A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS : a experiência da UFRJ Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ maio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS : a experiência da UFRJ Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ maio."— Transcrição da apresentação:

1 BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS : a experiência da UFRJ Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ maio 2004

2 UNIVERSIDADES processo de mudançaEnsino Extensão Pesquisa interdisciplinaridade transdisciplinaridade

3 MUDANÇAS VÊM DEFININDO AS CARACTERÍSTICAS DE SUAS BIBLIOTECAS. Permanece como fator essencial. Modelos são repensados. Biblioteca - considerada como uma concentração de esforços de ordenamento da produção intelectual do homem.

4 GRANDE DIVERSIDADE E ENORME ABRANGÊNCIA DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO O modelo atual reflete o modelo fragmentado existente na instituição. UFRJ

5 SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRJ Implantação 1983 CSCE agosto 1986 Aprovado em outubro de 1989 Implementação 1990

6 MISSÃO Interação de suas bibliotecas à política educacional e administrativa da Universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, estimulando a colaboração técnico-científica, cultural, literária e artística, através do desenvolvimento de serviços e produtos de informação que atendam às exigências de relevância e rapidez.

7 ESTRUTURA ATUAL Biblioteca Central (Coordenação do SiBI) Centro Referencial Divisão de Processamento Técnico Divisão de Desenvolvimento de Bibliotecas Seção Financeira Seção de Apoio Administrativo Biblioteca dos Centros Bibliotecas de Unidades

8 HOME PAGE SiBI

9 PANORAMA DAS BIBLIOTECAS DO SIBI 43 Unidades de Informação Ilha do Fundão 27 Praia Vermelha 6 Outras Unidades 10

10 ACERVO GERAL DA UFRJ 2003

11 INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO NA BASE MINERVA Suporte Aleph

12 BASE MINERVA reúne os acervos das 43 bibliotecas da UFRJ e os disponibiliza para consulta na Internet cumpre o papel de integração virtual das coleções.

13

14

15 PESQUISA NA BASE MINERVA

16 TESES E DISSERTAÇÕES DIGITALIZADAS TEXTO COMPLETO

17 LINK PARA O TEXTO COMPLETO

18 TEXTO COMPLETO

19 TAÇA DO MUSEU REAL

20

21

22 RELÓGIO DO SOL

23

24 RELÓGIO DE SOL

25 PLANTA ARQUITETÔNICA SEC. XIX

26

27

28 BASE MINERVA – BIBLIOTECAS VIRTUAIS

29 BIBLIOTECA VIRTUAL DE LITERATURA

30 BIBLIOTECA VIRTUAL DE ESTUDOS CULTURAIS

31 BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS

32 ARQUIVOS DA BASE MINERVA CELIN - Centro de Documentação de Línguas Indígenas arquivo especializado na documentação de materiais lingüísticos textuais e sonoros referentes as línguas indígenas e variedades do português do Brasil, com produção bibliográfica associada em lingüística teórica e aplicada, literatura, etnologia e educação. NPD - Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU – arquivo histórico especializado em plantas arquitetônicas. NMMEMO - Seção de Memória Institucional e Arquivo do Museu Nacional - reúne documentos históricos da Família Real e do Museu Nacional.

33 REALIDADE ATUAL Cenário com grandes restrições orçamentárias, de sérias dificuldades na manutenção e desenvolvimento das bibliotecas. Há a necessidade de elaborar propostas de novos modelos estruturais assim como projetos de investimentos na virtualidade.

34 UM NOVO MODELO ? Reforma universitária; Interdisciplinaridade; Cursos noturnos; Aumento do número de vagas ; Dificuldade de manutenção; Oferecer condições de serviços de alta qualidade, coerentes com o padrão de excelência acadêmica da UFRJ.

35 AGRADECIMENTOS À EQUIPE DO SIBI PELAS CONTRIBUIÇÕES À ELABORAÇÃO DESSE TRABALHO.

36 Tel Ramal 120 Fax: SISTEMA DE BIBLIOTECAS E INFORMAÇÃO SIBI


Carregar ppt "BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS : a experiência da UFRJ Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ maio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google