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Curso de Marketing: Foco em Cooperativa Estrutura da Aula: 1.Reflexão livre sobre o marketing a partir de materiais de marketing 2. Cada um se apresenta:

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1 Curso de Marketing: Foco em Cooperativa Estrutura da Aula: 1.Reflexão livre sobre o marketing a partir de materiais de marketing 2. Cada um se apresenta: nome, curso, semestre e “o que eu vim fazer aqui” 3. Apresentação do curso a partir da apresentação do trabalho final 4. Programação da próxima aula

2 CURSO DE MARKETING LIÇÕES ESSENCIAIS 1. O profissional de marketing age para adequar uma oferta e uma demanda. O objeto desta adequação pode ser um produto, um serviço, uma ideia, uma organização, um lugar etc. 2. Ele age num ambiente social. Ou seja, a sua ação se faz num contexto cultural, social, político, econômico. Ele deve tomar decisões tendo em conta este ambiente. 3. Ele age junto a indivíduos que são formatados socialmente. Os desejos e as necessidades são formatadas socialmente.

3 CURSO DE MARKETING LIÇÕES ESSENCIAIS 5. Ele deve agir de forma estratégica, ou seja, respondendo à questão: onde estou e onde quero chegar? 4. A que ele deve estar atento? – Deus está no detalhe. – Ao significado das coisas. De todas as coisas. Tudo significa (campo simbólico). – Tudo comunica um significado: dos materiais de que é feito o produto ao lugar que ele tem na gôndola etc. – As marcas consumidas – produtos, serviços, organizações etc. – contribuem para a construção da identidade dos indivíduos.

4 CURSO DE MARKETING Estrutura em 3 níveis Compreensão do Ambiente de marketing – Compreensão do ambiente socio-cultural e institucional no qual serão realizadas as ações de marketing Âmbito do marketing – quais são os elementos que não podem deixar de ser considerados para a ação do marketing? – Fazer marketing é agir sobre o quê? Instrumentos de Ação: Plano de marketing

5 ROTEIRO PARA O PLANO DE MARKETING

6 5. Como é o raciocínio e quais são os passos para um PLANO DE MKT? PARTE I Parte-se da intenção de fazer algo e realiza uma analise do “AQUI E AGORA” I.Análise do Ambiente II.Diagnóstico III.Objetivo PARTE II A intenção se transformou em objetivo. Então, elabora-se uma estratégia para O QUE FAZER IV. Estratégia V. Plano de Ação VI. Orçamento VII. Cronograma Chega-se a um plano para orientar a ação: PLANO DE MARKETING

7 6. CHEC LIST PARA CADA UMA DAS ETAPAS I. Análise do AMBIENTE I. 1 AMBIENTE EXTERNO: 1.MACRO AMBIENTE: a.Que elementos do contexto (cultural, econômico, político, setorial, tecnológico, comportamental etc.) têm influem sobre o que você quer fazer? b.Qual é o ambiente institucional do seu negócio? 2.MICROAMBIENTE: a.Como é a CONCORRÊNCIA neste mercado? (usar a lista mesma lista de ambiente interno) b.Quem são os CLIENTES potenciais (segmentação potencial) c.FORNECEDORES ? d.INTERMEDIÁRIOS? (ver pontos de distribuição e força de vendas) I. 2 AMBIENTE INTERNO: 1.Que SEGMENTOS tem sido atendidos? 2.Qual é a imagem da sua MARCA? 3.Que PRODUTO tem sido oferecido? 4.Em que PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO? 5.A que PREÇO? 6.Como está sendo PROMOVIDO? Ou seja, você analisa os SEGMENTOS DE MERCADO, a sua MARCA e o MIX DE MKT.

8 6. CHEC LIST PARA CADA UMA DAS ETAPAS I. Análise do AMBIENTE EXTERNO I.1 MACROAMBIENTE Aspectos simbólicos do tipo de produto/serviço Ambiente econômico Dados sobre renda, inflação, tx de juros p financiamento Ambiente demográfico: Identificar fatores políticos/legais/ambient ais ligados ao negócio Aspectos institucionais I. 2 MICROAMBIENTE Como é a CONCORRÊNCIA neste mercado? (usar a lista mesma lista de ambiente interno) Quem são os CLIENTES potenciais (segmentação potencial) FORNECEDORES ? INTERMEDIÁRIOS? (ver pontos de distribuição e força de vendas)

9 6. CHEC LIST PARA CADA UMA DAS ETAPAS II. DIAGNÓSTICO (análise SWOT) 1.AMBIENTE EXTERNO: a análise deve lhe dar informações sobre que está faltando, ou pode ser melhorado. Concluindo: quais são as OPORTUNIDADES e os RISCOS? 2. AMBIENTE INTERNO a análise deve lhe permitir tomar decisões sobre o que deve ser mudado/melhorado na oferta atual da organização. Concluindo: quais são as FORÇAS e FRAQUEZAS?

10 6. CHEC LIST PARA CADA UMA DAS ETAPAS III. OBJETIVO 1.Nem tudo pode ser mudado ao mesmo tempo. Ordene as prioridades do que precisa ser feito. 2.Escolha o seu objetivo (pra começar escolha apenas um) 3.Escreva de forma sintética, clara e não o perca de vista para a realização da estratégia. IV. ESTRATÉGIA 1.Tudo que você for conceber aqui deve ser para realizar o seu objetivo. 2.Percorra os seguintes elementos: 1.Que SEGMENTOS devem ser atendidos? 2.Qual a sua estratégia de MARCA? 3.Quais as mudanças no PRODUTO? 4.Quais as mudanças em PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO? 5.Quais as mudanças no PREÇO? 6.Como vou PROMOVER O PRODUTO?

11 6. CHEC LIST PARA CADA UMA DAS ETAPAS V. PLANO DE AÇÃO 1.Faça uma lista de todas a atividades que devem ser realizadas para atingir o objetivo. 2.Quem são os responsáveis por cada uma delas? VI. CRONOGRAMA 1.Datas para a realização de cada uma destas atividades. VII. ORÇAMENTO 1.Quanto vai custar para fazer cada uma dessas atividades? Estes 4 elementos podem vir numa mesma tabela. Veja o Plano de Ação no livro PLANO DE MARKETING (referências na bibliografia), p Neste plano está faltando o nome dos responsáveis.


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