A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia de redes celular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia de redes celular"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia de redes celular
GSM X CDMA

2 GSM (Global Standard Mobile)
GSM (Global Standard Mobile) – Também baseado na divisão de tempo do TDMA, o GSM foi adotado como único sistema europeu em 1992, e se espalhou pelo mundo pela padronização de seus recursos avançados. Dominante na 2G, essa tecnologia não apresenta um futuro muito atrativo para a 3G devido sua divisão temporal, inferior a divisão de código.

3 CDMA (Code Division Multiple Access)
Acesso múltiplo por divisão de código. Essa tecnologia codifica numericamente os bilhões de bits que representam nossa voz e dados e transmite-os em um conjunto de freqüências muito mais amplo e contínuo. Esse modelo de acesso infinitamente superior ao temporal é que fez a UIT (União Internacional das Telecomunicações) escolher o CDMA como tecnologia base para a 3G.

4 Vantagens GSM A mais notável diferença entre as tecnologias é o SIM card (chip) do GSM. Trocar de operadora, de número ou de aparelho independentemente, armazenar contatos e impossibilitar a clonagem da linha.

5 Vantagens GSM Os serviços multimídia do GSM, é possível enviar texto, fotos, sons, e até vídeos. O grande “ponto” a favor do GSM hoje é sua difusão e compatibilidade.

6 Desvantagens GSM Quem utiliza duas linhas telefônicas já sentiu o grande desgosto do esquema: 1º Desligar o telefone 2º Tirar a proteção da bateria 3º Tirar a bateria 4º Tirar o chip 5º Colocar outro chip 6º Recolocar a bateria 7º recolocar a proteção 8º Ligar o telefone.

7 Desvantagens GSM - Hoje, ser roubado é muito mais fácil do que ter o celular clonado. Se um cliente pós-pago é roubado ele simplesmente perde além de seu telefone, sua linha, seu cadastro, suas faturas, enfim, tudo. - Os serviços são limitados a vários fatores. Nenhuma MMS de telefone para telefone pode ultrapassar 100Kbites no GSM e demora no recebimento.

8 CDMA O CDMA é a tecnologia mais moderna e de maior potencial para a telefonia celular.

9 Vantagens CDMA Permite que suas informações sejam armazenadas em um banco de dados, o que possibilita recuperar sua agenda telefônica mesmo se o celular for roubado (o que não é possível com o GSM, já que se o celular for roubado, o SIM Card vai junto).

10 Desvantagens CDMA Maior custo na implantação do que o GSM.

11 Conclusão comparativa
Serviços entre as duas tecnologias são muito parecidas como por exemplo fotomensagem e videomensagem, Java para instalar programas, conexão de dados, WAP e uma oferta de aparelhos que continuará promissora por mais alguns anos. O grande limite para o GSM é mesmo a fase de vídeo em tempo real. Simplesmente não existe um formato de GSM que seja capaz de fazer vídeo conferência, nem entre dois telefones, quanto mais a multiconferência do CDMA. A certeza de que o futuro é CDMA nós já temos, mas o melhor de tudo é saber que esse futuro está a poucos dias do Brasil.

12 Gerações de telefonia móvel

13 1º Geração A primeira geração de telefonia celular era analógica. A tecnologia é conhecida como FDMA (Frequency Division Multiple Acess, acesso múltiplo por divisão de freqüência), pelo qual o espectro era dividido em freqüências e a transmissão exigia dois canais, um para transmitir e outro para receber. O serviço padrão de telefonia celular analógica baseado em FDMA é o AMPS (Advanced Mobile Phone System). Os aparelhos eram enormes e horrorosos.

14 2º Geração Com os adventos das redes digitais conhecidas como TDMA (uma evolução da AMPS), CDMA, GSM e PDC (esta usada exclusivamente no Japão) os aparelhos começaram a ganhar alguma velocidade na transmissão de voz e textos que variavam de 9,6 a 14,4 quilobits por segundo (Kbps) no seu pico. Os celulares passam a ter recursos de campainhas personalizáveis, ficam menores e enviam pequenas mensagens.

15 Geração 2,5 - É a geração que o Brasil está adotando agora com a tecnologia GPRS -evolução da GSM- que permite transmitir fotos e mensagens multimídia em velocidade máxima de 52 kbps (equivalente a internet por linha discada) e CDMA 1x (evolução da CDMA) com velocidades de até 144 kbps. Os celulares ficam menores ainda, mais leves e com telas coloridas e câmeras, podem baixar jogos e acessar a internet.

16 3º Geração O sonho das redes móveis. Já em funcionamento na Ásia, em alguns países da Europa. No Brasil, alguns testes começam a ser feitos pela Claro, TIM e Vivo. Os celulares de terceira geração têm sistemas de localização GPS, baixam músicas, filmam, transmitem vídeos e imagens em tempo real (streaming) como informações do trânsito, ou do interior da casa com a captura de imagens por câmeras. As redes da 3G para CDMA1x são CDMA 2000, 1xEv-DO (Evolution Data Optimized) e 1x Ev-DV (Evolution Data and Voice), com velocidades de banda larga. Para GSM, a evolução para 3G será a EDGE e WCDMA/UMTS, com transmissão de dados entre 110 e 300 kbps.

17 Tecnologias usadas no mundo
CDMA CDMA 1xRTT GSM GPRS TDMA

18 CDMA Acesso múltiplo por divisão de código (em inglês, Code Divison Multiple Acess). Tecnologia digital, adotada no Brasil pela Vivo

19 CDMA 1xRTT - Evolução da CDMA que permite acessar a internet e transmitir dados a velocidades de até 144 kbps (quilobits por segundo). Considerada 2,5G

20 GSM - Global System Mobile, adotada em 1992 como um padrão na Europa inteira e que domina a segunda geração de celulares. Tem a vantagem de ser a rede de maior alcance mundial e com alto nível de padronização. Os aparelhos GSM usam um chip que armazena as informações do usuário e que pode ser inserido em outro aparelho GSM para uso pessoal.

21 GPRS do inglês General Packet Radio Service, é uma tecnologia utilizada pela rede GSM com velocidades equivalentes ao acesso discado da internet (50 kbps) Serviço de transmissão por pacotes via rádio. Considerada 2,5G.

22 TDMA Desvantagem: esgotou sua capacidade tecnológica e terá de migrar para outra rede para atender- Acesso múltiplo por divisão de tempo (em inglês, Time Division Multiple Acess). Tecnologia próxima do padrão GSM europeu, por basear-se também na divisão de tempo e ainda com uma grande base no Brasil a 2,5G e a 3G

23 LINGUAGENS UTILIZADAS
JAVA BREW

24 JAVA Linguagem de computador utilizada para desenvolver aplicativos com recursos multimídia nos celulares GSM

25 BREW Binary Runtime Environment for Wireless, plataforma desenvolvida pela Qualcomm que integra celulares CDMA de 2,5G e 3G, em cima da qual rodam os aplicativos multimídia e podem ser feitos downloads.


Carregar ppt "Tecnologia de redes celular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google