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Professor Aquiles Burlamaqui UERN. A memória EndereçoValor 00000000?? 00000001?? 00000002?? 00000003?? 00000004?? 00000005?? 00000006?? 00000007?? 00000008??

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Apresentação em tema: "Professor Aquiles Burlamaqui UERN. A memória EndereçoValor 00000000?? 00000001?? 00000002?? 00000003?? 00000004?? 00000005?? 00000006?? 00000007?? 00000008??"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Aquiles Burlamaqui UERN

2 A memória EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ?? Para um melhor entendimento do uso de ponteiros na linguagem de programação C é imprescindível compreender o seu relacionamento com a memória do computador em que o programa esta executando. A memória é formada por várias células. Cada celular contém um endereço e um valor. O Tamanho do endereço e o tamanho do valor depende da arquitetura do computador (ex: 32 bits ou 64 bits). Célula EndereçoValor D?? Célula

3 Variáveis Caracteres int main() { char i; } i Declaro um caractere chamado i. Os caracteres ocupam 1 bytes na memória(para uma arquitetura de 32 bits). EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ??

4 Variáveis Inteiras int main() { int i; } i Declaro um inteiro chamado i. Os inteiros ocupam 4 bytes na memória(para uma arquitetura de 32 bits) EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ??

5 Variáveis Flutuantes int main() { float i; } i Declaro um número ponto flutuante chamado i. Os flutuantes ocupam 4 bytes na memória(para uma arquitetura de 32 bits) EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ??

6 Variáveis Flutuante Longo int main() { double i; } i Declaro um número ponto flutuante grande chamado i. Os flutuantes ocupam 8 bytes na memória(para uma arquitetura de 32 bits) EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ??

7 Declaração de ponteiros int main() { char* c; int* i; float* f; double d; } c Declaração de quatro ponteiros(c,i,f e d). Cada ponteiro de um tipo diferente(char, int, float, double). Todos eles ocupam o mesmo espaço na memória, 4 bytes. Isso acontece porque todos eles armazenam endereços de memória, e o tamanho de um endereço de memória é o mesmo para todos os tipos. i f d EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ??

8 Exemplo 1 int main() { int i; i = 15; char c = s; int * p = &i; *p = 25; } i Declaro um inteiro chamado i. Os inteiros ocupam 4 bytes na memória(para uma arquitetura de 32 bits) EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ??

9 EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ?? Exemplo 1 int main() { int i; i = 15; char c = s; int * p = &i; *p = 25; } i Faço uma atribuição. A variável i recebe o valor 15. Esse valor 15 é colocado no campo valor da memória alocada previamente para a variável i. Lembrem que essa notação com o 15 na ultima casa é apenas didática na verdade esse valor é armazenado utilizando a notação complemento de 2(tudo em binário).

10 EndereçoValor s ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ?? Exemplo 1 int main() { int i; i = 15; char c = s; int * p = &i; *p = 25; } i c Variável c do tipo char criada e inicializada com o valor s. Uma variável do tipo char ocupa 1 byte na memória em nossa arquitetura 32 bits.

11 EndereçoValor s ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ?? Exemplo 1 int main() { int i; i = 15; char c = s; int * p = &i; *p = 25; } i c p Ponteiro de inteiro declarado. O nome desse ponteiro é p e ele é inicializada no momento de sua criação. O valor que esse ponteiro recebe ao ser inicializado é o endereço da variável i(&i) que nesse caso é o endereço Dizemos que p aponta para i.

12 EndereçoValor s ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ?? Exemplo 1 int main() { int i; i = 15; char c = s; int * p = &i; *p = 25; } i c p Finalizando, fazemos uma atribuição. Colocamos 25 no valor apontado por p. Como visto no slide anterior p aponta para i. Desse modo, colocamos 25 no valor da variável i.

13 Exemplo 2 int main() { char * p1; p1 = malloc(sizeof(char)); int * p2 = malloc(sizeof(int)*2); *p2 = 55; *(p2+1) = 11; } Declaração de um ponteiro para char. p1 EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ??

14 Exemplo 2 int main() { char * p1; p1 = malloc(sizeof(char)); int * p2 = malloc(sizeof(int)*2); *p2 = 55; *(p2+1) = 11; } O ponteiro p1 recebe o endereço da primeira posição do espaço reservado pela instrução malloc(...). Nesse caso o malloc aloca 1 byte: sizeof(char) é igual a 1. Dizemos que p1 aponta para o byte reservado pelo malloc. p1 EndereçoValor ?? ?? ?? ?? ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ??

15 Exemplo 2 int main() { char * p1; p1 = malloc(sizeof(char)); int * p2 = malloc(sizeof(int)*2); *p2 = 55; *(p2+1) = 11; } Declaração de um ponteiro para inteiro (p2). Esse ponteiro é inicializado com o valor da primeira posição do espaço alocado pelo malloc. malloc(sizeof(int)*2) aloca 4*2 bytes,ou seja 8 bytes. O espaço equivalente a dois inteiros. p1 EndereçoValor ?? ?? A?? B?? C?? D?? E?? F?? ?? p2

16 Exemplo 2 int main() { char * p1; p1 = malloc(sizeof(char)); int * p2 = malloc(sizeof(int)*2); *p2 = 55; *(p2+1) = 11; } O valor apontado por p2 recebe 55. p1 EndereçoValor ?? A B C D?? E?? F?? ?? p2

17 Exemplo 2 int main() { char * p1; p1 = malloc(sizeof(char)); int * p2 = malloc(sizeof(int)*2); *p2 = 55; *(p2+1) = 11; } A valor apontado por p2+1 recebe 11. Podemos somar ou subtrair do ponteiro. Com isso podemos fazer com o ponteiro aponte não somente para a primeira posição que lhe foi reservado. p2 => (1 int => 4 bytes) p D p1 EndereçoValor ?? A B C D E F p2 *p2 *(p2+1)

18 Exemplo 3 int main() { char * p1 = malloc(sizeof(char)*5); char * p2 = malloc(sizeof(char)); *p2 = F; p1 = BOLAS; char * p3 = malloc(sizeof(char)*6); *p3 = *p2; *(p3+1) = *p1; *(p3+2) = *(p1+1); } ---- p1 EndereçoValor B O L A S A B C0D DF E?? F?? ?? p2 EndereçoValor B O L A p3 EndereçoValor F A B C DB EO FL A


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