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Andreia Cândido Nº 4743 Bruno Saraiva Nº 4755 Vitor Monteiro Nº 4783 Helder Mendes Nº 4788 Ana Pereira Nº 4954 1.

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1 Andreia Cândido Nº 4743 Bruno Saraiva Nº 4755 Vitor Monteiro Nº 4783 Helder Mendes Nº 4788 Ana Pereira Nº

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3 Plano 1- A EDP 2- Actualidade 3- Novas Energias 4- EDP Renováveis 5- Pontos fortes EDP Renováveis 6- Estratégia global EDP Renováveis 7- EDP Renováveis SWOT 8- EDP Renováveis Modelo Porter 9- EDP Marketing Mix 10- EDP S.T.P. & S.I.M. 11- Proposta de negócio 12- Plano Comunicação 3

4 Uma das maiores empresas Nacionais Aposta no mercado Internacional Exclusividade na distribuição e exploração da energia eléctrica nacional Princípios: Profissionalismo, Eficiência, Qualidade, Liderança, Inovação 4 A EDP

5 Fontes de combustíveis fósseis estão a esgotar-se Os preços dos combustíveis fósseis aumentam cada vez mais Níveis de poluição cada vez maiores com maior concentração de CO2 Necessidade de mudar atitudes face a esta realidade. 5 Actualidade

6 Com todos os problemas que se verificam actualmente e as crises energéticas torna-se necessário investir em novos tipos de energias 6 Novas Energias

7 A EDP Renováveis surge no seio da EDP detendo participações nas empresas NEO e Horizon Wind Energy Líder Mundial no sector de energias renováveis Exploração das Energias Renováveis EDP Renováveis Renováveis América do Norte Renováveis Europa Renováveis Outras Regiões 7 EDP Renováveis

8 Líder mundial no sector das energias Renováveis4º Operadora Mundial de energia eólicaDivisão estratégica por áreas GeográficasAposta em pesquisa e DesenvolvimentoPlataforma de Tecnologias de InformaçãoColaboradores especializados e experientes (500)Motivação para serem os primeiros 8 Pontos Fortes da EDP Renováveis

9 Estratégia Global ( Macro e micro economica ) Estratégia Global ( Macro e micro economica ) Mercados : América do norte, Portugal, Espanha, Bélgica, França, Polónia e Alemanha e outros mercados em estudo Tecnologia: Energia eólica Energia solar - Solar Térmica - Solar Fotovoltaica Energia das marés 9

10 Concorrência: A EDP não possui qualquer concorrência no mercado nacional A nível internacional a EDP encontra outras empresas que actuam na área das energias renováveis com as quais procura estabelecer parcerias estratégicas Responsabilidade Social EDP leva a cabo diversas actividades de Responsabilidade Social com o intuito de: - Promover a utilização das energias renováveis - Diminuir os índices de poluição - Despertar mentalidades para os problemas ambientais 10

11 Análise SWOT Pontos Fortes I&D na área das energias renováveis; Centros de Tecnologia de informação dos mais avançados do mundo situados no Porto e Oviedo Internacionalização Simplicidade na comunicação Inovação na gestão Eficiência nos custos e investimentos Forte desenvolvimento tecnológico Confiança na relação Valor para o cliente Excelência no serviço Aposta em Trabalhadores experientes e com formação 11

12 Análise SWOT Pontos Fracos Pouca flexibilidade para mudar de negócio 12

13 Análise SWOT Ameaças Introduzir as energias renováveis no mercado, é um processo um pouco burocrático Os portugueses ainda não vêem este sector como algo atractivo Pouca consciencialização dos Portugueses para os problemas ambientais 13

14 Apostar na inovação. Crescimento orientado – para fazer a diferença. A EDP encontra as novas formas de energia, algumas energias podem ainda ser exploradas Análise SWOT Oportunidades 14

15 Análise das 5 Forças de PORTER Grau de RivalidadeElevado - Sector em expansão - Não existem concorrentes - Custos elevados - Não há diferenciação da oferta - Baixa diversidade dos concorrentes - Barreiras à saída, legislação específica - Forte identidade da marca 15

16 Ameaça de Novos Concorrentes Análise das 5 Forças de PORTER Baixa - Não existem retaliações - Elevados obstáculos à entrada - Fortes imposições legais. Ameaça de Produtos SubstitutosBaixa - Desempenho elevado - Altos custos de mudança - Baixa propensão para a substituição - Baixo poder financeiro dos sectores substitutos 16

17 Poder Negocial dos Clientes Análise das 5 Forças de PORTER Média - Elevada dimensão dos clientes - Grande conhecimento e informação dos clientes - Existência de poucos produtos substitutos - Baixa sensibilidade ao preço - Diferenciação da oferta é baixa - Forte identidade da marca - Peso dos clientes: distribuído - Não existe capacidade de integração a montante 17

18 Análise das 5 Forças de PORTER Poder Negocial dos Fornecedores Baixo - Não existem produtos substitutos -Baixo número de fornecedores - Elevados custos de mudança - Não existe capacidade de integração a montante - Baixa capacidade de integração a jusante - Não há grande concentração de fornecedores - Força da marca do fornecedor é baixa - Clientes são importantes 18

19 Marketing Mix Produto Core: a energia eléctrica Negócio B2B e B2C Energia provém de outras fontes (energias limpas) Preço Duas tarifas Social e Simples Preços regulados pela ERSE Preços com variações por horários e picos de procura Distribuição Distribuição era feita pela REN Organização da distribuição e comercialização feita pela EDP Distribuição e Energia, SA Controla 99% da rede em Portugal Comunicação Comunicação assenta na transmissão da imagem de Sustentabilidade e Responsabilidade Social As novas campanhas estão a promover a EDP Renováveis. 19

20 S.T.P. e S.I.M. Segmentação Critérios: Perfil de consumo Região Diferentes necessidades Clientes Particulares Clientes Industriais Target Estado Clientes residenciais/doméstico anos Recursos financeiros Edifícios com requisitos específicos Comércio/industria Instituições de interesse público 20

21 S.T.P. e S.I.M. Posicionamento Tecnologia Liderança Diferenciação pela qualidade Politica de Sustentabilidade Politica de Responsabilidade Social Sistemas de informação de Marketing Centros de Telecondução: TI (tecnologias de informação) Oviedo e Porto Gestão e controlo operacional a nível mundial de todas as operações da empresa 21

22 Proposta de Negócio Energia Fotovotaica Benefícios Energia Limpa Menor poluição Desenvolvimento tecnológico Localização em zona geográfica favorável em termos de exposição solar País com melhor sol da Europa Energia inesgotável Diminuição das fontes de energia fósseis e aumento de preços destas RenUnity 22

23 Para Portugal: Vai de encontro a estratégia internacional de desenvolvimento sustentável Permite reduzir a dependência da União Europeia das importações de energia O desenvolvimento destas energias pode contribuir para melhorar a competitividade global da indústria Nacional; Apresenta benefícios para a sociedade pois desenvolve as regiões e cria novos postos de trabalho; Apesar da maioria da população não investir ainda nestas energias as pessoas não se opõem ao conceito de energias renováveis. Criação de novos postos de trabalho RenUnity 23

24 O Negócio Diminuir as suas despesas energéticas Vender à companhia a energia excedente produzida e obter lucro. Em média os lucros obtidos ao fim de 5 anos pagam o investimento realizado nos equipamentos de energia foto voltaica. Equipamento resistente Pouca manutenção O consumidor sente-se como parte dum processo de desenvolvimento tecnológico de todo o país O Estado atribui incentivos para os microprodutores. É possível descontar os custos de instalação de painéis no IRS RenUnity 24

25 RenUnity Sinergias Estado Parceiros Consumidor Final EDP Consórcio 25

26 Participação da EDP – 40% Participação Estado – 20% Participação Sonae – 25% Outras empresas – 10% Consumidor final – 5% Repartição dos Custos de Produção RenUnityRenUrbRenVillage Ren Unity 26

27 Oferta de Equipamentos Equipamentos Potência 3,68KW Potência de 2,76KW (2 eixos) Potência 3,68KW (2 eixos) Produção anual 5.209KW5280KW7.040KW Custos de instalação Facturação anual Facturação ao fim de 5 anos Os valores para a facturação anual foram calculados com base numa tarifa bonificada de 0,65/kWh, tarifa essa que é válida por um período de cinco anos findos dos quais é revista anualmente durante um período de dez anos. Ren Unity 27

28 Cartão RenTour - Empresas Cartão RenTour - Clientes Cartões para empresas e clientes que proporcionam vantagens para os assinantes desde descontos e facilidades entre transacções entre empresas. RenUnity 28

29 Para conseguir que este projecto possa continuar é necessário criar uma campanha para lhe dar notoriedade, como tal criámos uma campanha da qual destacamos as seguintes peças: 29 Plano de comunicação RenUnity

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37 37 Conclusão O Mundo Muda Nós temos de mudar com ele Apostar nas novas energias Aderir a projectos inovadores Pensamento Global Desenvolvimento Sustentável


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