A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Negócios e Empreendedorismo O PROGRAMA EMPREENDER O Programa Empreender foi desenvolvido no âmbito de um projeto de cooperação técnica entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Negócios e Empreendedorismo O PROGRAMA EMPREENDER O Programa Empreender foi desenvolvido no âmbito de um projeto de cooperação técnica entre."— Transcrição da apresentação:

1

2 Gestão de Negócios e Empreendedorismo

3 O PROGRAMA EMPREENDER O Programa Empreender foi desenvolvido no âmbito de um projeto de cooperação técnica entre Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e da Alta Baviera (Alemanha) no início dos anos 90.

4 Objetivo do Projeto Empreender: O objetivo inicial foi melhorar o gerenciamento e aumentar a competitividade das empresas. O Projeto Empreender, foi expandido para todo o estado em 1997.

5 A partir do ano 2001, com apoio do Sebrae Nacional e da CACB(Confederação das Associações Empresariais do Brasil), o Projeto Empreender começou a ser ampliado para 18 estados brasileiros e o Distrito Federal. Expansão do Projeto Empreender:

6 PROGRAMA EMPREENDER – SITUAÇÃO ATUAL O Programa Empreender tornou- se um grande sucesso nacional e internacional. Foi eleito como um dos melhores programas do mundo voltados para o fortalecimento de micro e pequenas empresas pela ICC - World Chambers Federation, durante seu o 4º Congresso em 2005, na África do Sul.

7 PROGRAMA EMPREENDER – SITUAÇÃO ATUAL Atualmente participam do Programa: 22 estados; 600 municípios; empresas; Núcleos Setoriais.

8 OS NÚCLEOS SETORIAIS

9 NÚCLEOS SETORIAIS – O QUE SÃO? São grupos de empresas do mesmo segmento que promovem ações coletivas para melhorar o desempenho das empresas e do segmento; Moderados e aconselhados por um consultor da ACI, especializado em consultoria grupal; Utilizam metodologia específica para a condução das reuniões e o desenvolvimento de suas atividades; Se reúnem periodicamente.

10 NÚCLEOS SETORIAIS – BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS Desenvolve a consciência empresarial; Aumenta a auto-estima e autoconfiança; Melhora o relacionamento entre as empresas; Desperta para o associativismo; Facilita o acesso a consultoria, capacitação, informação e apoio institucional; Aumenta a competitividade das empresas e do segmento.

11 NÚCLEOS SETORIAIS – BENEFÍCIOS PARA A LOCALIDADE Estabelece um canal “maduro” para a comunicação com o empresariado; Favorece o nível de emprego e renda; Fortalece a base da economia; Desenvolve o perfil do empreendedor local; Reduz o índice de mortalidade das empresas.

12 NÚCLEOS SETORIAIS – COMO FUNCIONAM 1. Levantamento dos problemas do segmento; 2. Estruturação e análise dos problemas do segmento; 3. Elaboração do plano de ação de forma participativa; 4. Implementação das ações de articulação, capacitação, consultoria e informação; 5. Realização de reuniões constantes para avaliação das ações realizadas e desdobramento de futuras. 6. Formulação de projetos que visam o desenvolvimento das empresas e do setor

13 Metodologia METAPLAN 13

14 Você indicaria o Empreender a outros empresários?  A melhor propaganda é aquela feita pelos próprios clientes  “Com o empreender ensinamos e aprendemos a expor nossos problemas e dificuldades em conjunto e assim definimos melhor o nosso trabalho.” – Empresário de Alto Alegre dos Parecis - RO 96,5% 3,1% 0,4% SimNão informaram Não

15 15 Estratégia é tudo para um gestor Um velho vivia sozinho em Minnesota. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito árduo. Seu único filho, que antes o ajudava, estava na prisão. O velho então escreveu a seguinte carta ao filho: "Querido Filho, estou triste pois, ao que parece, não vou poder plantar o jardim este ano. Detesto isso porque sua mãe adorava a época do plantio depois do inverno. Mas estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar... Com amor, Papai". Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:

16 16 Estratégia é tudo para um gestor "PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos". As quatro da manhã, agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta: "Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento”. Nada como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis. É importante repensar as pequenas coisas que muitas vezes, nós mesmos colocamos como obstáculos.

17 Ninguém pode, pelo outro :  Experimentar,  Pensar,  Descobrir,  Assimilar,  Crescer,  Participar,  Modificar,  Fazer Opções.

18 OBRIGADA! OBRIGADA!

19 Solange Santana (38)


Carregar ppt "Gestão de Negócios e Empreendedorismo O PROGRAMA EMPREENDER O Programa Empreender foi desenvolvido no âmbito de um projeto de cooperação técnica entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google