QUANTO MAIS CHEIO MENOS CABE

22 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APRENDIZAGEM MECÂNICA ABORDAGEM PROFUNDA PARA APRENDER ABORDAGEM SUPERFICIAL PARA APRENDER AUSUBELMARTON... POSTURA DE A.SIG CONHECIMENTO PRÉVIO

23 O QUE O PROFESSOR DESEJA ENSINAR CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO SUBSUNÇOR ABISMOABISMO PONTE

24 TUTORIA MONITORIA GRUPOS DE ESTUDO MENTORIA

25

26

27

28

29

30

31

32 LANÇAMENTO – 19 DE JUNHO NA SEDE DO CRQ-MG, BH LOGO A SEGUIR NA LIVRARIA NOBEL EM VIÇOSA, EM DATA A SER DIVULGADA.

33 TODAS AS COISAS SÃO DIFÍCEIS ATÉ FICAREM FÁCEIS Thomas Fuller ( )

34 1 ) " A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein) 2) "A imaginação é muito mais importante que o conhecimento."(Albert Einstein) 3) "Um raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser." (Albert. Einstein)


Carregar ppt "PER CHRISTIAN BRAATHEN s: e Professor aposentado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google