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1 Especificação de Requisitos de Software (ERS) Sistema Estimate Grupo Par Engenharia de Software Mestrado em Ciência da Computação - UFG.

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1 1 Especificação de Requisitos de Software (ERS) Sistema Estimate Grupo Par Engenharia de Software Mestrado em Ciência da Computação - UFG

2 2 Aprovação - Critérios Os requisitos estão claros? No caso de falta de clareza, aponte os trechos que não ficaram claros. Todos os requisitos estão consistentes entre si, isto é, não existem requisitos conflitantes?? No caso de conflito, aponte-o. Os requisitos são viáveis tecnicamente? No caso de algum requisito não ser tecnicamente viável, aponte-o justificando o porquê. Os requisitos estão descritos em um nível de detalhe suficiente para que sejam compreendidos? Caso negativo, aponte o requisito que necessita ser detalhado, descrevendo o que está faltando. Os requisitos fornecem uma base adequada para desenvolvimento da solução técnica do sistema? Caso negativo aponte o(s) requisito(s) e justifique. Todo requisito é único e está identificado corretamente? Caso negativo, aponte o requisito. As dependências estabelecidas na Matriz de Rastreabilidade em anexo estão corretas? Caso negativo, aponte o que precisa ser corrigido e por que a dependência está incorreta.

3 3 Organização da ERS Introdução – Propósito – Escopo – Interfaces de Usuário – Estrutura do Documento Informações de Apoio – Definições, acrônimos e abreviaturas – Referências – Descrição Geral do Software Perspectivas do produto – Interfaces de Comunicação Perspectivas do produto (cont.) – Restrições de Memória – Funções do produto – Características dos Usuários – Restrições – Suposições e Dependências – Requisitos Futuros Requisitos Específicos – Requisitos Funcionais – Modelo de Domínio – Casos de Uso – Requisitos Não Funcionais

4 4 Descrição Geral do Sistema Sistema de apoio a estimativas de tempo de estórias de usuários em projetos de desenvolvimento de software realizados por equipes em ambientes que se utilizam de métodos ágeis

5 5 Descrição Geral do Sistema Figura 1: Principais componentes de hardware

6 6 Descrição Geral do Sistema Figura 2: Modelo Conceitual do Sistema

7 7 Restrições Acesso via Sistema Operacional: Acesso via Sistema Operacional: Linux (plataforma 32-bits ou superior) Windows (XP ou superior) Acesso via navegador Web Acesso via navegador Web Navegador Padrão: Firefox 3.0 ou superior O sistema deve ser escrito e entregue na linguagem de programação Java. O sistema deve ser escrito e entregue na linguagem de programação Java.

8 8 Módulos do Sistema (1 de 5) Controle de Acesso e Log Gerência – Usuários – Projetos – Estórias – Jogos Estimativa Relatórios

9 9 Controle de Acesso e Log: Controle de Acesso e Log: Deve controlar o acesso ao sistema de acordo com o perfil de cada usuário e registrar as ações dos usuários. Além disso, é responsável pelo controle de acesso por senha, gravação de ações dos usuários. Módulos do Sistema (2 de 5)

10 10 Gerência: Gerência: Deve controlar (cadastrar, atualizar e excluir) os itens necessários para realizar a parte de estimativas de estórias de usuários. Os itens gerenciados são: – – Usuários – – Projetos – – Estórias – – Jogos Módulos do Sistema (3 de 5)

11 11 Estimativa: Estimativa: Deve apoiar a estimativa de tempo de estórias de usuário de acordo com o método Planning Poker. O moderador controla a estimativa e responde a perguntas. A estimativa pode ocorrer em ambiente síncrono ou assíncrono. Podem ser realizados até 3 rodadas de estimativas para chegar a um consenso. Módulos do Sistema (4 de 5)

12 12 Trata da r Relatório: Trata da recuperação de informações de estimativas já concluídas. Dentre as informações que podem ser visualizadas visualizadas inclui-se: – – Resumo de Jogo – – Resumo de estimativas de Estória – – Resumo da Estimativa total de um Projeto. Módulos do Sistema (5 de 5)

13 13 previamente Efetuar Login: permite acesso de um usuário ao sistema através de um login ( ) e senha previamente cadastrados. Recuperar Senha: permite ao usuário recuperar a senha cadastrada. Visualizar Log: permite ao usuário visualizar as informações de log de determinado usuário em certo período Casos de Uso Controle de Acesso e Log

14 14 Cadastrar Novo Usuário: descreve o processo de cadastro de usuário. Editar Cadastro de Usuário: descreve o processo de edição do cadastro de usuário. Excluir Cadastro de Usuário: descreve o processo de exclusão do cadastro de usuário. Casos de Uso Gerência de Usuários

15 15 Cadastrar Novo Projeto: descreve o processo de cadastro de projeto. Editar Cadastro de Projeto: descreve o processo de edição de cadastro de projeto. Excluir Cadastro de Projeto: descreve o processo de exclusão de cadastro de Casos de Uso Gerência de Projetos

16 16 Cadastrar Nova Estória: descreve o processo de cadastro de estória. Detalhar Estória: descreve o processo de alteração de informações de determinada estória, visualizar informações dos jogos relacionados à estória. Cadastrar Unidade de Tempo: descreve o processo de cadastro de unidade de tempo de uma estória. Casos de Uso Gerência de Estórias

17 17 Cadastrar Novo Jogo: descreve o processo de cadastro de jogo de determinada estória. Casos de Uso Gerência de Jogos

18 18 Emitir Palpite: descreve o processo no qual o usuário registra sua opinião sobre o tempo estimado para realizar uma estória, tanto na visão do Especialista como do Moderador. Emitir Palpite: descreve o processo no qual o usuário registra sua opinião sobre o tempo estimado para realizar uma estória, tanto na visão do Especialista como do Moderador. Receber Pergunta: Receber Pergunta: descreve o processo onde o moderador recebe uma pergunta de um especialista e submete sua resposta, dentro do contexto de um jogo. Justificar Palpite: descreve o processo onde o especialista com maior e menor nota justificam seu palpite. Justificar Palpite: descreve o processo onde o especialista com maior e menor nota justificam seu palpite. Emitir Consenso: descreve o processo onde o Especialista justifica seu palpite, caso haja divergências. Emitir Consenso: descreve o processo onde o Especialista justifica seu palpite, caso haja divergências. Casos de Uso Estimativa

19 19 Gerar Relatório: descreve o processo de geração de relatórios através da recuperação das informações armazenadas. Podem ser gerados relatórios de Resumo de Jogo, Resumo de Estória e Estimativa Total do Projeto. Gerar Relatório: descreve o processo de geração de relatórios através da recuperação das informações armazenadas. Podem ser gerados relatórios de Resumo de Jogo, Resumo de Estória e Estimativa Total do Projeto. Casos de Uso Relatório

20 20 UC16 Emitir Palpite (1 de 2) Descrição:Permite que especialista registre seu palpite. Atores:Especialista Pré-Condições: 1. Ator autenticado pelo sistema. 2. Existe uma estória a qual o ator deve emitir seu palpite Pós-Condições:O palpite foi cadastrado para a estória. Fluxo principal 1. O Ator seleciona opção para emitir um palpite 2. O Sistema apresenta os seguintes dados a serem informados: - Palpite: (Informação Obrigatória). cartas disponíveis para que o Ator possa selecionar para o palpite e a unidade de tempo que representa as cartas. - Pergunta: (Informação Opcional). perguntas ao moderador a respeito da estória a ser estimada. O Sistema ainda apresenta as seguintes informações: - O nome do Ator que está executando este UC. - O tempo restante que o Ator tem para emitir seu palpite. - A estória a qual deve-se emitir um palpite. - A estória pai, caso exista. - Uma opção para que o Ator visualize o arquivo relacionado à estória, caso exista. - Uma opção para que o Ator visualize as perguntas com suas respectivas respostas, caso exista, enviadas ao moderador por qualquer especialista. 5. O Sistema informa ao Ator que o palpite foi realizado com sucesso

21 21 UC16 Emitir Palpite (2 de 2) Fluxo Alternativo 3a. O Ator deixou de informar algum dado obrigatório e conrmou o cadastro: 1. O Sistema apresenta os dados não preenchidos e solicita que estes sejam informados [volta ao passo 3] 3b. O Ator não emtiu o palpite antes do tempo limite para o palpite 1. O Sistema informa ao Ator que o tempo para a emissão do palpite terminou e que, portanto, ele não participará desse jogo (rodada). 2. O Sistema fecha o UC corrente (Emitir Palpite) Fluxo de Exceção [4 - 5]a. Falha no armazenamento dos dados 1. O Sistema armazena em log as seguintes informações: data e hora da falha; descrição (informação do motivo da falha - o erro retornado pelo sistema) 2. O Sistema informa ao Ator que o cadastro não foi realizado 3. O Sistema naliza o caso de uso

22 22 UC16 Emitir Palpite (2 de 2) Fluxo Alternativo 3a. O Ator deixou de informar algum dado obrigatório e conrmou o cadastro: 1. O Sistema apresenta os dados não preenchidos e solicita que estes sejam informados [volta ao passo 3] 3b. O Ator não emtiu o palpite antes do tempo limite para o palpite 1. O Sistema informa ao Ator que o tempo para a emissão do palpite terminou e que, portanto, ele não participará desse jogo (rodada). 2. O Sistema fecha o UC corrente (Emitir Palpite) Fluxo de Exceção [4 - 5]a. Falha no armazenamento dos dados 1. O Sistema armazena em log as seguintes informações: data e hora da falha; descrição (informação do motivo da falha - o erro retornado pelo sistema) 2. O Sistema informa ao Ator que o cadastro não foi realizado 3. O Sistema naliza o caso de uso

23 23 UC17 Emitir Consenso (1 de 2) Descrição:Permite que o moderador finalize o consenso. Atores:Moderador Pré-Condições: 1. Ator autenticado pelo sistema. 2. Existe uma estória a qual o ator deve realizar consenso. Pós-Condições:O consenso foi finalizado pelo moderador. Fluxo principal 1. O Ator a partir das justicativas escolhe se deve ou não entrar em consenso a partir dos palpites recebidos 2. O Sistema apresenta os seguintes dados a serem informados: - Palpites: Apresenta todas as justicativas dos especialistas; - Bate-papo: o Ator pode responder perguntas dos especialistas; - Consenso: o Ator tem a opção de voto pelo consenso ou não. Além disso, o Ator pode pedir mais tempo para consenso caso haja necessidade. 3. O Ator naliza o consenso; 4. O Sistema informa ao Ator que o consenso foi nalizado com sucesso.

24 24 UC17 Emitir Consenso (2 de 2) Fluxo Alternativo Não se aplica. Fluxo de Exceção 4a. Falha no armazenamento dos dados 1. O Sistema armazena em log as seguintes informações: data e hora da falha; descrição (informação do motivo da falha - o erro retornado pelo sistema). 2. O Sistema informa ao Ator que o conseno não foi nalizado; 3. O Sistema naliza o caso de uso.

25 25 Requisitos Não Funcionais (1 de 2) Requisitos não funcionais relacionados ao seguintes atributos de qualidade: Requisitos não funcionais relacionados ao seguintes atributos de qualidade: – Confiabilidade – Usabilidade – Eficiência – Manutenibilidade – Portabilidade

26 26 Requisitos Não Funcionais (2 de 2) [RNF05] O sistema deverá fornecer tópicos de ajuda para cada tela apresentada ao usuário. – Requisito relacionado ao atributo de qualidade Usabilidade.

27 27 Dúvidas? Críticas? Sugestões? Aprovado?


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