A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos 1.3) Sistema Gerenciador de Banco de Dados 1.3.1) Propriedades 1.3.2) Esquema de dados 1.3.3)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos 1.3) Sistema Gerenciador de Banco de Dados 1.3.1) Propriedades 1.3.2) Esquema de dados 1.3.3)"— Transcrição da apresentação:

1 Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos 1.3) Sistema Gerenciador de Banco de Dados 1.3.1) Propriedades 1.3.2) Esquema de dados 1.3.3) Linguagens (DDL/DML) 1.3.4) Modelos de dados 1.4) Administração de Dados e de Banco de Dados 1.5) Projeto de um Banco de Dados

2 1.4) Administração de Dados e de Banco de Dados O desenvolvimento, a manutenção e a utilização de um banco de dados são executados por diferentes atores: Administrador de dados Administrador de banco de dados (DBA) Analista de sistemas Usuário final

3 1.4) Administração de Dados e de Banco de Dados Administrador de dados: Define a estrutura de informação da empresa (base de dados). Administra a descrição da base de dados (dicionário de dados). Define padrões para codificação de objetos da base de dados (tabelas, nomes de campos, etc.). Zela pelo modelo corporativo de dados.

4 1.4) Administração de Dados e de Banco de Dados Administrador de Banco de Dados (DBA): Gerencia a base de dados instalada. Administra o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Modifica a estrutura de armazenamento e a organização física. Fornece e controla as autorizações de acesso ao SGBD.

5 1.4) Administração de Dados e de Banco de Dados Analista de sistema: Desenvolve os sistemas que acessam bancos de dados. Auxilia na definição dos dados armazenados em bancos de dados. Usuário final: Insere, altera e/ou consulta os dados do banco de dados ou dos sistemas que o acessam.

6 1.5) Projeto de um Banco de Dados As fases do projeto de uma base de dados são: Levantamento dos requisitos Projeto Conceitual Projeto Lógico Projeto Físico

7 Projeto de um Banco de Dados Etapas Levantamento dos requisitos Projeto Conceitual Projeto Lógico Projeto Físico MER Modelo Relacional, orientado a objetos, etc Requisitos da Aplicação Implementação do BD

8 1.5) Projeto de um Banco de Dados Projeto Conceitual: descreve a estrutura de informação sem se preocupar em qual SGBD a base de dados vai residir. Nesta fase, é feita a definição dos tipos de dados que o sistema manipula e como estes dados se relacionam.

9 1.5) Projeto de um Banco de Dados Esta fase deve contar com a participação do administrador de dados, do usuário final e do analista de sistemas.

10 1.5) Projeto de um Banco de Dados Projeto Lógico da Base de Dados: descreve um modelo de dados gerado na fase anterior para um determinado SGBD. Neste momento, o conhecimento das características do SGBD utilizado é fundamental para o sucesso do projeto. Esta fase deve contar com a participação do administrador de banco de dados, do analista de sistemas e do administrador de dados.

11 1.5) Projeto de um Banco de Dados Projeto Físico da Base de Dados: define de que maneira o projeto lógico será fisicamente armazenado, implicando na definição do espaço necessário em disco, da periodicidade dos backups, do volume de alteração dos dados e do número e perfil dos usuários que terão acesso aos dados.

12 1.5) Projeto de um Banco de Dados Nesta fase, deverá ser feito um estudo visando à melhoria de performance (tunning do SGBD), através da identificação dos processos mais críticos. Esta fase deve contar com a participação do administrador de banco de dados e do analista de sistemas.


Carregar ppt "Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos 1.3) Sistema Gerenciador de Banco de Dados 1.3.1) Propriedades 1.3.2) Esquema de dados 1.3.3)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google