A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ICEA – ELLI (Subdivisão de Língua Inglesa). Objetivos  Apontar técnicas de aprendizado e material de estudo de língua inglesa  Assumir o manche no seu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ICEA – ELLI (Subdivisão de Língua Inglesa). Objetivos  Apontar técnicas de aprendizado e material de estudo de língua inglesa  Assumir o manche no seu."— Transcrição da apresentação:

1 ICEA – ELLI (Subdivisão de Língua Inglesa)

2 Objetivos  Apontar técnicas de aprendizado e material de estudo de língua inglesa  Assumir o manche no seu aprendizado (ou melhor… assumir o microfone!)  Valorizar o aprendizado da língua inglesa

3 Roteiro  Inglês para quê?  Bate-papo sobre aprendizado  Critério a critério A. Pronúncia B. Estrutura C. Vocabulário D. Fluência E. Compreensão F. Interação  Material de apoio

4 Inglês para quê? “Aquele que não conhece uma língua estrangeira, não conhece a sua própria.” Johann Wolfgang V. Goethe Proficiência em Língua Inglesa para fins acadêmicos o mundo globalizado e digital, para acesso à informação e comunicação sem fronteiras, comunicação criativa fins profissionais (ATC)

5  Acesso às informações disponíveis na internet, nos mais variados assuntos  Conectar-se a pessoas em redes sociais por todo o mundo  Acompanhar filmes e noticiários internacionais, mantendo-se atualizado  Estar à vontade com estrangeiros  Usar sites internacionais de compras  Para o mercado de trabalho globalizado Inglês para quê?

6 O que as 5 frases abaixo têm a ver com o aprendizado de inglês?  Uma aeronave no solo está segura. Mas não é para isso que se constroem aeronaves.  Herrar é umano.  “Keep walking.”  “Dois hambúrgueres, ______, queijo, _____ especial, cebola e ______ no pão com ______!”

7 O professor abre a porta, mas você deverá entrar sozinho.  Mesmo com o melhor curso, o melhor material e o melhor professor…  … tem-se 50% da equação, se tanto!  Não seja espectador do SEU aprendizado!

8 Uma aeronave no solo está segura. Mas não é para isso que se constroem aeronaves. Decole! Saia da zona de conforto para aprender. Aeronaves precisam de destino. Foco! (Concentre-se no mais necessário: inglês de aviação - fala e escuta. Leitura para adquirir vocabulário.) Metas tangíveis! (Seja realista. Não existe domínio pleno do idioma! E divida o aprendizado em metas menores.) Aeronaves precisam de combustível (motivação)! O inglês é para você. Precisando reabastecer ou tendo dúvidas de inglês, fale com o ICEA!

9 Herrar é umano. Parte do aprendizado. Como andar de bicicleta. Erros ensinam sobre a língua (testar hipóteses). Mais importante é se expressar. Correção é 2o passo. Erros que afetam vs. erros que não afetam o significado. ICAO: Passar a mensagem = segurança. Certos “erros” são previstos até nível 6.

10 Sem ansiedade. Resultados perceptíveis demoram. Dificuldades fazem parte. Insista. O bom aluno tem autoconfiança e perseverança. Sem mitos. É possível aprender um idioma depois de adulto. Com clareza dos passos. Feedback do prof., do EPLIS, de si mesmo (autoavaliação). Não há atalhos. (Mas há como ter foco.) Não há fórmulas milagrosas. Esforço contínuo e compassado. ICAO Cir 323: aprox. 200h de estudo para passar de NP3 médio/alto para NP4 (talvez até 400h)

11  O que não faz a repetição!  Aprendizado em espiral  Revise! Revisar e expandir.  Pratique!  Automatização  fluência  Grave-se e veja a diferença.

12 Critérios da ICAO: quais são? A. Pronúncia B. Estrutura C. Vocabulário D. Fluência E. Compreensão F. Interação Mais info sobre cada um dos critérios no Manual!

13 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (A) Pronúncia  Objetivo: ser inteligível para a comunidade aeronáutica intnl  Como? Com sotaque brasileiro? Sim. Mas sempre de forma clara. Bom volume. Clareza nas consoantes (ex.: /r/ vs. /h/). Atenção nas sílabas tônicas (ex.: control, emergency, turbulence, passenger). Cuidado para não acrescentar [i] no final da sílaba (ex.: “The aircrafiti madi a lefiti turni.”) ou no início da palavra com ‘s’ (ex.: [izmou] em vez de “small”).

14 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (A) Pronúncia  Dicas: Aprenda a pronúncia junto com a palavra. Anote a palavra de forma que você vá lembrar. Confira a pronúncia em dictionary.cambridge.org ou Articule exageradamente até ser natural (ex.: Brazil-zil-zil). Se quiser conhecer como se articulam os sons da língua: Phonetics Univ of Iowa BBC Sounds of English

15 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (B) Estrutura  Objetivo: Com o controle das estruturas básicas, dar conta das tarefas.  Como? Com erros? Sim. Mas sem afetar comunicação. Ex.: “in Monday” em vez de “on Monday” – OK “traffic ahead of you” em vez de “traffic behind you” – Not OK!!! Com cuidado naquilo que modifica sentido: “Your” vs. “his/her/their” Any vs. some vs. no (“No/Anybody can do it.”) Passado vs. presente vs. futuro Etc. Lista de estruturas (não exaustiva): Doc 9835 pp. B-13 a B-16

16 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (B) Estrutura  Dicas Não brigue com a língua. Tentar entender é benéfico ao aprendizado, mas há diferenças em relação ao português que são arbitrárias. Colocar em uso! Não adianta saber as regras sem estar acostumado(a) a pô-las em prática. Pensar: “em que situação usaria isto?” (Doc 9835 pp. B-9 – B-12: language tasks of ATCOs). British Council Learn English e BBC Learning English [free!] British Council Learn English BBC Learning English

17 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (C) Vocabulário  Objetivo: Vocab suficiente para comunicar-se no e sobre o trabalho. Parafrasear quando faltarem palavras.  Como? Jamais em português! Se não souber uma palavra, dizer com outras. Depois, com tempo, procurar palavra/expressão exata se houver. Revisar o vocabulário aeronáutico. Quando ocorrer uma situação interessante no trabalho, pensar: “como eu a relataria em inglês?” e “o que eu teria dito ao piloto se ele fosse japonês/alemão/inglês?”

18 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (C) Vocabulário  Dicas: Abrace as diferenças em relação ao português. Aceite que uma palavra pode ter mais de um sentido. Leia ( Aviation Herald, Plane Crash Info, Air Disaster, Aviation Safety ) e ouça sobre aviação para adquirir vocabulário técnico! Aviation HeraldPlane Crash InfoAir DisasterAviation Safety Mantenha um caderno de vocabulário com a definição ou tradução e exemplos de uso. Revise constantemente. Anote também as chamadas “collocations”! (ex.: “turn”  “make a turn”, “left/right turn”) Invente histórias ou diálogos e tente encaixar o máximo de vocabulário que você aprendeu naquela semana. Eventos e domínios do controle Doc 9835 pp. B-5 a B-8 Glossário de aviação FlightPath (Mas contexto!)FlightPath

19 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (D) Fluência  Objetivo: falar num ritmo apropriado, com alguns conectores e marcadores de discurso.  Como? Evite hesitação em excesso ( uuuhhh, ééé, “a aero-, a aero-, a aeronave decolou” ) ou longas pausas. Aprenda palavras e expressões que podem organizar e conectar sua fala ( but, so, first of all, in the top left-hand corner, well ). Fale na velocidade normal. Ser fluente não é necessariamente falar rápido.

20 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (D) Fluência  Dicas: Automatizar fala é como aprender a dirigir. 10 min por dia pense alguma coisa em inglês, trave um diálogo imaginário. Exponha-se à língua. Aproveite oportunidades.

21 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (E) Compreensão  Objetivo: compreender com precisão em tópicos de trabalho. Quando surgirem dificuldades, usar estratégias de clarificação.  Como? Ao escutar, focar no seu objetivo da tarefa: entender o sentido geral? Entender uma só informação? Em diálogo, ser sensível a problemas na compreensão. Sabendo lançar mão de recursos para resolver problemas ou impedi-los de acontecer (interação). Se cair do bonde, grita!

22 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (E) Compreensão.  Dicas: Aperfeiçoa-se a compreensão com a exposição (ex.: português de Portugal: quem entende bem?). Faça de ouvir inglês um hábito (LiveATC.net, FuturaStudios, ICAOEnglish, Air Crash Investigation, Aviation Podcasts).LiveATC.netFuturaStudios ICAOEnglishAir Crash InvestigationAviation Podcasts Aproveite seu downtime (ex.: trânsito). Exponha-se a diversos sotaques. Não se preocupe em entender tudo, palavra por palavra. Não fazemos isso nem na nossa própria língua! Foque no sentido ou nos sentidos mais importantes do que está sendo dito. Sutilezas de sentido não são necessárias no primeiro momento.

23 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (F) Interação  Objetivo: fornecer respostas imediatas, apropriadas e informativas. Manter a interação, lidando com mal-entendidos. Usar estratégias para confirmar, conferir ou esclarecer.  Como? Não importa o tamanho da dificuldade, não desista da sua fala! Pense sempre “minha resposta foi completa?”, “fugi do assunto ou divaguei?” e “fui vago?”. Escolha a estratégia adequada. Se você desconhece a palavra dita, não adianta pedir para repeti-la. Entenda pelo contexto ou peça esclarecimento dessa palavra.

24 Critérios da ICAO: como fazer para atingi-los? (F) Interação  Dicas: Aprenda expressões usadas para conferir, confirmar e esclarecer (ex.: “Do you mean…?”, “Sorry, I mean…”, “I understand this. Is this correct?”) Exercite “não deixar a bola cair”. Faça grupos com seus colegas para praticar. Um possível exercício: pense numa resposta a uma situação e a expresse em inglês. Faça novamente. Tente ser mais direto e mais imediato. Faça mais uma vez. Outro exercício: ao ouvir um áudio que tenha um mal- entendido, pense em como você o resolveria.

25 Mais material de apoio: inglês aeronáutico  Site do ICEA (Teleduc) Site do ICEA (Teleduc)  ELPAC Sample Test [amostra da prova de inglês para controle de tráfego aéreo desenvolvida pela União Europeia] ELPAC Sample Test  Curso parcialmente gratuito de inglês para pilotos Curso  Climb Level 4 [curso de inglês de aviação com pequena amostra gratuita] Climb Level 4  NASA Virtual Skies [aumente seu vocabulário lendo esta introdução à aviação] NASA Virtual Skies  Blog de professoras com dicas de Inglês para aviação e  Aviation English World – aulas demonstrativas gratuitas e dicas para pilotos e controladores que pretendem atingir o nível 4. Aviation English World  Aviation English Asia Blog – Blog com dicas e materiais de apoio. Aviation English Asia Blog O ICEA não se responsabiliza pela exatidão das informações nos sites externos.

26 Mais material de apoio: Inglês Geral  British Council Learn English [exercícios gratuitos de inglês geral] British Council Learn English  BBC Learning English [exercícios gratuitos de inglês geral e de negócios] BBC Learning English  ESL Podcast [ouça áudios lidos devagar e na velocidade normal gratuitamente. Leia a transcrição também de graça. Folhinha de exercícios paga.] ESL Podcast  Voice of America [áudios sobre diversos assuntos. Com transcrição. Velocidade mais devagar.] Voice of America  U.S.A. Learns [curso de inglês geral online gratuito - básico, intermediário 1, intermediário 2] U.S.A. Learns  Using English – exercícios e testes online gratuitos. Using English  Free audio books – livros da literatura internacional em áudio. Free audio books  Many Things – sites com diferentes exercícios de inglês Many Things

27 IMPOSSIBLE? I’M POSSIBLE!

28 Roteiro  Inglês para quê? Para quem?  Bate-papo sobre aprendizado  Critério a critério  Pronúncia  Estrutura  Vocabulário  Fluência  Compreensão  Interação  Material de apoio

29 Objetivos Valorizar o aprendizado da língua inglesa Assumir o manche ou o microfone do seu aprendizado Apontar técnicas de aprendizado e material de estudo de língua inglesa

30 Tel.: 3945 – 9230 / 9509/ 9096 (Horários de expediente do CTA: 2a a 6a feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h.)


Carregar ppt "ICEA – ELLI (Subdivisão de Língua Inglesa). Objetivos  Apontar técnicas de aprendizado e material de estudo de língua inglesa  Assumir o manche no seu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google