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UML Visões – Parte 2. Revisão Alguns sistemas de software são complexos Por isso é conveniente visualiza-lo de formas diferentes Daí surge o conceito.

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1 UML Visões – Parte 2

2 Revisão Alguns sistemas de software são complexos Por isso é conveniente visualiza-lo de formas diferentes Daí surge o conceito de visões de software As visões estão ligadas a modelagem do sistema

3 Revisão

4 Visão Lógica Descreve como as funcionalidades do sistema serão implementadas Especifica a estrutura estática e dinâmica Representada pelos diagramas: – de Classe – de Objetos – de Estado – Seqüência – Colaboração – Atividades

5 Diagrama de Seqüência Diagrama usado para mostrar o fluxo de eventos entre as instâncias em um sistema Esse fluxo de eventos pode ser mensagens ou ações representadas na forma de mensagens Composto principalmente de: – Instâncias(lifelines) – Caixas de Interação – Mensagens – Execuções

6 Diagrama de Seqüência

7 Diagrama de Colaboração Mostra a colaboração dinâmica entre os objetos Funciona de maneira semelhante ao diagrama de seqüência Normalmente pode-se escolher entre utilizar o diagrama de colaboração ou o diagrama de seqüência

8 Diagrama de Colaboração

9 Visão de Concorrência Trata a divisão do sistema em processos e processadores Este aspecto permite uma melhor utilização do ambiente onde o sistema se encontrará Uma vez dividido o sistema em linhas de execução de processos concorrentes (threads), esta visão de concorrência deverá mostrar como se dá a comunicação e a concorrência destas threads.

10 Visão de Concorrência É suportada pelos diagramas dinâmicos, que são os diagramas de: – estado, seqüência, colaboração e atividade Pelos diagramas de implementação, que são os diagramas: – De componente – De execução.

11 Diagrama de Componente Diagrama Estrutural Estático que descreve a estrutura de um sistema através de – Componentes físicos ou artefatos – Interfaces – Relacionamentos – Classes – Portas Serve para organizar as relações entre estes diversos componentes do sistema.

12 Diagrama de Componente Componentes Físicos ou Artefatos – Arquivos – Cabeçalhos – Bibliotecas – Módulos – Códigos executáveis – Pacotes – Tabelas de bancos de dados

13 Diagrama de Componente

14 Diagrama de Componentes Na UML 2.0

15 Diagrama de Execução Descreve os componentes de Hardware, e Software de um sistema, bem como as relações existentes entre eles. Também conhecido como diagrama de Instalação, desenvolvimento ou implantação Basicamente é composta de: – Nós – Artefatos (componentes físicos)

16 Diagrama de Execução

17 Visão de Organização Mostra a organização física do sistema, os computadores, os periféricos e como eles se conectam entre si Esta visão será executada pelos desenvolvedores, integradores e testadores, e será representada pelo diagrama de execução.

18 Outros diagramas Diagrama de Estruturas Compostas Diagrama de Pacotes Diagrama de Interatividade (UML 2.0) Diagrama de Tempo (UML 2.0)

19 Visões Arquiteturais Visão de ProjetoVisão da Implementação Visão do ProcessoVisão da Implantação Visão de Caso de Uso Vocabulário Funcionalidade Comportamento Desempenho Escalabilidade Fluxo Gerenciamento de Configuração Montagem do Sistema Topologia do Sistema Distribuição Fornecimento Instalação

20 Visões Arquiteturais VisãoDescreveDiagramas Visão de Caso de UsoComportamento do sistema em relação às entidades com que ele se relaciona. diagramas de casos de uso Visão de ProjetoFuncionalidade do sistema como um todo. diagrama de classes Visão de ImplementaçãoMontagem ou combinação dos elementos do sistema. diagramas de componentes Visão de ProcessoEscalabilidade e desempenho do sistema. diagrama de classes (apenas para as classes dos processos) Visão de ImplantaçãoDistribuição, requisitos físicos. diagramas de execução

21 Visões UML 2.0 VisãoDescreveDiagramas Visão de Requisitos Funcionais Requisitos funcionais do sistema pelo ponto de vista do usuário. diagramas de casos de uso Visão Estrutural Estática Estrutura estática do sistema. diagrama de classes diagrama de estruturas Visão de Comportamento Dinâmico Comportamento dinâmico do sistema, mostrando suas interações. diagramas de seqüências diagramas de atividades diagramas de estados

22 Exercícios 1. Modele um sistema Pizza-Net, baseado na visão arquitetural.


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