A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Muitas vezes nos deparamos com Dois Caminhos à nossa frente. A PALAVRA DE DEUS dá segurança de fazer a escolha certa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Muitas vezes nos deparamos com Dois Caminhos à nossa frente. A PALAVRA DE DEUS dá segurança de fazer a escolha certa."— Transcrição da apresentação:

1

2 Muitas vezes nos deparamos com Dois Caminhos à nossa frente. A PALAVRA DE DEUS dá segurança de fazer a escolha certa.

3 A Liturgia de hoje é um convite a construir nossa vida sobre o alicerce sólido da PALAVRA DE DEUS. Quando Ela está no centro de nossa vida, caminhamos com segurança ao encontro da realização plena.

4 A 1ª Leitura é um Discurso de Moisés, no final de sua vida. Relembra ao Povo os compromissos assumidos com Deus e os convida a renovar a Aliança com o Senhor. É um CONVITE a ter a Palavra de Deus sempre presente: "gravada no coração e na alma". (Dt 11, ) Moisés mostra DOIS CAMINHOS: - Se o Povo aceitar, será uma fonte de bênção e de vida... - Se viver sem ela, será motivo de morte e maldição... * Para os hebreus, a Salvação consistia na observância fiel à Lei.

5 Na 2ª Leitura, Paulo afirma que a observância da Lei não é suficiente. Deus salva pela fé em Cristo Salvador, não pela observância da lei: "O homem é justificado pela fé, sem a prática da Lei." (Rm 3,21-25a.28) * A Salvação é um dom gratuito de Deus e não o resultado de nossos méritos pessoais. Mas supõe as obras da "fé, que atua pela caridade" (Gl 5,6) As nossas boas obras comprovam a autenticidade de nossa fé.

6 O Evangelho encerra o Sermão da Montanha, focalizando a relação entre a PALAVRA e a AÇÃO. (Mt 7,21-27) CRISTO oferece à Comunidade a NOVA LEI, que deve guiar o NOVO POVO de Deus. Mostra DOIS CAMINHOS: - Apenas ouvir... ou - Ouvir e pôr em prática a Palavra de Deus. Para ingressar no Reino, é necessário ter uma vida de coerência com a Palavra de Deus e com as propostas de Jesus.

7 O texto tem duas partes: Na primeira parte, Mateus oferece critérios para identificar os falsos profetas, os falsos discípulos, os falsos cristãos: São aqueles que dizem "Senhor, Senhor", mas não fazem a vontade de Deus; profetizam, expulsam demônios, fazem milagres em nome de Deus, mas não mantêm com Deus uma relação de comunhão e de intimidade; têm Deus nos lábios, mas o seu coração está cheio de maldade… Falam muito e bem, mas as suas obras denunciam a sua falsidade.

8 - O verdadeiro cristão é aquele que faz a vontade do Pai. FAZER A VONTADE DE DEUS não é imposição, nem obrigação. É resposta serena e profunda de quem entendeu o sentido da vida. Ser cristão é buscar incansavelmente a vontade de Deus. Na segunda parte, temos a parábola das DUAS CASAS: uma construída sobre a AREIA e outra sobre a ROCHA. "Quem ouve as minhas palavras e as põe em prática", constrói sobre a rocha. Ela resistirá aos temporais da vida...

9 + O Evangelho de hoje nos afirma que: - Não basta INVOCAR "Senhor, Senhor. Os ritos externos têm valor enquanto expressão de uma atitude interior de adesão a Deus e de cumprimento da sua vontade… Os ritos, as práticas religiosas são excelentes, se mudam nossas vidas, se nos levam a sair daqui, pedindo perdão do mal que fizemos, prestando serviços que tínhamos recusado, restituindo o que não nos pertence, se nos reconciliamos com aqueles que não vemos mais...

10 - Precisa FAZER a vontade do Pai A palavra de Jesus vivida com fidelidade deve ser a rocha firme sobre a qual construímos a nossa vida cristã. Deve ser a base dos nossos pensamentos, das nossas palavras e das nossas ações. Ser cristão não é apenas ter o nome inscrito no livro de batizados, ou fazer parte de um movimento, ou da comissão de festas, ou aparecer na Igreja em alguns momentos especiais…

11 O Evangelho é bem claro: "Ser cristão" não é possuir um bilhete de identidade que atesta o nosso batismo; é procurar viver sempre de acordo com as propostas de Deus. E nós que tipo de cristãos somos? Somos cristãos porque um dia nossos pais nos batizaram, ou porque nós assumimos todos os dias o compromisso de "fazer a vontade do Pai que está nos céus?"

12 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Que sentido tem cumprir escrupulosamente os ritos externos da religião e no resto da vida ignorar os valores de Deus? * Em que tipo de alicerce queremos construir a casa de nossa vida? - Sobre a rocha firme da Palavra de Deus ouvida e praticada, - ou sobre valores efêmeros do dinheiro, do poder, da fama, da glória, da mentira, da injustiça ou da violência? Qual é o caminho que escolhemos? Da nossa escolha atual dependerá o nosso futuro.

13 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Hoje: terça-feira, 31 de março de 2015 as 05:28:57 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Bíblia e Vida Autor: Fr. Luiz Turra CD: Cantos Bíblicos Paulinas COMEP


Carregar ppt "Muitas vezes nos deparamos com Dois Caminhos à nossa frente. A PALAVRA DE DEUS dá segurança de fazer a escolha certa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google