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GUIA PARA OS PAIS Ensino fundamental 2014 5º ANO.

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1 GUIA PARA OS PAIS Ensino fundamental º ANO

2 Apresentação O Colégio Itamarati foi fundado em 1988 e vem desenvolvendo um trabalho centrado na capacidade de aprendizagem do aluno, em sintonia com as formulações mais avançadas do pensamento educacional. O colégio é gerido por dois sócios que, embora se completem, atuam em diferentes setores: pedagógico e administrativo. Desde a sua fundação, o crescimento desta Escola tem projetado, na cidade e região, um conceito de instituição séria que apoia e investe na formação continuada dos professores para o aperfeiçoamento e atualização profissional dos mesmos, assim como nos recursos físicos e tecnológicos, visando não só à formação acadêmica mas também à formação integral do indivíduo: ativo, crítico, consciente de seu papel na sociedade atual, cuja característica é a mudança e transformação de valores num cenário de ritmo frenético da comunicação. Este documento objetiva apresentar aos pais as características do PROJETO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ITAMARATI no Ensino Fundamental (2º a 5º anos).

3 5º ANO O Projeto Pedagógico O Colégio Itamarati busca um ideal maior de construir uma Escola cuja tarefa mais importante, e também a mais difícil na educação de uma criança ou adolescente, é torná-los competentes, não somente nos aspectos cognitivos, mas que sejam competentes para a vida. Com esse objetivo, foi necessário que a Escola se preparasse para aplicar uma prática educativa adequada às necessidades culturais, econômicas e políticas da realidade brasileira, levando sempre em conta os interesses e motivações dos alunos e buscando garantir os ensinamentos essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, aptos a responderem com flexibilidade e rapidez ao advento de novos processos e tecnologias, e capacitados para a aquisição e o desenvolvimento permanente de novas competências. Optamos por uma proposta de trabalho na qual o aluno adquire o conhecimento, não só por informação direta do professor, mas por meio de diferentes estratégias que o levam a “construir” o conhecimento. O núcleo central comum nestas diferentes estratégias de ensino é aplicá-las de modo a desenvolver a atividade mental construtiva dos alunos (e não mecânica, repetitiva) ao longo do processo de aquisição do conhecimento. Dentro desta concepção construtivista de ensino, o aluno é o responsável último por sua aprendizagem. Reconhece-se que ele não constrói o conhecimento de maneira isolada, mas com outros e, principalmente, graças a outros. No processo, o aluno está imerso em um meio cultural e o professor é o mediador que o ajuda a explorar, reconstruir e a situar-se neste meio. Assim, aprender é também compartilhar.

4 5º ANO Regras de 2º a 5º anos Dentro da organização escolar, o aluno possui uma série de responsabilidades e tarefas que devem ser encaradas por ele como uma decorrência do fato de pertencer a um grupo social, e não como coerção de uma autoridade superior. Estabelecidas algumas normas gerais relativas à rotina escolar, a sua observância, por parte de todos, contribuirá certamente para desenvolver nas crianças o senso de responsabilidade social e garantir, no âmbito escolar, a sequência normal das atividades planejadas. 1. FREQUÊNCIA Quando necessária a falta do aluno às aulas, esta deve ser comunicada ao Colégio, se possível, com antecedência. Assim, também, a saída antecipada. 2. HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA Os horários devem ser cumpridos com o maior rigor possível, pois o ingresso do aluno em classe, com atraso, perturba não só o desenvolvimento das atividades mas também a sua própria aprendizagem. No início e no final do período, os pais ou responsáveis devem deixar e aguardar o aluno na parte frontal do colégio. Lembramos que, na saída, a criança somente será confiada ao seu responsável ou à pessoa por ele autorizada. Quando outra pessoa vier buscá-la, os pais devem notificar a escola por meio da agenda do aluno ou diretamente na secretaria.

5 5º ANO Regras de 2º a 5º anos 3. UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR O uso do uniforme é obrigatório. Todo material escolar, uniforme e abrigo deverão ser marcados com o nome completo do aluno, sendo que o Colégio não se responsabilizará pelo extravio de objetos sem identificação. Solicitamos que as crianças não venham com joias ou brinquedos às aulas. Excluímos do rol de material escolar todos os objetos quebráveis, pontiagudos, cortantes ou aqueles que possam oferecer qualquer perigo. 4. LIMITES No Colégio as regras existem e são colocadas de forma clara a todos os alunos. As regras gerais, que vocês estão recebendo, são comuns a todos os segmentos do Colégio. Existem também, as Regras da Classe, que são normas específicas combinadas pelos professores com a participação dos alunos de cada ano. Esses “combinados” contribuem para que a sala de aula se torne um ambiente agradável para a aprendizagem.

6 5º ANO Regras de 2º a 5º anos 5. ANIVERSÁRIOS O Colégio permite a comemoração em classe durante o período de lanche (manhã e tarde). Os pais deverão entrar em contato com a secretaria com antecedência de dez (10) dias no mínimo. A comemoração é restrita aos alunos da sala. 6. AGENDA Dentro da formação da postura de estudante, várias ações são trabalhadas, sendo uma delas, a agenda. Os alunos aprenderão a fazer uso da agenda para marcar as lições e as pesquisas que deverão ser feitas em casa. Serve também como uma forma de comunicação entre colégio/casa. Enfatizamos assim, a importância de trazê-la todos os dias à aula e a necessidade de conservá-la.

7 5º ANO Regras de 2º a 5º anos 7. REUNIÕES DE PAIS E MESTRES Ocorrem trimestralmente, o objetivo é informá-los sobre o desenvolvimento individual de seus filhos e avaliações realizadas, assim como desenvolver um trabalho de parceria pais/colégio. Sabemos que a escola e a família são os principais ambientes em que convivem as crianças. É visando a essa aproximação que as reuniões são planejadas. Nas reuniões poderão ser propostas dinâmicas relacionadas com os conteúdos que seus filhos estejam estudando, para que vocês conheçam melhor nossa metodologia e saibam como auxiliá-los nas lições de casa. Ocasionalmente, a escola poderá convidar especialistas da educação para abordar temas relacionados às diferentes faixas etárias. 8. REUNIÕES COM AS COORDENADORAS O Colégio possui uma equipe de coordenadoras, sendo uma específica para cada segmento (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ano, Ensino Fundamental de 2º a 5º anos e de 6º a 9º anos). Os horários para reuniões deverão ser agendados anteriormente na secretaria.

8 5º ANO Formação de Estudante A postura adequada de estudante não acontece de um dia para o outro, não é a idade, a entrada no Ensino Médio ou na Universidade que levarão o aluno a ser um bom estudante. É necessário a formação de bons hábitos de estudo, desde o início do seu processo de escolarização. A formação de qualquer hábito exige muita disciplina e paciência. Os combinados devem ser sempre retomados, reelaborados e determinados de acordo com a fase de desenvolvimento de seu filho e adaptado à rotina da sua casa. Afinal, hábito quer dizer exatamente isso, segundo o dicionário Aurélio: “Disposição duradoura adquirida pela repetição frequente de um ato, uso, costume.” Seguem algumas “sugestões” que poderão ajudar na formação da postura de estudante.  Prestigie as tarefas escolares de uma simples folhinha a uma pesquisa que necessita de muita elaboração.

9 5º ANO Formação de Estudante  Organize um espaço para ser o local de estudo. Ele deve ser:  um local arejado, claro e calmo;  sem que haja televisão ou som ligados;  um lugar de pouco movimento, sem pessoas passando. Um lugar gostoso de estudo e concentração.  Combine com a criança o horário das tarefas. Não precisa impor um horário, mas sim sugerir, combinar e ouvi-la. Assim, juntos vocês terão condição de decidir qual o momento em que o trabalho renderá mais. Não aceite propostas do tipo “antes de dormir”, “quando você chegar do trabalho”. Evidentemente, na hora de dormir, a criança não terá nem disposição nem capacidade de concentração. E, se deixar para fazer tudo junto com você, ela estará criando uma dependência. Estabelecido o horário, diariamente, lembre-a de que está na hora de fazer o trabalho ou estudar.

10 5º ANO Formação de Estudante  A tarefa dos pais é supervisionar (e não fazer o trabalho por ele), apenas para ver se o trabalho está completo, atestar o capricho e tirar uma ou outra dúvida. A agenda escolar traz listadas as atividades que foram passadas a cada dia.  O importante é verificar se tudo correu a contento: perguntar se há alguma lição nova que precisa ser “retomada”; saber se teve alguma dúvida que requeira uma explicação, alguma atividade que não tenha entendido como fazer etc. Não é necessário corrigir o trabalho, apenas verificar se foi feito com capricho e integralmente. Não é aconselhável orientá-lo para refazer tudo o que estiver errado, ainda que esteja junto com ele. Lembre-se de que o professor irá fazê-lo no dia seguinte, durante a aula.  Explique apenas o que seu filho lhe perguntar. Não faça a tarefa, o exercício ou o problema para ele. Explique o que ele quer saber e deixe que conclua o resto. Esta é a maneira adequada de orientar e supervisionar o trabalho, pois não cria dependência e o estimula a progredir.

11 5º ANO Formação de Estudante  Não espere que seu filho acerte todo o trabalho. Quando a escola determina uma tarefa para ser feita em casa, em geral, tem dois objetivos: a) propiciar ao aluno a possibilidade de fixação daquilo que estudou; b) permitir que o estudante perceba o que de fato aprendeu e o que não entendeu direito.  Não se esqueça de elogiar, diariamente, quando ele estiver cumprindo o que foi combinado. Elogio é o melhor estímulo.  Demonstre com clareza seus sentimentos de valorização positiva quanto ao estudo e à Escola. Texto elaborado a partir do livro: “Escola sem conflito: parceria com pais”, Tania Zagury – Editora Record/2002.

12 5º ANO Avaliação A avaliação é uma das dimensões mais complexas da prática educativa. Envolve questões que vão dos métodos de ensino aos contextos de aprendizagens, passando pela sua dupla função: comunicar ao aluno aquilo que ele de fato aprendeu (ou não), bem como informar ao professor aspectos da sua ação que precisam ser modificados, aprimorados, revistos, etc. No colégio, a avaliação acontece como instrumento de apoio ao desenvolvimento do aluno e é compreendida como um sistema de coleta de dados a serem analisados para melhorar a prática educativa. A avaliação é um processo contínuo de reflexão do professor e do aluno sobre o que querem alcançar e sobre a eficácia das estratégias que estão usando. Fazem parte desse processo não somente as provas, mas toda a produção do aluno que é avaliada através de planilhas elaboradas a partir dos objetivos traçados para cada conteúdo. Também a autoavaliação é mais um instrumento que contribui para a avaliação final do aluno, além de ser uma excelente estratégia capaz de promover um estudante autônomo e com controle de sua própria aprendizagem. Para compor a média trimestral são atribuídas notas às avaliações (AV), ao trabalho de classe (TCL) e ao trabalho de casa (TC). A média para aprovação final é sete (7).

13 5º ANO Apoio Pedagógico No colégio foi instituído, visando à melhoria do processo de aprendizagem dos alunos, o Apoio pedagógico. Ele é realizado no horário alternativo e é indicado quando os professores, em uma avaliação parcial do desempenho dos alunos, observam que é necessário uma revisão ou mesmo uma nova abordagem de um conteúdo estudado ou ainda um maior investimento na realização das tarefas. O Apoio é ministrado por um professor da área e não é considerado como algo circunstancial e externo ao trabalho pedagógico regular. Ao contrário, é encarado como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e atende às necessidades intrínsecas da educação escolar.

14 5º ANO Nesta fase de desenvolvimento, o aluno adquire novas competências cognitivas, possibilitando uma ampliação e um aprofundamento nas diversas áreas do conhecimento. Quanto à postura de estudante, já possui mais autonomia e organização para gerir sua vida escolar e tem condições para assumir o papel de produtor de conhecimentos. No quinto ano os professores são específicos para cada disciplina, sendo auxiliados por um professor assistente polivalente. O trabalho do 5º ano

15 5º ANO O TRABALHO COM PROJETOS O trabalho com projetos é uma entre as diversas estratégias didáticas que tem como objetivo gerar aprendizagens significativas. Um projeto caracteriza- se e diferencia-se por propor um conjunto de situações de ensino/aprendizagem altamente contextualizadas num processo de elaboração coletiva, envolvendo alunos e professores. Trata-se de uma série de situações unificadas por uma finalidade conhecida e compartilhada pelo grupo classe. O TRABALHO COM PESQUISA Outra estratégia pedagógica utilizada pelos professores é o trabalho com pesquisa, tanto em grupo como individual. Esse procedimento visa formar estudantes que tenham condições de saber onde buscar informações, utilizar os materiais de pesquisa disponíveis, decidir sobre a relevância dos fatos a serem investigados, a melhor maneira de distribuir tarefas no grupo e a melhor forma de apresentar os resultados do que foi pesquisado. O trabalho do 5º ano

16 5º ANO O trabalho do 5º ano LÍNGUAPORTUGUESA  Textos  Textos literários  Conto de mistério  Mito Grego  Crônica  Conto etiológico  Poema  Textos não literários  Textos jornalísticos  Artigo de opinião O trabalho com textos é baseado no estudo de diferentes gêneros literários. No 5º ano o aluno estudará:  Produção de texto  Gramática e Ortografia  As normas gramaticais e ortográficas serão trabalhadas de modo reflexivo, assumindo um caráter mais funcional e não tão normativo.  O aluno será levado a compreender como estão organizados estes objetos de conhecimentos.

17 5º ANO LÍNGUAPORTUGUESA O trabalho do 5º ano  Ortografia  Sequências finais ANÇA ANSA ÊNCIA ÊNSIA Consoante + ÇÃO Consoante + SÃO Vogal + ÇÃO Vogal + SSÃO O trabalho com textos é baseado no estudo de diferentes gêneros literários. No 5º ano o aluno estudará:  Sons do /S/  Sons do /X/  Sequências iniciais A + L/U + Consoante E, I, O, U + L/U + Consoante S/SS R/RR  Prefixos IN/IM EN/EM

18 5º ANO O trabalho do 5º ano LÍNGUAPORTUGUESA  Livro Paradidático Os paradidáticos são escolhidos pelo professor, procurando sempre abordar temas de interesse da faixa etária, com o objetivo de ampliar o repertório de leitura que os alunos possuem, possibilitando o conhecimento de diferentes autores, gêneros e obras literárias. Os livros serão lidos tanto em sala de aula, como em casa. No 1º trimestre será lido:  “O mistério do cinco estrelas” Proposta de leitura para os outros meses:  “O homem da máscara de ferro”  “Ilíada” (A guerra de Troia)  “A Droga da Obediência”

19 5º ANO O trabalho do 5º ano LÍNGUAPORTUGUESA Como os pais podem ajudar  Conversar com a criança sobre o livro que está sendo lido em sala de aula e pedir para que conte a história. Ouvi-la atentamente, mostrando interesse.  Supervisionar a organização da criança com os materiais da escola e na execução da lição de casa.  Visitar livrarias e bibliotecas com frequência.  Incentivar a criança a compartilhar com amigos e professores a leitura de uma história que tenha chamado sua atenção.  Possibilitar que ela leia, a sua maneira, textos variados: histórias em quadrinhos, contos, poemas, charadas, textos informativos, entre outros.  Conversar e tecer comentários sobre leituras feitas pelos membros da família.

20 5º ANO O trabalho do 5º ano LÍNGUAPORTUGUESA Como os pais podem ajudar  Oferecer condições para que a criança se organize e se responsabilize pelos seus livros, mantendo-os em uma estante ou outro local adequado.  Promover um espaço para a leitura do paradidático.  Acompanhar os empréstimos feitos na biblioteca, orientando-os quanto aos cuidados com os livros e lembrando-os dos prazos estipulados para as devoluções.  Quando houver alguma pesquisa a ser realizada, proporcionar material suficiente para que o aluno possa fazê-la por si próprio.

21 5º ANO O trabalho do 5º ano MATEMÁTICA O que vamos estudar  Números e Operações  Posicionamento e potência de base 10  Conjunto de números naturais  Operações entre números e marcos  Diferentes usos dos números  Números decimais e frações decimais  Identificação dos termos das operações de multiplicação e divisão  Adição, subtração, multiplicação e divisão (algoritmo e propriedades)  Cálculo mental e estimativa  Expressões numéricas  Frações, porcentagens  Múltiplos e divisores  Problemas  Resolução e elaboração de problemas com as quatro operações  Argumentação e elaboração de estratégias para resolução

22 5º ANO O trabalho do 5º ano MATEMÁTICA  Grandezas e Medidas  Tempo, Comprimento, Capacidade, Massa e temperatura  Sistema Monetário Brasileiro  Perímetro e Área  Espaço e Forma  Polígonos  Retas paralelas e perpendiculares  Ângulos  Poliedros  Tratamento da Informação  Diferentes formas de organizar e comunicar informações  Produção de tabelas e gráficos  Coleta e organização de dados estatísticos.  Jogos  Jogo das cartas coloridas  Jogo Batalha de Frações  Sudoku  Jogo das pistas  Tangram  Jogo Caracol do Resto  Jogo Stop da Multiplicação  Livro  “Em busca do números perdidos”

23 5º ANO O trabalho do 5º ano  Projetos  Com História/Geografia: Trabalho com população e área dentro do conteúdo: Regiões Brasileiras.  Com Informática: Tangram – Criação da capa da apostila desenvolvida nas aulas de Matemática e folha com exercício realizada nas aulas de Informática. Como os pais podem ajudar  Levá-lo ao supermercado, estimulá-lo a observar os preços (cálculos com centavos), fazer estimativas e cálculo mental etc.  Propor que calcule o troco, inclusive formas de facilitá-lo, quando efetuar pequenas compras.  Possibilitar momentos de jogos: batalha naval, dominó, dama, xadrez, senha ou qualquer outro jogo de estratégia.  Discutir, nas situações do cotidiano, o uso de frações.  Estimular a observação de gráficos em jornais, revistas, televisão etc. MATEMÁTICA

24 5º ANO O que vamos estudar  Universo e Sistema Solar (Pesquisa e trabalho em grupos)  Terra (Fenômenos Naturais)  Corpo Humano (Pesquisa e trabalhos em grupos)  Reprodução Humana  Roda de Ciências A Roda de Ciências tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades de:  Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais.  Combinar leituras, observações, experimentações, registros etc, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.  Formar uma postura de estudante compromissado com as atividades escolares, com responsabilidades quanto à pesquisa, necessidade de transmitir informações corretas e cumprimento das datas de entrega das atividades.  Trabalho de Campo:  Visita ao Planetário de Campinas (S.P.) O trabalho do 5º ano CIÊNCIAS

25 5º ANO O trabalho do 5º ano CIÊNCIAS Como os pais podem ajudar  Manter um material de pesquisa contendo: textos informativos e imagens.  Estar atento à programação da TV (Globo Repórter, Futura, Discovery e TV Cultura), pois existem boas reportagens que abordam os temas que serão trabalhados.  Ajudar na escolha do tema para a “Roda de Ciências”, na seleção de textos compatíveis com a capacidade da criança e apoiar na produção de material ilustrativo que possa auxiliá-lo na apresentação do trabalho para a classe.

26 5º ANO O que vamos estudar  Brasil  Cultura e Identidade Nacional  Regiões Brasileiras  História: Colônia, Império, República  Projetos  Posição Geográfica (mundo)  Coordenadas Geográficas  Regiões Brasileiras  Brasil Colônia – Açúcar e Escravidão no Brasil  Brasil Império – Café  Brasil República – Democracia / Ditadura O trabalho do 5º ano HISTÓRIAEGEOGRAFIA  Livros propostos:  Atlas Ilustrado  Passarinhos e Gaviões: uma fábula da democracia Trabalho de campo  Trabalho de campo  Passeio de Maria Fumaça de Campinas à Jaguariúna contando a história do café

27 5º ANO O trabalho do 5º ano HISTÓRIAEGEOGRAFIA Como os pais podem ajudar  Aproveitar situações do dia a dia para olhar mapas (em viagens, na televisão, em jornais), legendas e guias.  Auxiliar nas pesquisas, providenciando material de pesquisa e auxiliando na compreensão dos textos escolhidos.  Incentivar a leitura de jornais e revistas.

28 5º ANO O trabalho do 5º ano INGLÊS Nas aulas de Inglês, nosso objetivo é proporcionar ao aluno a aquisição de um vocabulário básico, articulado às estruturas essenciais da língua inglesa, a partir de atividades relacionadas com a sua realidade imediata. Desta maneira, procuraremos desenvolver o gosto pela língua através de jogos, brincadeiras, dramatizações e músicas, como também algumas atividades escritas que auxiliam na fixação da grafia das palavras. O que vamos estudar  Animals  What time is it?  Clothes  Nationalities and Countries  Places  Professions  Question words Como os pais podem ajudar Incentivando seu filho e valorizando o “inglês” como língua universal. Mostrar como é importante e está presente no nosso dia a dia.  Verb to be  There to be  Prepositions  Adjectives  Can  Imperative  Christmas vocabulary  Dialogs  Texts

29 5º ANO O trabalho do 5º ano ARTE O que vamos estudar  Desenho de observação  Explorar através da pintura técnicas e materiais variados  Modelagem em argila e gesso  Técnicas de construção do desenho  Gravura.  Matizes  Sombra  Arte Naif  Estudaremos também vida e obra da artista Cristiane Campos Como os pais podem ajudar  Ajudar a coletar material bibliográfico e gravuras (internet, revistas, jornais, livros) sobre os temas estudados.  Levar as crianças à exposições para que possam aprimorar das diversas formas das expressões artísticas.  Aceitar, incentivar e valorizar o desenho, independente do valor estético apresentado.

30 5º ANO O que vamos estudar  Propriedades do som  Flauta-doce soprano e banda rítmica  Compositores da MBP  Folclore em suas diferentes manifestações Como os pais podem ajudar  Participar de pesquisas em livros, enciclopédias, revistas, jornais, internet etc.  Ajudar a criança a conhecer a discoteca que tem em casa.  Propiciar condições para que a criança possa ouvir músicas, de modo a explorar toda a diversidade de gêneros e estilos.  Estar atento a eventos culturais promovidos pelo SESC e Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (dica: cadastre-se para receber em casa a programação).  Prestigiar eventos promovidos pelo colégio. O trabalho do 5º ano MÚSICA

31 5º ANO CORAL Neste ano o aluno já poderá participar do Coral Infanto-Juvenil do colégio. A participação é opcional. A atividade “Canto Coral” objetiva o desenvolvimento da musicalidade do aluno integrando a técnica vocal à experiência de cantar. Os ensaios serão realizados às quartas-feiras, das 18h às 19h. O trabalho do 5º ano MÚSICA

32 5º ANO O que vamos estudar  Atividades recreativas  Flexibilidade e alongamento  Iniciação desportiva  Basquetebol  Handebol  Voleibol  Futebol Como os pais podem ajudar  Prestigiar qualquer atividade física que a criança participe.  Não cobrar resultados nesta faixa etária.  Manter uma alimentação balanceada e adequada.  Incentivar seu filho a praticar esportes. O trabalho do 5º ano EDUCAÇÃOFÍSICA

33 5º ANO O trabalho do 5º ano INFORMÁTICA As aulas de Informática, serão ministradas uma vez por semana, dentro do horário de aula normal do aluno. O objetivo da Informática, no contexto escolar, é servir como ferramenta no processo de ensino/aprendizagem. O aluno aprenderá o uso da Informática, seu conteúdo técnico, dentro de uma atividade interdisciplinar, ou seja, o aluno utilizará de softwares (programas) educativos, aplicativos (Word, Excel, Powerpoint) e a Internet para realização de atividades das várias disciplinas do seu ano.

34 5º ANO A possibilidade das crianças apresentarem sua aprendizagem é uma forma de aproximá-las às exigências do mundo atual em que a todo momento, é necessário expor opiniões e conhecimentos. Para o Colégio Itamarati, esse é, num sentido amplo, o trabalho de desenvolvimento da cidadania em toda sua potencialidade. Paralelamente ao conteúdo, são desenvolvidos projetos interdisciplinares que abordam temas de interesse da criança. Esses projetos têm seu produto final apresentado no Carnaval, na Festa Junina e na Feira do Conhecimento. O trabalho com projetos é uma entre as diversas estratégias didáticas que tem como objetivo gerar aprendizagens significativas. Um projeto caracteriza-se e diferencia-se por propor um conjunto de situações de ensino/aprendizagem, altamente contextualizadas, num processo de elaboração coletiva, envolvendo alunos e professores. Trata-se de uma série de situações unificadas por uma finalidade conhecida e compartilhada pelo grupo classe. Projeto: Carnaval / Festa Junina / Feira do Conhecimento

35 5º ANO Colégio Itamarati Educação Infantil e Ensino Fundamental Rua Abraão Caixe, 383 – Jardim Itamarati CEP: – Ribeirão Preto – SP Fone/Fax: (16) Site:


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