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Marcelo Zenaro www.zenaro.com.br MARKETING PARA UM DESEMPENHO SUPERIOR.

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1 Marcelo Zenaro MARKETING PARA UM DESEMPENHO SUPERIOR

2 COMO CONSTRUIR UMA BOA IMAGEM E MANTER UM DESEMPENHO SUPERIOR ?

3 Evolução Econômica e Tecnológica (Alvin Tofler) 1ª ONDA: revolução agrícola (descentralização da produção/ tecnologias rudimentares); 1ª ONDA: revolução agrícola (descentralização da produção/ tecnologias rudimentares); 2ª ONDA: revolução industrial (processos/ vapor/energia elétrica/ produção em série); 2ª ONDA: revolução industrial (processos/ vapor/energia elétrica/ produção em série); 3ª ONDA: revolução dos serviços (conhecimento/ competências/ tecnologia); 3ª ONDA: revolução dos serviços (conhecimento/ competências/ tecnologia); 4ª ONDA: revolução biotecnologia; 4ª ONDA: revolução biotecnologia;

4 O Ambiente Competitivo Grande proliferação da oferta; Grande proliferação da oferta; Acirramento da concorrência; Acirramento da concorrência; Invasão marcas/ pirataria/ China; Invasão marcas/ pirataria/ China; Erosão das vantagens competitivas; Erosão das vantagens competitivas; Benchmarking; Benchmarking; Diminuição da eficácia dos meios de comunicação de massa; Diminuição da eficácia dos meios de comunicação de massa; Maiores custos de publicidade; Maiores custos de publicidade; Burocracia e alta carga tributária; Burocracia e alta carga tributária; Pressão para redução de preços; Pressão para redução de preços; Infra-estrutura do Brasil precária. Infra-estrutura do Brasil precária.

5 Surge a grande questão: COMO MANTER-SE COMPETITIVO?

6 Os profissionais competirão com base no valor criado para seus clientes Criar valor significa... Criar valor significa... manter um desempenho superior em alguma coisa;

7 O que é criar valor para o cliente? Oferecer uma solução melhor para a empresa dele; Oferecer uma solução melhor para a empresa dele; Comprometer-se com o sucesso; Comprometer-se com o sucesso; Oferecer serviço; Oferecer serviço; Valorizar o tempo do cliente; Valorizar o tempo do cliente; Oferecer tecnologia. Oferecer tecnologia.

8 Posicionamentos para criar e sustentar uma boa performance 1. Liderança em custos 1. Liderança em custos Ninguém consegue oferecer o melhor serviço ou a melhor solução final para um problema pelo menor custo, a menos que tenha tecnologia e recursos disponíveis; Exemplo: NOKIA

9 Posicionamentos para criar e sustentar uma boa performance 2. Diferenciação 2. Diferenciação Competir no mercado com base na diferenciação significa oferecer um serviço com percepção de valor e desempenho superior, construir uma imagem forte de marca, baseada na confiança, ou focar-se em aspectos que constroem competências essenciais; Exemplo: Exemplo:

10 Em quê o Marketing pode auxiliar Reconhecer necessidades; Reconhecer necessidades; Melhorar a comunicação; Melhorar a comunicação; Oferecer solução (melhor serviço); Oferecer solução (melhor serviço); Pensar seu negócio como negócio; Pensar seu negócio como negócio; Comprometer as pessoas com o sucesso do que fizerem; Comprometer as pessoas com o sucesso do que fizerem; Isso é FAZER MARKETING (o melhor)

11 Falando em Marketing QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS? QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS?

12 Tendências de Marketing MARKETING DE RELACIONAMENTOS Transações X soluções de longo prazo Exemplos: fidelização G&A COLOR

13 Tendências de Marketing MANUTENÇÃO DOS CLIENTES É mais barato Exemplo: TAM

14 Tendências de Marketing AUMENTO DA COTA DE CLIENTES Crescimento do mercado X market share Exemplos: Cervejaria Schincariol X Ambev; Linux X Microsoft; Casas Bahia

15 Tendências de Marketing Database: armazéns de dados; Tecnologia: valorizar o tempo dos clientes; Exemplos: Homebanking (o que o cliente pode fazer em casa) Alimentos Saudáveis e Rápidos Celulares inteligentes Pagers, palm tops e outros

16 Tendências de Marketing COMUNICAÇÃO INTEGRADA Várias ações de comunicação, utilizando várias táticas Mix de comunicação Mais eficaz: one to one Desenvolver uma relação baseada na credibilidade

17 Tendências de Marketing INOVAÇÃO CONSTANTE ACOMPANHAMENTO DAS TENDÊNCIAS SURPREENDER O MERCADO

18 Tendências de Marketing RESPONSABILIDADE SOCIAL MEIO AMBIENTE: GREEN MARKETING ENDOMARKETING

19 Tendências de Marketing Ética; Compromisso social

20 7 hábitos diários para eficácia Pergunta mágica: como posso fazer melhor? Pergunta mágica: como posso fazer melhor? Meu local criativo; Meu local criativo; Estabeleça metas; Estabeleça metas; Exercite o cérebro; Exercite o cérebro; Evite julgamentos prematuros (má sorte); Evite julgamentos prematuros (má sorte); Use a diversidade como arma; Use a diversidade como arma; Comunique às pessoas o seu valor; Comunique às pessoas o seu valor;

21 NO SEU ESCRITÓRIO: NO SEU ESCRITÓRIO: Exercite a mudança todos os dias; Exercite a mudança todos os dias; Informação em tempo real; Informação em tempo real; Estrutura mínima; Estrutura mínima; Prospectar o futuro; Prospectar o futuro; Aprendizagem e adaptação rápida. Aprendizagem e adaptação rápida.

22 AS TRÊS LEIS FUNDAMENTAIS DO MARKETING: 1. Ninguém gosta de sofrer; 2. As pessoas têm sonhos; 3. As pessoas gostam de aprender, e se divertem com isso;

23 COMO CONQUISTAR A LIDERANÇA QUATRO DISCIPLINAS REPRESENTAM 20% DAS AÇÕES QUE PRODUZEM 80% DAS SOLUÇÕES QUATRO DISCIPLINAS REPRESENTAM 20% DAS AÇÕES QUE PRODUZEM 80% DAS SOLUÇÕES Quais são?

24 1ª. disciplina Concentração Concentre seus esforços naquilo que for decididamente importante: aprenda a selecionar e priorizar. Concentre seus esforços naquilo que for decididamente importante: aprenda a selecionar e priorizar. Estima-se que até 60% do tempo gasto no trabalho em um escritório é com futilidades ou então com assuntos pessoais

25 2ª. disciplina Controle de Desempenho Gráficos de monitoramento motivadores e encorajadores Gráficos de monitoramento motivadores e encorajadores As pessoas reagem de maneira diferente se o desempenho delas é registrado

26 3ª. disciplina TRADUZIR OS OBJETIVOS Diga o que quer, e como chegar até lá; Diga o que quer, e como chegar até lá; Planos de ação servem como elos entre objetivos e a execução; A equipe não fará nada se não compartilhar e entender os objetivos; Objetivos nunca serão alcançados se não houver comprometimento e iniciativa.

27 4ª. disciplina Atribuir Responsabilidades O desafio é a motivação necessária; O desafio é a motivação necessária; Confirme a responsabilidade de cada um. Em geral, os que não gostam de assumir responsabilidades não se comprometem, e sendo assim, você ainda insiste em mantê-los na empresa?

28 Conselhos finais Ser proativo; Ser proativo; Comece tendo um fim em mente; Comece tendo um fim em mente; Primeiro o primeiro; Primeiro o primeiro; Pense sempre em ganhar-ganhar; Pense sempre em ganhar-ganhar; Compreenda e seja compreendido; Compreenda e seja compreendido; Crie sinergia; Crie sinergia; Prepare-se: afie a serra; Prepare-se: afie a serra; Encorajamento e entusiasmo. Encorajamento e entusiasmo.

29 Prof. Marcelo Zenaro Prof. Marcelo Zenaro (49) (49)


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