A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desempenho dos AASI (BTE, ITC e CIC)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desempenho dos AASI (BTE, ITC e CIC)"— Transcrição da apresentação:

1 Desempenho dos AASI (BTE, ITC e CIC)
Cristina Gomes CRFa: 5301/MG Maxwell Martins CRFa: 4131/MG Rennan Reis de Paula CRFa: 7147/MG

2 Órtese auditiva - AASI A órtese auditiva é um sistema de amplificação sonora pessoal, portátil, cuja função é amplificar os sons para o deficiente auditivo. (Olsen, 1986) Para que serve? Para minimizar os efeitos incapacitantes da perda auditiva.

3 Procedimentos frente a PA
Aconselhamento da Órtese Auditiva Diagnóstico Nosológico Otorrinolaringologista Seleção e Adaptação da Órtese Audiiva Habilitação ou re-habilitação auditiva Fonoaudiólogo

4 Tecnologias empregadas no AASI
Analógico Híbrido ou Digitalmente Programável Digital

5 Tecnologias empregadas no AASI
Analógico: Amplifica tudo igualmente (fala-ruído) Baixo custo Miniaturização dos componentes Baixo consumo de energia

6 Tecnologias empregadas no AASI
Híbrido ou Digitalmente Programável: Permite ajustes; Possui um ou mais programas (memórias); Adapta a todo tipo de configuração Audiométrica; Custo mais elevado.

7 Tecnologias empregadas no AASI
Digital: Capacidade de programação e precisão de ajuste; Controle de feedback; Redução de ruído; Ajustes automáticos em função das mudanças ambientais; Baixa distorção – excelente qualidade sonora; Maior custo.

8 Tecnologias empregadas no AASI
Ganho acústico; Resposta de Freqüência; Controle de tonolidade; Saída máxima;

9 Tecnologias empregadas no AASI
Canal; Memórias/programas; Sistema de redução de ruído; Supressão de feedback acústico; Data Logging; Sound Relax; Direcionalidade Adaptativa.

10 Tipos de AASI Aparelhos por condução óssea: Baha
Aparelhos por condução aérea: Aparelho convencional de caixa; Retroauricular; Intra aurais

11 Tipos de AASI - Retroauricular
Retroauricular – BTE (Behind-the-ear) Mini Retroauricular – Mini BTE Mini Retroauricular com tecnologia CRT ou RITE Adaptação Aberta – Open Fit

12 Tipos de AASI – Intra aurais
Intra auricular – ITE (In-the-ear) Meia concha – HS (Half Shell) Intracanal – ITC (In-the-canal) Mini canal – MC Micro Canal – CIC (Completely In-the-canal)

13 Retroauricular – BTE (Behind-the-ear)
+ popular; Versátil; Maior numero de controles; Qualquer tipo, grau e configuração da PA; PA profunda; Qualquer faixa-etária; Versão reduzida; Pilhas Estética e posição do microfone

14 Intracanal – ITC (In-the-canal)
+ estético; Dentro do MAE; Impressão do molde perfeita; Localização sonora; Programas de controle e volume diferentes Pilhas PA de leve/severo; Ventilação pequena ou ausente; Tamanho do MAE

15 Micro Canal – CIC (Completely In-the-canal)
Fio de nylon para remoção; + profundo no MAE que o ITC; + estético; CIC potentes para PA moderada/severa Pilha 10; Pouco espaço para ventilação; Problemas de acuidade visual; MAE estreito, reto ou tortuoso; Problemas crônicos de OM.

16 Condições para escolha do AASI
Neurossensorial/mista/condutiva Leve/moderado/severo/profundo Horizontal/ascendente/descendente PA – tipo, grau e configuração

17 Condições para escolha do AASI
Adaptação Monoaural ou Binaural Adaptação na pior orelha será possível se esta for suficientemente boa para se beneficiar com o uso da amplificação e a orelha melhor possuir limiares auditivos para funcionar parcialmente sem amplificação. (Hodgson, 1986) Moldes para as Experenciar.

18 Condições para escolha do AASI
Tamanho do MAE Condições da MT

19 Condições para escolha do AASI
Zumbido Idade Destreza manual

20 Condições para escolha do AASI
Opção do próprio paciente Condição Financeira

21 Terapia Fonoaudiológica
Rennan Reis de Paula CRFa: 7147/MG

22 Terapia Fonoaudiológica
Programa de Atenção à Saúde Auditiva: Adulto; Criança. Terapia Fonoaudiológica Descentralizada

23 Terapia Fonoaudiológica - SASA
Validação da Amplicação Ajuste de AASI Treinamento Auditivo

24 Terapia Fonoaudiológica - SASA
Validação da Amplicação Anamnese Fonoaudiológica; Protocolo de percepção de fala; Teste de Discriminação Auditiva; Questionário de avaliação do beneficio e satisfação do usuário e/ou família.

25 Terapia Fonoaudiológica - SASA
Ajuste de AASI Modificar recursos selecionados anteriormente para melhor conforto auditivo.

26 Terapia Fonoaudiológica - SASA
Treinamento Auditivo O fenômeno da ACLIMATIZAÇÃO; Habilidades Auditivas.

27 Terapia Fonoaudiológica
O fenômeno da ACLIMATIZAÇÃO: Mudança sistemática na melhora do reconhecimento de fala ao longo do tempo, na media que o individuo aprende a utilizar as novas pistas de fala disponíveis com o uso da amplificação. Esta mudança ocorre após um tempo de uso da amplificação em um ambiente acústico e não, imediatamente, após o uso do AASI. (Gatehouse, 1992)

28 Terapia Fonoaudiológica
O cérebro (sistema auditivo central e sistemas relacionados) apresenta plasticidade e pode ser alterado por estimulação acústica ou pela falta dela. Os tipos de modificação incluem alterações neuroquímicas, fisiológicas e neurais. Desta forma, o Treinamento Auditivo pode melhorar o desempenho auditivo.

29 Processamento temporal Discriminação auditiva Fechamento auditivo
identificação, imitação ou produção de padrões com diferentes durações e freqüências. Discriminação auditiva discriminação dos parâmetros de freqüência, intensidade e duração de estímulos tonais. Fechamento auditivo treinamento auditivo na presença de modificação física do estímulo. Integração binaural atentar a dois estímulos diferentes apresentados um em cada canal auditivo. Separação binaural dirigir a atenção para um dos canais auditivos. Vigilância auditiva treinamento de atenção sustentada.

30 5 passos para ouvir bem 1º 2º 3º 4º 5º Admitir que tem um problema
Faça uma escolha pessoal e procure ajuda com uma atitude positiva Educação pessoal: ensine tudo que puder em relação a sua PA Crie expectativas reais Prática, tempo e paciência: chave para o sucesso

31 Obrigado!!! Não existe melhor maneira de ensinar os ouvintes do que motivá-los e os fazer ouvir. Bode, Oyer (1970)


Carregar ppt "Desempenho dos AASI (BTE, ITC e CIC)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google