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Plano de Marketing Gestão de Marketing IST - Alameda 03-06-2009 Oradores: Pedro Santos, 52445 Carlos Fraga, 53816 Camillo Lopes, 53817 Ricardo Dias, 55444.

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2 Plano de Marketing Gestão de Marketing IST - Alameda Oradores: Pedro Santos, Carlos Fraga, Camillo Lopes, Ricardo Dias, Pedro Alves, 55452

3 Introdução

4 Análise da Situação Económico-Cultural

5 Fast food O Mercado

6 Tendências do Mercado

7 Preocupação com a alimentação Tendências do Mercado

8 Aparência dos estabelecimentos Tendências do Mercado

9 Mercado Alvo

10 Entre os 18 a 30 e reside em zona urbana

11 A companhia QuasiPronti 1999 Aveiro 2003 Loures

12 A companhia QuasiPronti Crescimento moderado Seguro e cauteloso Franchising

13 A companhia QuasiPronti Servir bem para servir sempre. - Missão

14 A companhia QuasiPronti - Produtos Spaghetti Penne Rigate Tagligatelle Penne Tricolori Farfalle Fusilli

15 A companhia QuasiPronti - Produtos 9 molhos diferentes Bebida self-service Pratos do dia

16 A companhia QuasiPronti - Positionamento Restauração rápida Alternativa Próximo do cliente

17 A companhia QuasiPronti - Análise SWOT S Pioneira na oferta de masas; Cliente pode intervir na confecção; Aposta na higiene e bom ambiente

18 A companhia QuasiPronti - Análise SWOT W Pouca bebida; Sem multibanco; Alternativa a comida italiana? Preço superior;

19 A companhia QuasiPronti - Análise SWOT O Fast-food mais saudavel; Não está saturado; Aumento de clientes; Aumento de centros comerciais;

20 A companhia QuasiPronti - Análise SWOT T Novos restaurantes Italianos; Baixa de poder de compra; Hábito de consumo;

21 Directa Concorrência

22 Indirecta Concorrência

23 Análise de Mercado Forças de Porter

24 Análise de Mercado Forças de Porter: Rivalidade entre os concorrentes – Grande número concorrentes – Produtos similares – Preço similar

25 Análise de Mercado Forças de Porter: Poder negocial dos clientes – Grande disponibilidade de produtos – Variedade de restaurantes – Obrigam à uniformização de preços

26 Análise de Mercado Forças de Porter: Poder negocial dos fornecedores – Vários fornecedores – Preços semelhantes

27 Análise de Mercado Forças de Porter: Ameaça de produtos substitutos – Várias empresas com produtos similares – Mesmo preço – Facilidade de obter produtos similares

28 Análise de Mercado Forças de Porter: Ameaça de entrada de novos concorrentes – Espaço limitado em superfícies comerciais – Boa taxa de expansão – Investimento avultado, inicialmente

29 Análise de Mercado Forças de Porter:

30 Marketing Mix

31 Produto – Sabor caseiro; – Refeição feita no momento; – Segundo os gostos dos clientes; – Preços competitivos; – Ambiente agradável; – Seguidos pelo programa de Higiene alimentar – HACCP.

32 Marketing Mix Produto – Massas, Pizzas, Canelones – Qualidades Excelente qualidade; Excelente serviço; Excelente limpeza; Garantir um preço justo; Garantir a segurança alimentar.

33 Marketing Mix Preço – Melhor preço/qualidade possível – Nivelação com os concorrentes mais próximos

34 Marketing Mix Distribuição – 12 restaurantes próprios – 15 restaurantes franchisados – mesmo design, estrutura e apresentação, controlados pela gestão

35 Marketing Mix Promoção – Presencial – Participação em campanhas de solidariedade

36 Objectivos: – Compreender o perfil dos clientes do Quasi Pronti – Perceber pontos fracos e possíveis melhoramentos para os estabelecimentos Quasi Pronti – Descobrir potenciais novos produtos (ou melhoramento dos já existentes) Questionário

37 Característica demográficas dos inquiridos – Sexo: Masculino (mas balanceado) – Faixa etária: 19 a 25 anos – Profissão: Estudantes – Local de residência: essencialmente em Lisboa – Local de trabalho: essencialmente em Lisboa Características Demográficas

38 Factores que levam a frequentar o Quasi Pronti – Gosto pelo tipo de comida – Rapidez no fornecimento do serviço Porque comem fora – Convívio social e Conveniência Perfil de consumo

39 Comportamento no restaurante – Olham primeiro para o menu Formas de pagamento – Multibanco é um factor essencial Massas são a predilecção dos consumidores – Pizzas e cannelloni são consumidas com pouca frequência Perfil de consumo

40 Metodologia – Escolha de um conjunto de critérios de avaliação (28 critérios), organizados em categorias: Comida, Serviço, Ambiente, Conveniência – Avaliar um conjunto de restaurantes segundo o desempenho para os critérios identificados – Determinar a importância de cada critério para o consumidor – Cruzar a informação de importância/desempenho para extrair conclusões Análise Importance / Performance

41 Resultados principais - Comida: – Na variedade da comida (ex: ingredientes) existe a necessidade de melhorar, bem como na frescura dos ingredientes Análise Importance / Performance

42 Resultados principais - Serviço: – Qualidade/Preço também existe a necessidade de melhorar Análise Importance / Performance

43 Resultados principais – Ambiente/Conveniência: – Legibilidade dos elementos textuais é boa (apenas superado pela MacDonalds) – Critério com pior desempenho: promoções Factor que deve ser claramente melhorado Análise Importance / Performance

44 Os consumidores estão satisfeitos na globalidade com o serviço e produtos da marca Quasi Pronti Maior concorrente actualmente do Quasi Pronti não é nenhum dos apontados pela administração – Principal concorrente: Inevitável MacDonalds – Razões: serviço é fornecido rapidamente, a preços competitivos, com variedade de produtos, e de boa qualidade no geral Outras informações

45 Variedade de ingredientes; Quantidade de ingredientes a usar nos menus; Cordialidade dos empregados; Aspecto dos estabelecimentos; Etc… Medidas Correctivas

46 Kid Menu Controlo

47 Take Away Controlo

48 Nivelar Preços Controlo

49 Ingredientes Extra Controlo

50 Copos Maiores Controlo

51 Entradas Controlo

52 Saladas Controlo

53 Sobremesas Controlo

54 Pizzas Controlo

55 Pagamento Multibanco Controlo

56 This work is licensed under a Creative Commons Attribution- Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal LicenseCreative Commons Attribution- Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License


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