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Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.

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1 Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas

2 Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase

3 Público 1. Quem é ele? 2. O que ele espera? Noção Clara Qualquer público espera que você Domine o assunto Respeite ele Descubra elementos de ligação entre ele e a apresentação Se comunique de forma adequada Mantenha a atenção e interesse  Seja confuso  Mostre indiferença  Esteja perdido numa estrutura (ou sem estrutura)  O obrigue a se esforçar  O force a tentar relacionar o que esta sendo dito com sua situação

4 Propósito Definido Objetivo: “Saber por que deve-se fazer a apresentação e o que se pretende alcançar com ela” Os objetivos devem ser: Claros Evidentes Detalhados Compreensíveis Específicos Viáveis Realistas Oportunos

5 Funcionalidade: Propósito Definido Guiar Orientar Ditar as diretivas Tempo gasto: Varia de acordo com a situação

6 Montando a Apresentação Abordagem Sistemática Garantir resultados Não é uma receita Visão estruturada

7 Montando a Apresentação Etapa 1 – Fazer uma lista Não importa a ordem lógica Folha A4 Todos os itens que lembrar Etapa 2 – Classificar Cronologia Relação lógica Evidências, exemplos, ilustrações

8 Montando a Apresentação Etapa 3 – Organizar Uso de Microcomputador Ênfase, nível de detalhamento Eliminação Etapa 4 – Revisão Utilizada para casos mais complexos (se necessário)

9 Montando a Apresentação Etapa 5 – Rascunho das anotações do orador Escolher o momento certo Continuidade Forma global “Afinar o tom” Etapa 6 – Verificação final Pensar em ensaio Não exagerar

10 Anotações de Orador Ter “algo” à sua frente é imprescindível Aumenta a confiança Guia o que dizer e em que ordem Variedade de palavras Cadência Ênfase Imprevistos

11 Anotações de Orador Algumas REGRAS  Legibilidade é essencial  Apenas uma face do papel  Numeração  Separar tipos de anotação  Cores, símbolos (economia de tempo)

12 Exemplo Apresentação (primeira parte de uma palestra sobre gerenciamento do tempo) “Bom dia. Vamos direto ao assunto: como podem imaginar, esta é uma sessão que deve procurar começar no horário! Na verdade, o gerenciamento do tempo é importante para todo mundo. Com certeza todos somos muito ocupados. Alguns de nós às vezes achamos que temos mais trabalhos pra fazer do que razoavelmente seria de esperar que fizéssemos – ou talvez regularmente seja a palavra correta. Também podemos sentir que algumas das coisas que não conseguimos fazer são mais importantes, ou mais interessantes, do que os trabalhos que ocupam nosso tempo. E, conforme me disse uma pessoa atormentada alguns dias atrás, “Gostaria de ter ao menos algum tempo para pensar”. Tudo isso é importante. Não seremos eficazes se tudo for feito às pressas. Hoje, gostaria de sugerir que podemos ter mais tempo. Quem não gostaria de ganhar cinco minutos extras? Pode não parecer muito, mal dando tempo para um cafezinho, muito menos para fazer algo útil, mas se economizarmos pelo menos isso a cada dia de trabalho serão 18 horas em um ano – e quanto de nós não aproveitam o que corresponde a quase dois dias inteiros de trabalho! O tempo é um recurso, e hoje quero que pensemos em como maximizar o seu uso. Desperdiçamos muito tempo. Interrupções, conversas desnecessárias ao telefone, reuniões aparentemente intermináveis – preciso continuar? Todos sabemos do que se trata. O que podemos fazer a respeito? Bem, há um lado bom e um ruim. O lado ruim é que é difícil gerenciar bem o tempo, principalmente em função das pressões; com certeza, fazê-lo direito exige muito esforço concentrado. Mas muitas coisas que fazemos no trabalho baseiam-se no bom senso, e bons hábitos podem ser adquiridos de forma surpreendentemente rápida. Portanto, o lado bom é que, com a atitude correta e com o uso consciente de algumas técnicas aplicadas, podemos inverter a situação – ser organizados e concentrados nas prioridades, evitando o desperdício de tempo e controlando as interrupções de modo a minimizá-las. Vamos ver como gastamos nosso tempo hoje e, depois, analisar algumas das técnicas para controlar nosso estilo de trabalho.

13 Exemplo Apresentação (primeira parte de uma palestra sobre gerenciamento do tempo) “Bom dia. Vamos direto ao assunto: como podem imaginar, esta é uma sessão que deve procurar começar no horário! Na verdade, o gerenciamento do tempo é importante para todo mundo. Com certeza todos somos muito ocupados. Alguns de nós às vezes achamos que temos mais trabalhos para fazer do que razoavelmente seria de esperar que fizéssemos – ou talvez regularmente seja a palavra correta. Também podemos sentir que algumas das coisas que não conseguimos fazer são mais importantes, ou mais interessantes, do que os trabalhos que ocupam nosso tempo. E, conforme me disse uma pessoa atormentada alguns dias atrás, “Gostaria de ter ao menos algum tempo para pensar”. Tudo isso é importante. Não seremos eficazes se tudo for feito às pressas. Hoje, gostaria de sugerir que podemos ter mais tempo. Quem não gostaria de ganhar cinco minutos extras? Pode não parecer muito, mal dando tempo para um cafezinho, muito menos para fazer algo útil, mas se economizarmos pelo menos isso a cada dia de trabalho serão 18 horas em um ano – e quanto de nós não aproveitam o que corresponde a quase dois dias inteiros de trabalho! O tempo é um recurso, e hoje quero que pensemos em como maximizar o seu uso. Desperdiçamos muito tempo. Interrupções, conversas desnecessárias ao telefone, reuniões aparentemente intermináveis – preciso continuar? Todos sabemos do que se trata. O que podemos fazer a respeito? Bem, há um lado bom e um ruim. O lado ruim é que é difícil gerenciar bem o tempo, principalmente em função das pressões; com certeza, fazê-lo direito exige muito esforço concentrado. Mas muitas coisas que fazemos no trabalho baseiam-se no bom senso, e bons hábitos podem ser adquiridos de forma surpreendentemente rápida. Portanto, o lado bom é que, com a atitude correta e com o uso consciente de algumas técnicas aplicadas, podemos inverter a situação – ser organizados e concentrados nas prioridades, evitando o desperdício de tempo e controlando as interrupções de modo a minimizá-las. Vamos ver como gastamos nosso tempo hoje e, depois, analisar algumas das técnicas para controlar nosso estilo de trabalho.

14 Exemplo: Anotações de Orador IntroduçãoComece no horário! Ocupado – Coisas demais para fazer – rotina versus prioridades “tempo para pensar” – não eficaz (hoje) ganhar tempoexemplo: 5 minutos? 5 minutos x 220 = 18 horas mais de 2 dias! O TEMPO É UM RECURSO mas muito desperdício – interrupções – telefone – reuniões! Então? Lados mau/bom Mau – dificuldade + pressão Bom – atitude técnicas resultado - organizado - prioridades - evitar desperdícios - controle Onde gastamos o tempo hoje Modo de trabalhar (técnicas para melhorar) A1 1

15 Fim Contato:


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