A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arlindo Moreira Carlos Alexandre T. Crivelente Carlos Henrique P. Maduro José Luiz Nogueira Filho Pablo Freire Grupo 3 – 5SI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arlindo Moreira Carlos Alexandre T. Crivelente Carlos Henrique P. Maduro José Luiz Nogueira Filho Pablo Freire Grupo 3 – 5SI."— Transcrição da apresentação:

1 Arlindo Moreira Carlos Alexandre T. Crivelente Carlos Henrique P. Maduro José Luiz Nogueira Filho Pablo Freire Grupo 3 – 5SI

2 SOA não é uma tecnologia. SOA não é um produto pronto ou plataforma de desenvolvimento. SOA não é uma revolução. SOA não é um WebService. SOA não é só marketing.

3 SOA = arquitetura + metodologia de desenvolvimento. SOA é uma arquitetura que satisfaz um modelo empresarial, utilizando serviços. O SOA orquestra os serviços, que estão organizados em processos de negócios, permitindo uma maior agilidade e dinamismo. O SOA é uma arquitetura associada a uma serie de tecnologias: WebServices, SOAP, BPEL4Ws, WSCI, UDDI, XML, HTTP.

4 Serviço é um meio de se escrever tecnologicamente uma função ou processo específico do negócio. Deve ser compartilhado e reutilizado em diversas áreas da empresa. Deve ser independente de outros serviços e invocado através de protocolos de comunicação independentes da localização e da tecnologia de suporte.

5 SOA é uma abordagem arquitetural CORPORATIVA que permite a criação de SERVIÇOS DE NEGÓCIO INTEROPERÁVEIS que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas. Kleber Bacili Diretor de tecnologia DigitalAssets

6 Login Acesso ao BD Rotina de verificação Atualização Saque

7 SOA é uma abordagem arquitetural CORPORATIVA que permite a criação de SERVIÇOS DE NEGÓCIO INTEROPERÁVEIS que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas. Kleber Bacili Diretor de tecnologia DigitalAssets

8 Pagamento Eletrônico Internet Banking Caixa Eletrônico Saque Linux - Java.Net Cobol

9 WebService é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Pode ser desenvolvido em diferentes linguagens com suporte a Web: Java,.Net, PHP, ASP.

10 Submarino.com Correios CEP Operadora Cartão Crédito Operadora Cartão Crédito Consulta limite

11 Devemos fazer pensar o SOA como sendo uma planta de construção de uma aplicação e como elas irão se conectar. O modelo SOA, propõe uma espécie de barramento corporativo (ESB - Enterprise Service Bus), através da qual, aplicações antigas possam ser agregadas e compartilhadas, mas para tal deverá ser traduzida para uma linguagem ou protocolo padrão, o XML.

12 Enterprise Service Bus

13 Middleware - Produtos

14

15 Middleware Comprei um ESB (Middleware). O que faço agora? Se um middleware resolve seu problema, por qual motivo você iria considerar a implantação de SOA neste momento? SOA não veio para conectar coisas - arquitetura orientada a serviços está relacionada a uma mudança de estilo de arquitetura, com um mapeamento mais próximo da necessidade do negócio. O negócio deve definir a arquitetura (daí a importância de SOA) e que a arquitetura deve dirigir a tecnologia a ser adotada. A tecnologia não deve ditar as normas para a arquitetura.

16 Sugeririmos fortemente não utilizarmos a estratégia de construir o barramento de serviços corporativos e esperar as aplicações SOA aparecendo em torno do mesmo. Tenha sempre uma estratégia para sua arquitetura SOA alinhada com o negócio, a arquitetura SOA não vai surgir Apenas como uma necessidade de TI.

17 A estratégia correta é: implemente apenas e se necessário, apenas quando houver a necessidade do negócio, e não porque você está prevendo que alguém irá precisar desta implementação. Eu considero esta uma das regras de ouro da arquitetura SOA Se você já tem um ESB na sua corporação, saiba que você já deu um grande passo em direção ao mundo SOA. Contudo, não caia na tentação de construir uma EOA (ESB - Oriented Architecture).

18 Analistas do Gartner estimam que projetos baseados em SOA movimentem 30 bilhões de dólares em 2010 e estarão presentes em 80% das aplicações das grandes corporações. O instituto InfoWorld Market Research revelou que 52% das empresas americanas consideram implementar SOA nos próximos meses e pelo menos 27% já estavam em processo de desenvolvimento da metodologia no início deste ano. América Latina, o uso de SOA está avançando rapidamente, a IDC Brasil, diz que, até 2011, SOA terá crescido 86% ao ano no país.

19 Uma pesquisa do IDC aponta que 58% das empresas no mundo estão estudando o SOA, 18% colocaram o conceito em produção e 13% têm um projeto piloto. Somente 11% declararam que não estão fazendo nada a respeito. Para que o SOA entre em prática, começa a surgir uma demanda por profissionais de TI O salário desse profissional pode chegar ao patamar do de um gerente de tecnologia ou de projeto, algo entre 8 a 12 mil reais.

20 SOA + Processos de negócios: Os processos de negócio devem permitir respostas rápidas às mudanças do mercado. Para isto, é preciso alinhar os negócios e metas de TI, otimizando os processos e reduzindo a complexidade de sua construção. SOA + Desenvolvimento: Aumentar a eficiência, reduzir riscos e cortar custos são sempre objetivos de negócio. Eles podem ser mais facilmente alcançados se houver uma integração das tarefas realizadas por aplicativos legados as funções de negócio mais abrangentes, estabelecendo um meio simples e eficaz de aprimorar a utilidade dos sistemas. Com o SOA os sistemas não são mais desenvolvidos do ZERO.

21 O Gartner posicionou SOA – Service Oriented Architecture, entre as 10 prioridades dos executivos de TI para ª Conferência SOA da América Latina Data: 02 de setembro de 2008 Local: WTC Hotel

22 Jess Thompson, vice-presidente de pesquisas do Gartner, destacou ainda que até 2012, 70% dos aplicativos implementados nas empresas utilizarão partes de outras soluções já em uso.

23 Benefícios da arquitetura Paralelismo no desenvolvimento Integração entre tecnologias distintas. Reutilização e eficiência de custos Interoperabilidade Flexibilidade ou Manutenção

24 Empresa: GVT. Em telecom, precisamos de produtos cada vez mais inovadores e isso tem muito impacto nos sistemas. O SOA é uma maneira inteligente de controlar processos e reutilizar as coisas. Alessandra Bomura, 36 anos, gerente de arquitetura e tecnologia. Setor: TelecomProfissionais envolvidos: 16 Graduada em Ciência da Computação pela Unesp. MBA de Gestão Empresarial pela FGV.

25 Empresa: TIM.Setor: Telecom Desde 2001, a TIM trabalha em um projeto de integração de sistemas que inclui diretrizes de SOA, em parceria com a IBM e a BEA Systems. A plataforma integra cerca de 30 sistemas que atendem diversas áreas da empresa, como vendas, call center, CRM, auto-atendimento e internet.

26 Empresa: Grupo Pão de Açúcar.Setor: Alimentício Até 2010 a TI do Grupo Pão de Açúcar será totalmente revitalizada. Uma das ferramentas utilizadas nessa transformação é o SOA. O grupo não está implementando um projeto de SOA, mas, sim, usando SOA para revitalizar a TI.... Quando pensamos em estoque, sabemos que os produtos precisam estar na loja física, na virtual e no televendas. SOA faz com que esses canais conversem entre si, para dar maior disponibilidade ao serviço, além de ganhar agilidade e reduzir os custos Ney Santos, diretor de tecnologia do Pão de Açúcar.

27 - Subestimar a complexidade técnica da adoção de SOA em larga escala. - Ter governança demais ou de menos. - Tratar SOA como qualquer outro projeto de desenvolvimento de aplicações. - Colocar a infra estrutura, aplicativos e serviços SOA para rodar sem a devida segurança.

28 - Tentar ferver o Oceano - Implementar alguns WebServices. - Pensaremos em governança mais tarde. - Governar vs. Ser Governado - A nossa empresa é diferente - Vamos às Compras

29 SOA não é um produto e portanto não pode ser vendida

30 Pesquisa realizada pelo AppLabs, constatou que 59% dos profissionais ouvidos desconhecem completamente os riscos associados à SOA. Este estudo, que ouviu mais de 50 profissionais de empresas listadas na Fortune 500, também revelou que 19% deles não sabem como abordar temas como gerenciamento de qualidade e testes em ambientes SOA. Perto de 5% revelou que pretendem testar SOA do mesmo modo que em outros sistemas de TI.

31 Criado em janeiro de 2007 Não é um consórcio de padronização, como o W3C e o OASIS Tem como missão incentivar e apoiar fornecedores e usuários para que as maiores organizações adotem o SOA com sucesso

32

33


Carregar ppt "Arlindo Moreira Carlos Alexandre T. Crivelente Carlos Henrique P. Maduro José Luiz Nogueira Filho Pablo Freire Grupo 3 – 5SI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google