A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes."— Transcrição da apresentação:

1 Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes

2 FAZER O BEM SEM OSTENTAÇÃO

3 FAZER O BEM SEM OSTENTAÇÃO.
          (Manso como as pombas, mas cauteloso como as serpentes)           "Guardai-vos, não façais as boas obras diante dos homens, com o fim de serdes visto por eles, de outro modo não recebereis a recompensa de vosso Pai que está nos Céus.           Quando pois derdes esmolas, não façais tocar a trombeta diante de vós, como praticam os hipócritas nas sinagogas, e nas ruas, para serem honrados dos homens, em verdade vos digo, que eles já receberam a sua recompensa.           Mas quando derdes esmolas, que não saiba a vossa mão esquerda o que faz a direita. Para que a esmola fique escondida, e vosso Pai que vê o que o que vós fazei em secreto, vos pagará" (MATEUS)

4 "Jesus tendo descido do monte, uma grande multidão o seguiu
 "Jesus tendo descido do monte, uma grande multidão o seguiu. Eis que veio um leproso o adorou, dizendo: Se queres Senhor! Bem me podes limpar.- E Jesus estendendo a mão, tocou-o dizendo: Pois eu quero, fique limpo. E logo ficou limpa toda a sua lepra.           Disse-lhe Jesus: Vê, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e fase a oferta que ordenou Moisés, para lhes servir de testemunho a eles." (MATEUS)

5 COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC
          Há grande mérito fazer o bem sem ostentação ainda mais meritório ocultar a mão que dá, é sinal incontestável de grande superioridade moral, porque para se ver as coisas mais do alto do que o vulgo, é necessário abstrair da vida presente e identificar-se com a vida futura.           Que não saiba a mão esquerda, o que faz a direita, é uma figura que caracteriza admiravelmente a beneficência modesta.           O beneficio sem ostentação tem duplo mérito, porque alem de ser caridade moral, modera a susceptibilidade do beneficiário, fá-lo aceitar o beneficio sem sofrer o seu amor próprio.           A verdadeira caridade é delicada e engenhosa para dissimular o beneficio.           Ao contrário a caridade orgulhosa, confunde o beneficiado, magoando-o fazendo-o sofrer.

6

7 886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.” A.K.: O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça. pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos. A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer.

8

9 COMENTÁRIO DE MIRAMEZ SOBRE A QUESTÃO 886
A CARIDADE DE JESUS A caridade segundo Jesus é uma ação benfeitora, capaz de modificar a criatura em todos os sentidos, tanto a quem oferta, quanto a quem recebe. Ela é o amor na sua mais alta expressão, é a benevolência conduzindo ao entendimento. Ela é a indulgência despertando a esperança divina no coração; é o esquecimento das ofensas transmutando toda a violência em paz para os sentimentos. Quando o Mestre pediu para amarmos a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos, resumiu Ele o trabalho de caridade na sua claridade, onde se gera a união de todos os seres. A caridade pura não se restringe somente em comida, veste ou teto; ela se estende em todas as direções que possamos entender. Ela salva, porque todo gesto de amor nos leva a Deus e nos faz ver Jesus dentro de nós, sorrindo porque ajudou-nos a vencer a nós mesmos.

10

11 Desfrutamos a vida pela caridade de Deus, desfrutamo-la pelos valores do amor, pela caridade de Jesus. Em todo o trabalho que fizermos, não nos esqueçamos da caridade, pois ela ilumina a vida e nos faz viver na plenitude do amor. A benevolência é tão grande, que ela se manifesta de modo diferente para cada criatura, de acordo com o seu entendimento. Eis aí a justiça nos caminhos da fraternidade. Quando encontramos um rico, devemos sentir o mesmo amor que ao depararmos com um pobre; devemos despertar a alegria por estarmos diante de um ser humano. Os bens materiais pertencem a um só dono e todos nós somos herdeiros, para usarmos sem que o abuso nos prejudique a vida.

12 Não podemos enganar a vida, manifestando o que não somos, para termos o que não possuímos. O polimento social tem o poder de mudar por fora, mas a intimidade permanece do modo que a evolução atingiu. As mudanças de dentro é que mudam por fora. O que conquistamos são valores eternos, e o que mostramos sem a conquista é breve e o vento leva.

13 A caridade não pode ser aparente, sem vida própria
A caridade não pode ser aparente, sem vida própria. A verdadeira caridade é luz do coração, na maturidade da alma. Os que desejam viver na ilusão são como aqueles a quem se refere o Evangelho, que recebem a luz, mas permanecem nas trevas. Conforme citado em Atos, no capítulo sete, versículo cinqüenta e três, Estevão assim disse, com propriedade:

14 Vós que recebestes a lei por ministério de anjos, e não a guardastes.
As bênçãos dos Céus, não encontrando ressonância na intimidade, não podem fazer moradia nos escaninhos da alma. A caridade, como entendia Jesus, é solidária e justa em toda a sua amplitude; é ponderada, para escolher com mais discernimento; é alegria com pureza de sentimentos. Ela é o próprio amor querendo nos falar de Deus.

15 Jesus Cristo não somente entendia desta forma a caridade, mas, muito mais, era Ele a própria caridade na manifestação do Pai na Terra. O homem que conhece a caridade e a pratica, não se distancia de ninguém, por ser tal ou qual companheiro inferior em muitos aspectos.

16 Ele se aproxima de todos com a mesma gratidão pela vida, ao colocá-lo junto a todos, compreendendo que todos são filhos do mesmo Deus. Verifiquemos o sol, a chuva e o próprio ar, que não escolhem a quem clareia, a quem sacia a sede e sobre quem sopra. A caridade é a justiça, na mais alta vibração de amor. FIM...


Carregar ppt "Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google