A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEXTOS E MATRIZES IDENTITÁRIAS MULTICULTURAIS EM AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM Conferência Internacional Ao Encontro da Educação Intercultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEXTOS E MATRIZES IDENTITÁRIAS MULTICULTURAIS EM AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM Conferência Internacional Ao Encontro da Educação Intercultural."— Transcrição da apresentação:

1 CONTEXTOS E MATRIZES IDENTITÁRIAS MULTICULTURAIS EM AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM Conferência Internacional Ao Encontro da Educação Intercultural Lagos 2012 Miriam Aço Lusis/Sistef 1

2 Desconstruir Conceitos e Construir Paradigmas O desafio de futuro na sala de aula intercultural

3 I – A Escola e a Gestão da Diversidade – o Futuro passa por aqui

4 Miriam Aço 4 Na alvorada do terceiro milénio, não podemos ignorar que estamos perante uma visão plural do mundo, onde aceitamos as diferenças como parte integrante e desejável dos contextos em que nos movimentamos Declaração do Milénio (adaptado) A Escola é hoje diversidade porque :

5 Miriam Aço 5 Evolutivas, Mutáveis, Contextuais e Complexas face aos novos mapas culturais e aos fenómenos de globalização e mundialização Míriam Aço (adaptado) As matrizes identitárias que nela encontramos são:

6 Miriam Aço 6 Gerir a diversidade é hoje um imperativo de consciência, um imperativo moral, um imperativo kantiano absoluto porque implica a sobrevivência do Homem como essência Hans Jonas (adaptado) A Gestão da Diversidade é pois um imperativo da escola porque:

7 II – A Sala de Aula Intercultural

8 Miriam Aço 8 É desejável que as práticas sejam definidas face à diversidade, que sejam promotoras de coesão social e de igualdade de oportunidades, que promovam uma activa consciência ecológica e garantam os desafios da educação para o milénio Ouellet (adaptado) Na Escola Intercultural:

9 Miriam Aço 9 Identificam-se as culturas em presença, e as representações simbólicas do espaço relacional, e os diferentes modos de exprimir conhecimento em diferentes ritmos de aprendizagem Míriam Aço Na Sala de Aula Intercultural:

10 Miriam Aço 10 Procura-se uma dinâmica de gestão não discriminatória de tempos, espaços e tarefas para que oportunidades iguais sejam a realidade da aprendizagem Banks e Ouellet (adaptado) Na Pedagogia Intercultural

11 III- Desconstruir Conceitos para Construir Paradigmas

12 Miriam Aço 12 Só podemos trazer a interculturalidade para o contexto real da escola e da sala de aula se usarmos uma hermenêutica que procure desvendar todos os mecanismos conscientes ou ocultos das representações culturais Marinucci, 2006 Desconstruir Conceitos porque:

13 Miriam Aço 13 Descodificar: facultando chaves de acesso às representações do outro Comunicar: através das experiências de reconhecimento e identificação com o outro pelas chaves de acesso Compreender: quando acolhemos a verdade natural da diversidade Utilizar uma Hermenêutica Intercultural porque:

14 Construir Novos Paradigmas centrados em: Miriam Aço 14 Gestão de Estratégias de aprendizagem como abertura ao outro e itinerário de transformações Construção de códigos de comunicação partilhada e identificadora de pertença Gestão da proximidade relacional e do espaço físico com espaço identitário

15 Construir Novos Paradigmas centrados em: Miriam Aço 15 Construção de sentidos, significados e compromissos que valorizam a diferença e a identidade no Grupo de Pertença Valorizar a partilha, a colaboração, a atribuição distribuída de poder Promover uma permanente Arqueologia do Saber

16 Construir Novos Paradigmas centrados numa: Miriam Aço 16 Arqueologia do Saber FIM


Carregar ppt "CONTEXTOS E MATRIZES IDENTITÁRIAS MULTICULTURAIS EM AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM Conferência Internacional Ao Encontro da Educação Intercultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google