A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leo Silva Leonardo Murta. Agenda O que é Introdução Arquitetura Características O Ecossistema Sonar Demonstração Conclusão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leo Silva Leonardo Murta. Agenda O que é Introdução Arquitetura Características O Ecossistema Sonar Demonstração Conclusão."— Transcrição da apresentação:

1 Leo Silva Leonardo Murta

2 Agenda O que é Introdução Arquitetura Características O Ecossistema Sonar Demonstração Conclusão

3 O que é É uma plataforma open source usada por desenvolvedores de software para gerenciar a qualidade de código. Foi desenvolvido com o principal objetivo de fazer a qualidade de código acessível a todos com um mínimo de esforço.

4 Introdução A well-written program is a program where the cost of implementing a feature is constant throughout the program's lifetime (Itay Maman) A badly written program is a program where the cost of implementing a feature grows throughout time

5 Introdução Situação – 1ª release: rápido – 2ª release: rápido – 3ª release: rápido – 4ª release: atrasado O que houve? – Conserto de bugs – Deficiência técnica

6 Introdução Gerenciar a qualidade do código é: – Otimizar o ROI; – Mais visibilidade; – Mais controle.

7 Introdução Fonte: Cobre os 7 eixos da qualidade de código.

8 Arquitetura

9 Características Dashboard Resumo de todos os projetos; Regras de codificação; Testes unitários; Métricas; OpenSource.

10 Dashboard

11 Resumo dos Projetos

12 Regras de codificação Utiliza o PMD, Checkstyle e FindBugs.

13 Testes Unitários

14 Métricas Número de linhas Comentários Densidade dos comentários Pacotes Classes Métodos Métodos acessores API Linhas e blocos duplicados Statements Complexidade Testes unitários

15 LCOM4 Relacionado a coesão de uma classe.

16 O Ecossistema Sonar 35 Plugins; Hudson, Bamboo, Jira; Eclipse, IDEA, Netbeans; Várias linguagens (C, Cobol, Groovy, PHP, VB6,.NET).

17 Demonstração

18 Conclusão Excelente ferramenta de monitoramento; Ajuda a manter a qualidade do código ao longo do desenvolvimento; Incentiva o refactoring; Melhor que o svn site; Capacita desenvolvedores e os motiva para melhorar a pontuação; Produto mais confiável e de fácil manutenção.


Carregar ppt "Leo Silva Leonardo Murta. Agenda O que é Introdução Arquitetura Características O Ecossistema Sonar Demonstração Conclusão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google