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1 Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Discipulado

2 CHAMADO

3  Mc 3,  Chamado- ato deliberado da vontade de Deus  O discípulo é tirado do coração do Pai e dado a Jesus; para fazer parte da sua escolha (Jo 15,16).  1º Estar em sua companhia  Ex: Lc 5-8 só olhando Jesus fazer.  Chamado de Moisés (At 7, 23-25)  Deus chamava pra estar com Ele. CHAMADO

4  o 1º momento é conhecer o Senhor  Eu enxergo a Deus? Ou eu Conheço a Deus?  (Gn 4,1)-Travar um relacionamento de intimidade.  Conhecimento que gera vida.  Moisés enxergava a Deus. Não podemos sair matando egípcio por ai.  (Gn 24,67)- Moisés e o Senhor entraram na tenda. Entender.  Conhecimento dos egípcios + experiência de Deus.

5  At 9, 20- Paulo não deixou esfriar a experiência de damasco.  At 9, 25- aqui você está dando muito trabalho (problema), vai pra perto do papa (Pedro).  At 9, 28- só fazer, não aprender. De volta pra Tarso.  At 9, 31 – fica no Deserto por 14 anos (Tradição).  I-Sm 3, 1-7 – Servir sem conhecer a Deus.  Mt 7, 21 ss – Não basta senhor Senhor..... Não pelo que fizeram, mas deixaram de fazer (ser). CHAMADO

6  Mc 3, Agora começa a missão; depois de um tempo de permanência.  Nos envolvemos tanto com a ação que esquecemos a contemplação.  do meio dos discípulos, tira 12 Apóstolos formados.  Temos discípulos que não querem ser apóstolos e apóstolos que não foram discípulos.  Quais são suas atitudes de discípulo e de apóstolos?  Escreva e veja se está equilibrado. Onde está o maior peso?  compare o ontem com o hoje. CHAMADO

7

8 Mestre

9  Foi substituída por professor. Hoje é quem fez mestrado.  Jo 13,13- Jesus fez questão de dois títulos: Mestre e Senhor.  No oriente: leigo competente que ensinava a seguir a Lei de Deus. Estudioso da Lei, sábio que transmitiam um estilo de vida que eles mesmo experimentavam. Sabedoria de se viver corretamente.  Nesse aspecto, mais importante que o pai e a mãe que dá a vida é o mestre que ensina viver bem.  Vendo o mestre fazer que eles aprendiam (família). Mestre

10 Clique para editar o formato do texto da estrutura de tópicos 2º Nível da estrutura de tópicos  3º Nível da estrutura de tópicos 4º Nível da estrutura de tópicos  5º Nível da estrutura de tópicos  6º Nível da estrutura de tópicos  7º Nível da estrutura de tópicos  8º Nível da estrutura de tópicos  9º Nível da estrutura de tópicosClique para editar os estilos do texto mestre ◦ Segundo nível  Terceiro nível  Quarto nível  Quinto nível  Um mestre para todas as disciplinas  Não tem lugar fixo  Ensina a vida, coisas práticas dos valores da vida são vários mestres para um aluno Lugar fixo de ensinar Conhecimento teórico Mestre comparação mestre de israel e de hoje

11 Mestre de IsraelMestre Jesus Intinerante Escolhido pelo discípulo (Família  $) “fui eu que vos escolhi” o mestre que escolhe Não aceitava nem mulheres nem crianças (-10 anos) Aceitava mulheres (Lc 8, 1-4) e crianças Discipulado temporárioDiscipulado permante (Lc 9,62) Discípulo tinha o prestígio do mestre Prestígio do mestre (Mt 5, 11-12) Discípulo a serviço do mestre, como que um escravo “Já não vos chamo de servo, mas de amigo. Mestre

12  Jesus tinha consciência que era mestre e sabia ser.  Convive com os discípulos noite e dia.  Relação diferente com o povão e os discípulos.  Ex: parábola do semeador; Sermão da montanha.  Metodologia de Jesus: formar apóstolos que formem novos apóstolos.  João Batista não formou a um. Jesus formou a muitos.  Paulo a Timóteo: “confia a homens capazes de ensinar a outros”.  Tenho medo do outro tomar o meu lugar. Mestre

13  Discípulo multidão  Lc 19,  presenciou milagres, foi curado....  Lc 23,  mesma multidão pede a crucificação.  Conhece os milagres do Senhor, não conhecer o Senhor dos milagres.  Se leva pelo entusiasmo. Auditório. Cheio de automatismo (não tem personalidade).  Mt 15, 8- característica.  Jo 6, se preocupa quando Jesus some, parece ser fiel e seguindo.  Jo 6,  “ eu te conheço multidão” não gosta da pratica. Nós queremos ser discípulos de Jesus?

14  Jo 6, 41- Jesus começa a mudar o discurso (pão da vida) e a multidão muda de opinião.  Jo 6, 60- Pede mudança de vida e valores.  Jo 6, 66- serve a um Jesus partido. Quer usufruir do Reino, não se comprometer.  O colocam como Rei, profeta, mas não o aceitam como Salvador. Gostam da Glória (só no Tabor), na hora da cruz, vão embora.  “Louvar com os lábios”, mas não assume compromisso.  Se não vir milagres, ele não muda. Nós queremos ser discípulos de Jesus?

15  Discípulo da lei  Fariseu- separados, justos, hoje motivo de gozação.  rígida  “ quanto a lei, irrepreensíveis” 643 preceitos.  Quanto a oração  freqüência ao templo diária (Sábado)  Paravam 5 vezes ao dia. 3 jejuns por semana. Dízimo.  Esmola (caritativo).  Sabiam de cor a Lei.  Mt 23,5. Servem por causa deles mesmos.  Preocupado em serem vistos pelos homens. Honra do mundo.  O importante não é o fazer, mas porque eu faço? Nós queremos ser discípulos de Jesus?

16  Dinâmica  Mc 3, 7 – várias cidades  Mc 6,44- os que haviam comido do pão  Lc 19, multidão  At 1,15- discípulo geral- 120  Lc 10,11- discípulo com missão. 72  Mt 10,1- Apóstolo. 12  Mc 9,2- intimidade- 3  Jo 19,26- Apóstolo aos pés da Cruz.  Nós queremos ser discípulos de Jesus?

17  Jesus desejou que ele crescesse em todas as dimensões.  As áreas que Jesus treinou Pedro:  1º ele treinou para O Amor: Não tanto amar, mas sim deixar-se amar por Jesus.  Ninguém pode amar se não for amado.  Jo 1,42 não percebeu a intensidade do olhar, mas sua vida começa a mudar. Após a negação o mesmo olhar carregado de amor.  Se Jesus o repreende, ele teria feito como Judas Iscariotes (sufocou o orgulho), Já Pedro derramou o orgulho em um choro. O discipulado de Pedro

18  2º Treinou para a renuncia:  Mc 1,17- troca seus valores pelo de Jesus.  Renuncia ao nome (abrir mão do passado e da historia)  Simão- cana agitada pelo vento  Cefas- gruta escavada na rocha.  Renuncia ao trabalho (redireciona o seu objetivo, pescador de homens) renunciamos por algo melhor. Aquilo que renunciamos é inferior a graça que se recebe do próprio Jesus.  Deus tem um jeito diferente de fazer Pedro feliz. O discipulado de Pedro

19  3º Ele o treina pra obediência:  Obedecendo se treina a obedecer  Pesca milagrosa (ordem de um carpinteiro).  Aquele que tudo sabe, obedece aquele que tudo pode.  Multiplicação dos Pães.  Andar sobre as águas.  A pesca do peixe do imposto (rompe qualquer lógica).  4º treina para reconhecer limitações  Lc 22, Olha a resposta do insensato vs. 33  Mc 9,2ss Transfiguração. O discipulado de Pedro

20 Clique para editar o estilo do subtítulo mestre O discipulado de Pedro 5º Treina para fé Mt 14, 22  obrigados a ir Acreditou na palavra,a travessia. Ao afundar acreditou no Senhorio. Salva-me Jesus. Pedro afundou para ter mais fé. Tríplice profissão de fé. Temos que afundar (pecador) próximo de Jesus, para estender a mão. Pedro sabia nadar, mas não lutou com suas forças. Mt 14, 31  Jesus chama a atenção quando está seguro. Nós fazemos o contrário. Poe tua mão (musica)

21 Passo para o discipulado

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