A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a Biodiversidade? Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a Biodiversidade? Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado."— Transcrição da apresentação:

1 O que é a Biodiversidade? Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana, Ema, Diana e José do 5ºD Trabalho iniciado com a participação de Sara

2 O que é a Biodiversidade? Rios Douro, Tâmega e Ovelha Área de Projecto 2010/2011

3 ÍNDICEÍNDICE O que é a Biodiversidade? Fonte: O Rio Douro Fonte: PT wikipédia. Org/ wiki/ Rio_ Douro O Rio Tâmega Fonte: PT wikipédia. Org/ wiki/ Rio_Tâmega O Rio Ovelha Fonte: PT wikipédia. Org/ wiki/ Rio_Ovelha

4 Introdução A Biodiversidade é a variedade de vida que existe no planeta Terra e é também uma das propriedades fundamentais da natureza. É preciso evitar a perda de Biodiversidade. Escolhemos o tema da Biodiversidade porque a perda de Biodiversidade está cada vez a agravar-se mais. Escolhemos também como tema estes três rios porque são os da nossa região e, como tal, resolvemos investigar um pouco mais sobre eles. O Rio Ovelha é um afluente do Rio Tâmega e esse é um afluente do Rio Douro. O Douro nasce em Espanha e a sua foz é no Oceano Atlântico. O Tâmega nasce também em Espanha e a sua foz é no Rio Douro. O Ovelha nasce em Amarante e desagua no Rio Tâmega. A nossa missão como grupo de trabalho, foi a de caracterizar e localizar geograficamente os três rios ligados ao nosso Concelho e, de entender a Biodiversidade fluvial.

5 O que é a Biodiversidade?

6 Mais claramente falando, diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planeta terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies e a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos. Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa. A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. Com tamanha importância é preciso evitar a perda da Biodiversidade. O que é a Biodiversidade?

7 O Rio Douro

8 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbión, a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é na costa atlântica, na cidade do Porto. Este é o segundo rio mais extenso da Península Ibérica. O seu curso tem um comprimento superior a 800km. No início do seu curso é um rio largo e pouco caudaloso. A sua altitude média é de700 metros. O forte declive (inclinação de um terreno),do rio, as curvas apertadas, as rochas salientes, os caudais violentos, as múltiplas irregularidades, os rápidos e os inúmeros "saltos" ou "pontos" tornavam este rio indomável. O Rio Douro foi, e é, uma fonte de riqueza para a região. Este rio antigamente, fazia mover as azenhas que se espalhavam nas suas margens, permitia a pesca, irrigava campos ou enchia os poços das melhores hortas de Bemposta, existentes perto deles, onde se cultivavam as novidades e as árvores de fruta, base de sustento das populações.

9 O Rio Tâmega

10 O Rio Tâmega é um afluente da margem direita do rio Douro, com aproveitamento da barragem do Torrão, barragem inaugurada em 1989, no concelho de Marco de Canaveses. Este rio nasce na Galiza, Espanha, e entra em Portugal pelo concelho de Chaves. Sempre orientado para sudoeste, passa perto de Vidago, serve de fronteira entre os distritos de Braga e Vila Real, banha Mondim de Basto, entrando depois no distrito do Porto: Amarante e Marco de Canaveses. O escoamento anual médio é de 1906,1 hm3

11 O Rio Ovelha

12 O Rio Ovelha é um rio Português que nasce em Pena Suar (junto do parque eólico), perto de Covelo do Monte, na freguesia de Aboadela, no concelho de Amarante. Passa na Serra do Marão e a sua foz localiza-se em Fornos, no Marco de Canaveses. O Rio Tâmega recebe as suas águas. É um pequeno rio de águas limpas de margens de tamanho variado. O seu caudal varia bastante, e por vezes inunda os campos, durante as cheias. Sobre este rio passa, na freguesia de Folhada, uma antiga ponte medieval, que se acredita substituir uma outra mais antiga e de origem romana, a Ponte do Arco.

13 ConclusãoConclusão A conclusão que tiramos deste trabalho foi a de que, a Biodiversidade é tudo o que existe vivo no planeta Terra. Está a ser afectada e, nós os seres humanos, também seremos seriamente prejudicados. O Rio Douro é o segundo rio mais extenso que passa na Península Ibérica, nasce em Espanha e desagua no Oceano Atlântico. O Rio Tâmega nasce também, em Espanha e a sua foz é no Rio Douro. Por sua vez, o Rio Tâmega recebe as águas do Rio Ovelha, que nasce no concelho de Amarante. Estão ligados entre si e, como tal a sua Biodiversidade. Toda a poluição, chuvas ácidas, barragens, aquecimento global, podem provocar a morte, ou a extinção de algumas espécies, assim como, o desequilíbrio da Biodiversidade Fluvial, já detectado no decurso dos nossos rios.

14 Apresentação Final Livro Área de Projecto 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana, Ema, Diana e José Grupo A Turma do 5ºD

15

16

17

18

19

20

21

22 FimFim


Carregar ppt "O que é a Biodiversidade? Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google