A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IHC e Jogos de Computador Christiano Lima Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IHC e Jogos de Computador Christiano Lima Santos."— Transcrição da apresentação:

1 IHC e Jogos de Computador Christiano Lima Santos

2 Sumário Motivação Jogos de Computador Jogo X Software IHC Aplicada a Jogos Ergonomia Usabilidade Acessibilidade A Interface de um Jogo A Interface Gráfica Metáforas de Interface Alguns Princípios de Design Gráfico A Interface Sonora A Interface dos Dispositivos de Entrada Algumas Observações IHC e Jogos Casuais Considerações Finais Referências Bibliográficas Outras Referências Contato

3 Motivação Por que estudar IHC em jogos? ? ? ? ? ? ?

4 Motivação O que é um jogo de computador? Quais as diferenças entre um jogo e outros tipos de software? Como IHC pode beneficiar os jogos?

5 Jogos de Computador Segundo Chris Crawford (1997) Sistema com a finalidade de entretenimento que se utilize de um computador como ferramenta para processamento e encerre os quatro elementos primordiais do jogo: representação, interação, conflito e segurança.

6 Jogo X Software Jogos devem entreter! Se um jogo não agradar, o usuário simplesmente jogará outro.

7 Microsoft Excel

8 The Sims

9 IHC Aplicada a Jogos Segundo BAECKER & BUXTON Grupo de processos, diálogos e ações através do qual um usuário humano emprega e interage com um computador; O objetivo dos desenvolvedores de um jogo é que a capacidade de interação de um usuário com o seu jogo seja sempre maximizada!

10 IHC Aplicada a Jogos Alguns Conceitos Fundamentais – Ergonomia; – Usabilidade; – Acessibilidade.

11 Ergonomia Disciplina que trata da adaptação das tarefas ao homem, garantindo assim que o usuário desempenhe suas atividades sem prejuízos à saúde No caso de jogos, garante a satisfação por meio do uso do mesmo.

12 Ergonomia Princípios – Visibilidade; – Affordance; – Feedback.

13 Ergonomia Como fazer a movimentação de um avião em... Flight Simulator X Impacto Alpha

14 Usabilidade Quanto mais usável um software, melhor a interação entre o usuário e o sistema e menor será o esforço do usuário para utilizá- lo; Quanto melhor for a curva de aprendizado em um jogo, mais usável ele será ao longo do tempo em que for jogado.

15 Acessibilidade Todos têm o direito de jogar! Quanto maior o mercado, melhor; Muitas pesquisas já estão sendo feitas: – Adobe; – International Game Developer Association; – SBGames.

16 Sumário Motivação Jogos de Computador Jogo X Software IHC Aplicada a Jogos Ergonomia Usabilidade Acessibilidade A Interface de um Jogo A Interface Gráfica Metáforas de Interface Alguns Princípios de Design Gráfico A Interface Sonora A Interface dos Dispositivos de Entrada Algumas Observações IHC e Jogos Casuais Considerações Finais Referências Bibliográficas Outras Referências Contato

17 A Interface de um Jogo Esquema de funcionamento de um jogo

18 A Interface de um Jogo Qual deve ser o papel da interface em um jogo? Como devem se portar os diversos elementos da interface – Menus; – Metáforas; – Informações numéricas e estatísticas.

19 A Interface Gráfica Como devem se portar os diversos elementos da interface gráfica – Menus; – Metáforas; – Informações numéricas e estatísticas; Como aplicar princípios de design?

20 A Interface Gráfica de Outlive

21 Áreas mais utilizadas para interfaceamento gráfico

22 Áreas utilizadas para interfaceamento gráfico em Outlive

23 A Interface Gráfica Starcraft Outlive Ground Control 2 Warcraft 3

24 Metáforas de Interface As metáforas funcionam como modelos naturais, nos permitindo usar conhecimento familiar de objetos concretos; O objetivo da metáfora na interface do jogo computacional é, portanto, prover o usuário com um modelo de um sistema subjacente.

25 Metáfora de uma conversa em The Sims

26 Alguns Princípios de Design Gráfico Proximidade Total Annihilation

27 Alguns Princípios de Design Gráfico Alinhamento Total Annihilation

28 Alguns Princípios de Design Gráfico Repetição Tartarugas

29 Alguns Princípios de Design Gráfico Contraste Mercadão dos Jogadores

30 A Interface Sonora Qual o papel da interface sonora... – Na maioria dos jogos; – Em jogos para deficientes Visuais; Mentais.

31 A Interface Sonora Que informações podem ser providas por meio dessa interface? Quando há muitas informações sonoras ao mesmo tempo, como proceder ?

32 Sumário Motivação Jogos de Computador Jogo X Software IHC Aplicada a Jogos Ergonomia Usabilidade Acessibilidade A Interface de um Jogo A Interface Gráfica Metáforas de Interface Alguns Princípios de Design Gráfico A Interface Sonora A Interface dos Dispositivos de Entrada Algumas Observações IHC e Jogos Casuais Considerações Finais Referências Bibliográficas Outras Referências Contato

33 A Interface dos Dispositivos de Entrada Qual o papel dos mecanismos de entrada de dados na interação com o jogador? Aplicação de conceitos ergonômicos: – Teclado; – Mouse; – Joystick; – Outros dispositivos.

34 A Interface dos Dispositivos de Entrada Possibilidade do usuário configurar as teclas – Maior liberdade e grau de ergonomia;

35 Algumas Observações Usuários não lêem... – E jogadores? – Interface bem simples, com boas metáforas; – Introdução de uma missão-tutorial; Usuários não usam o mouse... – E jogadores? – Disponibilidade de atalhos é aconselhável.

36 IHC e Jogos Casuais Quem é o jogador casual? Web Games + Mobile Games + Outros jogos mais simples; Porque IHC é tão importante para os jogos casuais?

37 Circuito Mineiro de Maratonas Áquaticas 2006

38 Força Andrômeda – Operação Tempestade

39 Considerações Finais Jogos cada vez mais complexos – Novos problemas de IHC a serem resolvidos! IHC em Jogos possui um papel muito importante – Ser humano Computador Novas formas de interação estão surgindo – Uso de microfones e câmeras

40 Referências Bibliográficas CRAWFORD, Chris. The Art of Computer Game Design; LUZ, Mairlo H. G. C. da, Desenvolvimento de Jogos de Computador; SCHNEIDER, Henrique N., Notas de Aula; WILLIAMS, Robin, Design para quem não é designer – noções básicas de planejamento visual, Callis Editora, 1994.

41 Outras Referências Microsoft Excel e Flight Simulator X são produtos da Microsoft Games; The Sims é um produto da empresa Maxis; Impacto Alpha é um produto da Oniria Entertainment; Outlive é um produto da Continuum Entertainment; Starcraft e Warcraft 3 são produtos da Blizzard;

42 Outras Referências Ground Control 2 é um produto da Massive Entertainment; Total Annihilation é um produto da Cavedog Entertainment; Força Andrômeda – Operação Tempestade e Tartarugas são produtos da Elfland Studios; Cicuito Mineiro de Maratonas Aquáticas 2006 e Mercadão dos Jgoadores são produtos da O2 Games.

43 Contato OBRIGADO!


Carregar ppt "IHC e Jogos de Computador Christiano Lima Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google