A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO RELACIONAL Transparências baseadas no capítulo 3 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e capítulo 7 do livro de ELMASRI e NAVATHE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO RELACIONAL Transparências baseadas no capítulo 3 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e capítulo 7 do livro de ELMASRI e NAVATHE."— Transcrição da apresentação:

1 MODELO RELACIONAL Transparências baseadas no capítulo 3 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e capítulo 7 do livro de ELMASRI e NAVATHE

2 Resumo Modelo Relacional Esquema de uma relação Domínios Chaves

3 Modelo Relacional O Modelo Relacional é fortemente baseado na teoria dos conjuntos, oferecendo assim uma representação simples e natural da informação. Os primeiros trabalhos de definição do modelo foram lançados em 1970 por E.F.Codd, sendo que a primeira tentativa de implementação do modelo foi realizada na IBM em 1974, através do Sistema R.

4 Modelo Relacional O Modelo Relacional é uma teoria, mas nem todos os SGBDs ditos relacionais e disponíveis comercialmente implementam a teoria na sua totalidade.

5 Esquema de uma relação Relação: normalmente chamada de tabela nos SGBDs relacionais do mercado. É composta por 2 partes: Cabeçalho: conjunto fixo de atributos, que são as colunas ou campos da relação. O número de atributos define o grau da relação. Corpo: conjunto variável de tuplas, que são as linhas da relação. O número de tuplas define a cardinalidade da relação. No exemplo, a relação tem cardinalidade igual a 4

6 Esquema de uma relação No exemplo abaixo, temos uma relação de grau 5 e cardinalidade 4:

7 Esquema de uma relação Nas relações podem ser observadas as seguintes propriedades: Não existem tuplas duplicadas; A ordem das tuplas é insignificante; A ordem dos atributos é insignificante; Os valores dos atributos são atômicos, sem grupos repetitivos; Os atributos podem ter valores nulos, sendo que nulo significa inexistência de valor, diferente, portanto, de zero e branco.

8 Domínios Domínio: conjunto de valores a partir do qual um ou mais atributos extraem seus valores. Os atributos são comparáveis entre si, se e somente se pertencerem a um mesmo domínio.

9 Domínios No exemplo da relação de funcionários, poderíamos dizer que o domínio do atributo idade é um número inteiro entre 13 e 70 e o domínio do salário seria um número real entre 100,00 e ,00.

10 Domínios Domínio é um conceito semântico. Por exemplo, peso e peça são numéricos, mas têm significado diferente. O mesmo domínio pode ser utilizado múltiplas vezes em uma relação. Ex: relação Peça (Cod-Peça, Nome, Peso) 3 atributos diferentes com 2 domínios apenas

11 Chaves Chave Candidata: conjunto de atributos que definem unicamente e minimamente cada tupla de uma relação. Ex: Empregado (Código, Nome, CPF). Código e CPF são chaves candidatas.

12 Chaves Chave Primária (Primary Key): é uma chave escolhida entre as chaves candidatas para identificar a tupla da relação. Ex: Empregado (Código, Nome, CPF). Código é a chave primária.

13 Chaves Chave Alternativa: são as chaves candidatas não escolhidas para chave primária. Ex: Empregado (Código, Nome, CPF). CPF é a chave alternativa.

14 Chaves Chave Estrangeira (Foreign Key): conjunto de atributos de uma relação R1 que constituem chave primária de uma outra relação R2. As chaves estrangeiras funcionam como elo de ligação entre relações.

15 Chaves Chave estrangeira É o atributo ou conjunto de atributos de uma relação R1 que constituem chave primária de uma outra relação R2. As chaves estrangeiras funcionam como elo de ligação entre relações. Ex: Empregado Nome, Cod-Depto(FK)) Departamento Nome)

16 PK/FK X CARDINALIDADE Um-para-Um (1:1) A PK da entidade que tem o maior peso no relacionamento é FK na outra entidade. CODAGE NOMEAGE MATRÍCULA NOMGERENTE CODAGE(FK) 11 Chefia PKFK Gerente

17 PK/FK X CARDINALIDADE Um-para-Muitos (1:N) A PK da entidade cuja cardinalidade é 1, é FK na entidade cuja cardinalidade é NOMEDEP N1 Departamento NOMFUNC ENDFUNC SALFUNC CODDEP (FK) PKFK Funcionário

18 PK/FK X CARDINALIDADE Muitos-para-Muitos(N:N) As PKs das entidades são FKs no relacionamento que será implementado fisicamente como uma nova entidade. Normalmente, a concatenação das FKs formarão a PK desta nova entidade. NN FuncionárioProjeto CODPRJ MATFUC CODPRJ NOMPRJ DTAINI MATFUC NOMFUC ENDFUC VALSALFUC PKFK PK

19 Restrições Restrição de domínio Especifica que o valor de cada atributo A de uma relação deve ser um valor atômico. Ex: Atributo Cargo na entidade funcionário possui um único valor domínio: tabela de cargos Restrições de chave Tuplas de uma mesma relação não podem ter valores iguais para todos os seus atributos => Chave Primária Restrições de Integridade de Entidade Nenhuma chave primária pode ser nulo

20 Restrições Restrição de Integridade Referencial Se uma entidade X possui uma chave estrangeira (FK) que corresponde à chave primária (PK) de outra entidade Y, então cada valor da FK da entidade X deve ser igual ao valor da PK da entidade Y e se não existir ser totalmente NULA, ou seja, não possuir valor (Regra de Inclusão). T1[Fk]=T2[Pk], onde T2 é alguma tupla de R2; ou T1[Fk] é nulo Na prática, implica que não são permitidos valores de chave estrangeira que não tenham sido cadastrados previamente como chave primária

21 Restrições Para garantir a integridade a exclusão de um valor de PK da entidade Y é dependente da existência de ocorrências de FK na entidade X (Regra de Exclusão). Cascade(C): A exclusão de um valor de PK implica na exclusão dos valores de FKs correspondentes. Restrict(R):A exclusão de um valor de PK só pode ser efetuada quando não houver valores de FKs correspondentes. Set Null(N):A exclusão de um valor de PK implica na atualização dos valores de FKs com NULO, para isso a natureza do preenchimento da FK deve ser opcional. Representação gráfica: Colocar uma seta apontando da PK para a FK, com a letra correspondente à regra de exclusão.


Carregar ppt "MODELO RELACIONAL Transparências baseadas no capítulo 3 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e capítulo 7 do livro de ELMASRI e NAVATHE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google