A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de implantação do software SOPHIA nas bibliotecas da Rede de Ensino Energia
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia CIN5018 – Informatização de Unidades de Informação Daniela Piantola Luciana Bergamo Marques Simony Suelly Nobre

2 Introdução O Energia constitui uma grande rede de ensino privada, atendendo alunos desde o berçário até a pós-graduação. No entanto, suas bibliotecas não possuem um software gerenciador que opere com padrões de normalização e migração de dados catalográficos. Com a implantação do software SOPHIA, seria possível aumentar a quantidade e a diversidade dos serviços oferecidos aos usuários pelas bibliotecas do Energia, agregando-lhes qualidade e interoperabilidade.

3 Energia Conta mais de 20 anos na área educacional, tendo licenciados de pré-vestibular em 14 cidades catarinenses, colégios de ensino médio em 10 grandes cidades, além de quatro faculdades e seis pós-graduações. Em Florianópolis, são três unidades, cada uma com uma biblioteca. cujo sistema de pesquisa ao acervo e reservas foi desenvolvido pelo setor de TI da organização, sem suporte especializado. O acervo das bibliotecas de Florianópolis possui aproximadamente 18 mil obras, composto de livros, monografias, informativos, CDs, DVDs, periódicos, materiais de referência, provas de vestibulares, e materiais de apoio elaborados pelos professores.

4 SOPHIA Presente em mais de 500 instituições de ensino, a maioria delas com características semelhantes às da rede Energia. Segue padrões internacionais para catálogos bibliográficos e multimídia (MARC 21, Z39.50, AACR2) e normalização (ABNT) . Serviços auxiliares diversos, incluindo várias modalidades de controle do profissional bibliotecário - como geração de relatórios -, suporte técnico e treinamento de operadores, e avisos de reserva, atraso e aquisição de materiais de interesse para endereço pessoal do usuário, por exemplo.

5 Ações Sensibilização da administração para a importância de um programa de informatização de biblioteca especializado, através do levantamento das disparidades entre a realidade das bibliotecas das unidades de ensino do Energia e as de outras instituições semelhantes, com unidades de informação exemplares, em outros estados. Apresentação de orçamento solicitado à PrimaSoft.

6 2010 CRONOGRAMA Etapas/Meses Jul Ago Set Out Nov Dez
Reunião de dados de outras bibliotecas clientes do SOPHIA Reunião de dados sobre desempenho do atual programa Elaboração de orçamento Apresentação à administração do orçamento de implantação Conclusão do projeto com treinamento dos colaboradores da biblioteca

7 REFERÊNCIAS PRIMASOFT. SophiA Biblioteca. Disponível em: < Acesso em: 28 jun SISTEMA de Ensino Energia. Disponível em: < Acesso em: 28 jun


Carregar ppt "Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google