A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e aplicação do processo de teste no desenvolvimento de software: Um estudo de caso
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira Curso Ciência da Computação

2 Roteiro da Apresentação
Introdução Qualidade Definição de Qualidade Prevenção Verificação e Validação Problema Objetivos Justificativa Qualidade e Engenharia de Software Teste de Software

3 Introdução Qualidade Existem dois pontos de vista relevantes quando falando em qualidade para produtos de software: Visão do cliente: Para um produto possuir qualidade é necessário que este atenda aos requisitos; Visão do usuário: Para um produto possuir qualidade é necessário que faça aquilo que ele precisa de forma eficiente.

4 Introdução Definição de qualidade?
Segundo (Pressman, 2006, p.349): Qualidade de software é a satisfação de requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, normas de desenvolvimento explicitamente documentadas e características implícitas que são esperadas em todo software desenvolvido profissionalmente.

5 Introdução Prevenção Para que um produto tenha qualidade é necessário que este seja avaliado desde a sua concepção, para que os erros sejam detectados antes que o software seja colocado em produção.

6 Introdução Verificação e Validação
Os processos de verificação avaliam se o software atende os requisitos do cliente; Os processos de validação avaliam a performance operacional e funcional do software.

7 Problema O seguintes fatores influenciam diretamente a qualidade de um software: Menores prazos para a entrega do software; Testes realizados pelos próprios desenvolvedores; Testes realizados no tempo que resta para a entrega de software, ou não realizados.

8 Objetivos Objetivo Geral: Objetivos específicos:
Planejar e aplicar o processo de teste em um projeto de software. Objetivos específicos: Pesquisar modelos, metodologias e tipo de testes para a escolha do mais apropriado na aplicação; Pesquisar os fundamentos de testes; Aprofundar o conhecimento na área de qualidade e de testes. Incrementar a qualidade do software estudo de caso.

9 Justificativa Verificar a importância da aplicação de um processo de testes para atingir um produto com qualidade.

10 Qualidade e Engenharia de Software
Segundo Pressman (1995, p. 786) o teste de software é uma atividade crítica da garantia de qualidade de software. O teste de software representa a última revisão da especificação, do projeto e da codificação.

11 Qualidade e Engenharia de Software
Myers (1979, apud RIOS e MOREIRA 2006) afirma que o Teste de Software é um processo cuja intenção é executar um programa ou sistema para procurar defeitos, esse tipo de software também é conhecido como teste negativo.

12 Qualidade e Engenharia de Software
Segundo Hetzel (1988, apud RIOS e MOREIRA) as atividades usadas para provar que o software alcança os resultados desejados também é conhecido como teste de software.

13 Qualidade e Engenharia de Software
Segundo Rios (2006) encontrar um erro durante o desenvolvimento é bem mais barato do que encontrar um erro depois que o software é colocado em produção. Depois que o software é colocado em produção o erro pode custar até 1000 vezes mais do que se ele fosse encontrado nas fases iniciais. O preço aumenta gradativamente conforme as fases do desenvolvimento se passam.

14 Qualidade e Engenharia de Software

15 Qualidade e Engenharia de Software
O processo de testes está dividido em fases: Procedimentos Iniciais; Planejamento; Preparação; Especificação; Execução; Conclusão.

16 Qualidade e Engenharia de Software

17 Qualidade e Engenharia de Software
As fases do desenvolvimento do projeto de software devem seguir uma ordem cronológica passando por todas as etapas. É necessário que tenha uma equipe que se torne o responsável por garantir que essa ordem seja seguida.

18 Qualidade e Engenharia de Software
Diferença entre Verificação e Validação: Estamos fazendo corretamente o sistema? (Verificação) Estamos fazendo o sistema correto? (Validação)

19 Qualidade e Engenharia de Software
As atividades para testes do tipo verificação podem ser: Revisões de requisitos; Revisões de modelos; Inspeções de código; Revisões e inspeções técnicas em geral.

20 Qualidade e Engenharia de Software
As atividades para testes do tipo validação podem ser: Teste unitário; Teste de integração; Teste de sistemas; Teste de aceitação; Homologação; Teste de regressão.

21 Qualidade e Engenharia de Software
Para que o processo de teste seja eficiente é necessário realizar primeiro os testes de verificação depois os testes de validação, pois a verificação avalia a documentação gerada a partir dos levantamentos de requisitos e é necessário testar se toda essa documentação está correta.

22 Qualidade e Engenharia de Software
Os testes devem ser executados seguindo uma documentação, esta documentação deve ser confeccionada antes de serem iniciados os testes. Os documentos de testes devem atender a todos os estágios do software, começando com a revisão dos requisitos, continuando através do design até a revisão do código para o teste do produto.

23 Qualidade e Engenharia de Software
Após a correção do erro, o programa deve ser re-testado para garantir que o erro não existe mais. O re-teste envolve, além do módulo em que o erro foi encontrado, tudo aquilo que de alguma forma está envolvido com o erro, pois um erro corrigido pode gerar muitos outros.

24 Qualidade e Engenharia de Software

25 Dúvidas?

26 Fim. Obrigada!


Carregar ppt "Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google