A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Doze milhões de mortos e quarenta milhões de inválidos;  Alto custo;  Desenvolvimento científico e tecnológico;  Participação feminina no mercado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Doze milhões de mortos e quarenta milhões de inválidos;  Alto custo;  Desenvolvimento científico e tecnológico;  Participação feminina no mercado."— Transcrição da apresentação:

1

2

3  Doze milhões de mortos e quarenta milhões de inválidos;  Alto custo;  Desenvolvimento científico e tecnológico;  Participação feminina no mercado de trabalho;  EUA se tornou o centro do capitalismo mundial;  Segunda Guerra Mundial.

4

5

6

7  O Imperialismo  O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial → Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 – amplo programa de expansão naval:  Lei Naval de 1889: Inicia uma corrida naval com a Inglaterra;

8  Movimentos Nacionalistas Pan-eslavismo – União de todos os povos eslavos – Rússia Pangermanismo – Anexação da Alemanha aos territórios da Europa Central onde viviam os germânicos. O Revanchismos francês - Movimento nacionalista pelo qual o governo francês visava recuperar os territórios da Alsácia-Lorena.

9

10

11 A formação da tríplice aliança A Formação da Tríplice Entente  Pan-germanismo;  1873 – Liga dos Três Imperadores (Alemanha, Áustria –Hungria e Rússia)  1882 – Tríplice Aliança: Alemanha + Áustria + Itália  1904 – Entente Cordiale;  1907 – Tríplice Entente: Inglaterra+ França+ Rússia.

12  Questão Marroquina: Convenção de Madri (1880): Direito dos alemães explorarem o Marrocos; 1904:acordo franco-britânico; 1905: desembarque do Kaiser Guilherme II no Marrocos; Conferência de Algadir (1911): Marrocos ficou com a França e a Alemanha com o Congo;

13  Crise Balcânica Um dos principais focos de atrito entre as potências européias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha). Em 1908, a Áustria anexou a Bósnia-Herzegovina, contrariando os interesses da Sérvia, que pretendia incorporar aquelas regiões habitadas por eslavos e criar a Grande Sérvia. Os movimentos nacionalistas sérvios passaram a reagir violentamente contra a anexação austríaca da Bósnia-Herzegovina.

14  Pan-eslavismo:  Rússia – unificação dos povos eslavos com o fim da dominação do império turco;  Servia – líder do movimento pan-eslavista, queria livrar a região do domínio turco e construir a grande Sérvia;  Dominação turca – apoio:  Alemanha – construir a estrada de ferro Berlim-bagdá.  Áustria-Hungria – protetora do império Turco. Tinha no oriente europeu a saída para seu crescimento.

15

16

17  O Império Austro-Húngaro atacou a Bósnia e a Herzegovina.  Forte propaganda pan-eslavista usadas pela Sérvia e pela Rússia para desestabilizar o império Austro-Húngaro;  Assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando pelo estudante Gravilo Prinzip

18

19

20  A Itália apesar de membro da Aliança mantinha conflitos sérios com a Áustria- Hungria. Assinava acordos secretos de não agressão com a Rússia e a França. Em 1915 a Itália passou para o lado da Entente por ter recebido a promessa de compensações territoriais.  A Rússia passou por uma guerra civil interna – a revolução Menchevique – assinando um acordo de paz separado com a Alemanha, o Brest-Litovski em 1918.

21 Primeira Fase – 1914 a 1915Segunda fase – 1915 a 1917 Marcada pela intensa movimentação das forças beligerantes. Depois de uma rápida ofensiva das tropas alemãs em território francês em setembro de 1914, os exércitos franceses organizaram uma contra-ofensiva, detendo o avanço germânico sobre Paris (Batalha do Marne). A partir desse momento, nenhum dos lados conseguiu vitórias significativas sobre o outro, mantendo-se um equilíbrio de forças nas frentes de combate. A intensa movimentação de tropas da fase anterior foi substituída por uma guerra de trincheiras, em que cada lado procurava garantir suas posições, evitando a aproximação do inimigo. Foi um período extremamente duro e des-gastante para as tropas em conflito. Sob ataque intermitente do inimigo, os soldados guarneciam suas posições nas trincheiras, enfrentando o frio, a chuva e o barro.

22  Ocorreu a entrada de outros países na guerra. A marinha alemã, utilizando seus submarinos, afundou navios de países tidos como neutros, alegando que transportavam alimentos para os inimigos. Foi o caso, por exemplo, do navio Lusitânia, dos Estados Unidos, e do navio Paraná, do Brasil. Nessa fase da guerra, dois acontecimentos se destacaram: a entrada das forças dos Estados Unidos no conflito (6 de abril de 1917) e a saída dos exércitos da Russia (3 de março de 1918).

23  Entrada dos yankes;  Renúncia de Guilherme II e a instauração da república de Weimar na Alemanha.

24  Doze milhões de mortos e quarenta milhões de inválidos;  Alto custo;  Desenvolvimento científico e tecnológico;  Participação feminina no mercado de trabalho;  EUA se tornou o centro do capitalismo mundial;  Segunda Guerra Mundial.

25  14 pontos de Wilson; “A paz sem vencidos e vencedores”  Tratado de Versalhes;  Tratado de Saint-Germain – desmenbramento do Império Austro- Húngaro: Hungria; Tchecoslováquia; Iugoslávia; Polônia;  Tratado de Trianon – Hungria;  Tratado de Sèvres –Império Turco


Carregar ppt " Doze milhões de mortos e quarenta milhões de inválidos;  Alto custo;  Desenvolvimento científico e tecnológico;  Participação feminina no mercado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google