A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIOS. 1. Ao se escolher uma ilustração para esse poema, qual das obras abaixo estaria de acordo com o tema neles dominante? Casas entre bananeiras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIOS. 1. Ao se escolher uma ilustração para esse poema, qual das obras abaixo estaria de acordo com o tema neles dominante? Casas entre bananeiras."— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIOS

2 1. Ao se escolher uma ilustração para esse poema, qual das obras abaixo estaria de acordo com o tema neles dominante? Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus. ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. In : Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 23. A B

3 2. As mudanças climáticas em nosso país têm causado o aumento da temperatura e a diminuição da umidade relativa do ar; com isso, a prática da atividade física em ambientes abertos pode aumentar o risco de desidratação e de irritações respiratórias, além de levar o indivíduo ao desinteresse pela atividade devido ao desconforto causado por essa situação. Para manter o interesse e o conforto dos praticantes durante o exercício e, ao mesmo tempo, favorecer o controle dos alunos e o bom andamento de uma atividade com uma hora de duração, qual é a estratégia adequada a ser adotada pelo profissional de educação física? A Cancelar ou suspender as aulas todas as vezes que o desconforto de alguns for muito acentuado. B Fazer a hidratação coletivamente, antes do início da atividade e algumas vezes no seu decorrer, nos momentos de pausa. C Fazer a hidratação individualmente, durante a atividade e no seu término, que poderá ser antecipado em 10 minutos. D Fazer a hidratação coletivamente, antes do início da atividade e no final dela.

4 3. Em virtude de um acidente recentemente ocorrido durante um jogo, um profissional de educação física resolveu aproveitar a situação para informar aos jogadores os aspectos que devem ser considerados ao se socorrer uma vítima de acidente. Quanto a esses aspectos, que atitude é considerada adequada nesse caso? A Adotar uma atitude calma e confiante, procurando manter a vítima inteiramente informada acerca da extensão e gravidade dos seus ferimentos. B Isolar primeiramente os próprios ferimentos, caso os tenha, para evitar risco de contaminação, e só então prestar socorro à vítima, independentemente da gravidade do seu estado. C Procurar remover a vítima o mais rápido possível, pois estudos comprovam que as duas primeiras horas após o acidente são cruciais para garantir a recuperação dos ferimentos.

5 4. A charge de Millôr e o texto de Dom Paulo Evaristo Arns tratam, em comum: a ética de nosso tempo, “mas de uma coisa o senhor pode estar certo, se algum dia eu abrir mão de minhas convicções morais, a preferência é sua”. A do total desrespeito às tradições religiosas e éticas. B da ênfase no êxito econômico acima de qualquer coisa. C da perda dos valores éticos nos tempos modernos.

6 5. O alerta que a gravura acima pretende transmitir refere-se a uma situação que: A atinge circunstancialmente os habitantes da área rural do País. B atinge, por sua gravidade, principalmente as crianças da área rural. C preocupa no presente, com graves conseqüências para o futuro.

7 6. “Crime contra Índio Pataxó comove o país (...) Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,’ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte − HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje.” Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem: A estabelecer os rumos norteadores de comportamento. B manifestar os ideais de diversas classes econômicas. C expressar os interesses particulares da juventude.

8 7. Existe uma discussão acumulada sobre o estatuto epistemológico da Educação Física referente ao espaço ocupado no conjunto das diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, a Educação Física é: A uma prática eminentemente lúdica, pois está baseada no jogo e na competição. B uma prática social, pois promove, sobretudo, a intervenção em grupos sociais. C uma ciência exata, dada a possibilidade de aferir com precisão os seus resultados.

9 8. Milton Santos, ao se referir às relações entre o lazer e o trabalho no mundo atual, comenta que: “As pessoas não se divertem, são objetos de diversão. É preciso resgatar o lazer criativo e popular, que gera solidariedade e trabalho [...]. A diversão é produzida, reproduzida, e as pessoas são convocadas a consumi-la. Houve uma domesticação do gosto, impondo ou reforçando imagens de um mundo ou do outro. Com base no texto, propor uma prática que concorde com esta reflexão significa: I - tornar obrigatórias as atividades esportivas e/ou de ginástica laboral dentro das empresas de indústria e comércio; II - propor políticas públicas para promoção do lazer em múltiplas possibilidades (autonomia, instalações, tempo livre); III - possibilitar a criação de atividades para promoção de práticas culturais regionais. Estão corretas somente as afirmativas: A II e III. B I e III. C I e II.

10 9. Na Meia Maratona do Rio de Janeiro, em 1996, o prêmio oferecido para a categoria masculina foi de R$ ,00. Para a categoria feminina a premiação foi de R$ ,00. Em várias outras competições ocorre o mesmo tipo de discriminação. Considerando o contexto social vigente, pode-se atribuir tal discriminação ao fato de que: A as mulheres recebem menos porque são também menos exigidas no período de treinamento. B o comportamento fisiológico da mulher em uma competição justifica a discriminação econômica. C os homens proporcionam maior e melhor espetáculo, justificando a diferença da premiação. D o menor rendimento esportivo das mulheres não atrai a atenção da mídia para as competições femininas.

11 10. O professor Henrique vai dar uma aula de voleibol para uma turma de crianças com 8 a 10 anos, de ambos os sexos e ainda não iniciadas na prática deste esporte. O material que o professor tem à sua disposição é satisfatório e o número de alunos é em torno de 20. Considerando tais condições, o procedimento metodológico mais adequado para a concepção aberta (ou global) de aula é: A separar as crianças por sexo. B separar as crianças por altura e idade. C apresentar as regras do desporto para que as crianças as memorizem. D adaptar as regras do desporto à faixa etária das crianças promovendo o desenvolvimento da aula através do jogo.

12 11. Garantidas as condições de segurança, o professor deve fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar a participação de todos os alunos PORQUE é necessário incluí-los em turmas especiais, organizadas considerando as várias deficiências, nas quais possam ser mais bem atendidos. A esse respeito, pode-se concluir que: A as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. B as duas afirmações são falsas. C a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. D a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

13 12. Nos últimos 20 anos a Educação Física passou por transformações significativas no que se refere ao seu planejamento pedagógico. Muitas mudanças foram sugeridas, muitos debates ocorreram e hoje é possível afirmar que existe um conjunto de conhecimentos possível de ser identificado como conteúdo da Educação Física Escolar. Nesse sentido, levando em consideração a síntese das muitas concepções já publicadas, podemos afirmar que são conteúdos gerais: A ginásticas, esportes, lutas, danças e jogo. B brincadeiras, recreação, passeios e natação. C passeios, estética, treinamento, dramatização e jogo. D jogo, competição, atividade física, estética e teatro.

14 13. Indique a seqüência que preenche corretamente as lacunas: a. entretanto, apesar de, já que, por que, mas b. porém, onde, pois, porque, contudo c. apesar de, entretanto, pois, por que, mas A UNESCO estima que há 880 milhões de analfabetos adultos e 115 de jovens em idade escolar fora da escola. A Unesco, _____________, não divulgou os números para cada país pesquisado. Em setembro, do ano passado, o Ministério da Educação, divulgou os dados mais recentes sobre o Brasil, ____________ 14,7% entre 14 e 49 anos de idade continua analfabeta. Houve uma grande redução do problema, ________, há 20 anos, mais de 30% da população naquela faixa etária não sabia ler e escrever. O Brasil reduziu pela metade o percentual de analfabetos na população, _________ dobrou o número de crianças em idade escolar nas salas de aula. Esse avanço é relevante, ______________ simples alfabetização já não é mais suficiente para a conquista de emprego num mercado de trabalho competitivo.

15 14. Numere os períodos de modo a compor um texto coerente, escolhendo a seqüência correta: 1. Lá, complementou seu programa de ação anunciando medidas enérgicas contra o Movimento dos Sem Terra e os assaltos das massas esfomeadas aos armazéns. 2. Fernando Henrique, como novo monarca, voou até o Ceará, onde visitou rapidamente, a zona menos chocante da “seca verde”, bem perto de Fortaleza. 3. Foi preciso que a televisão transmitisse ao vivo o espetáculo da fome dos flagelados nordestinos, alimentando-se de sopa de cacto, para despertar a consciência do consumismo. 4. “Eu tenho experiência de seca”, afirmou. 5. Logo depois foi numa região da Bahia classificada como de “seca light ”. a. 5, 2, 1, 3, 4 b. 3, 5, 2, 1, 4 c. 4, 1, 5, 2, 3


Carregar ppt "EXERCÍCIOS. 1. Ao se escolher uma ilustração para esse poema, qual das obras abaixo estaria de acordo com o tema neles dominante? Casas entre bananeiras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google